Usuário sem acesso aos sites do domínio MS.GOV.BR

Problema:

Há alguns casos em que usuários abrem incidentes (geralmente por escolas) no qual é informado de que não conseguem acessar qualquer site do governo (com domínio MS.GOV.BR), mas conseguem acessar qualquer outro site normalmente.

Exemplo  ID 1017142

Explicação:

Isso geralmente ocorre devido ao acesso em grande escala de um determinado IP (o do usuário) com os servidores do domínio MS.GOV.BR, inserções de expressões SQL pela URL, ataques DDoS entre outros. Quando isso ocorre o IP Externo de onde veio este acesso é bloqueado pelo nosso Sistema de Prevenção de Intrusão (IPS) e o acesso a qualquer site com o domínio ms.gov.br é bloqueado gerando a mensagem abaixo ao tentar acessar os sites.

 

Procedimento:

Quando isso ocorre é necessário solicitar ao usuário que acesse o site www.meuip.com.br e informe o IP Externo/Publico dele (o IP do Prompt de Comando informa somente o IP interno e não serve para este caso).

 

Após anotar este IP insira-o no incidente e encaminhe para a equipe COSI-E04-INFRAESTRUTURA para que seja feita analise do caso e verificar se será possível liberar o acesso ao usuário novamente.