WEBMAIL – PROCEDIMENTOS FREQUENTES

Atualmente possuímos a seguinte plataforma de gerenciamento de e-mails institucionais: ZIMBRA

CONSULTAS

Caso algum endereço de e-mail não seja localizado na consulta, a pesquisa pode ser realizada informando o CPF, nome do servidor (nome completo ou apenas primeiro nome). Quando se tratar de e-mail do setor, pesquisar pelo nome ou sigla da repartição.

Se ainda assim a consulta não retornar registro é provável que a conta de e-mail não exista, neste caso o usuário deverá realizar o preenchimento da Solicitação de Acesso aos Sistemas Institucionais.

Se a conta de e-mail não for encontrada e o usuário afirmar que possui tal conta, deve ser feita a verificação junto aos Team Leaders.

RESET DE SENHA

Regras para a realização do reset de senha:

A alteração da senha só poderá ser realizada com o titular responsável pela conta do e-mail afetado em linha.

  • Em caso de conta particular, o seu proprietário.
  • Para e-mail de setor, o responsável descrito no campo Descrição no ZIMBRA.

Responsável do e-mail de setor: Caso o responsável informado no campo Notes / Descrição, não esteja mais trabalhando no setor será necessário informar ao solicitante que o gestor do local deverá encaminhar um Ofício (ou CI se for Secretaria de Governo) para a SEGOV/SETDIG ou STI por meio do Sistema de Processos Eletrônicos – eMS, apontando um novo responsável para a conta de e-mail do setor. Neste ofício deverão ser informados os dados do novo responsável, como: Nome, RG, CPF, E-mail do responsável, Cargo, Órgão e Setor.

Senha Padrão: Ao realizar o reset, o seguinte padrão deverá ser utilizado para a criação da senha provisória:

E-mail utilizado no exemplo: bspereira@fazenda.ms.gov.br

bspereira@fazenda.ms.gov.br

 

PASSO A PASSO RESET – ZIMBRA:

Localize o e-mail que você deseja realizar o reset e clique com o botão direito em cima dele;

Passo 1
Em seguida clique em Alterar senha;
Na tela ao lado, preencha os campos informando a senha provisória padrão, marque a opção “É preciso alterar a senha” e confirme clicando no botão OK.

Na tela de acesso do usuário, após ele entrar com a senha provisória, o sistema irá exigir que ele crie uma nova senha. A nova senha deverá conter pelo menos oito caracteres, uma letra maiúscula e uma minúscula, pelo menos dois números e um caractere especial (por ex.: @, *,!, etc).

Se possível oriente o usuário a sair do Webmail e realizar nova entrada com a senha que ele acabou de criar.

AUMENTO DA CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO

Caso o usuário solicite o aumento da capacidade de armazenamento de forma permanente um ofício deve ser enviado para a SEGOV/SETDIG ou STI por meio do Sistema de Processos Eletrônicos – eMS informando os motivos para tal.

RESET DE SENHA - PREFEITURAS

O Suporte STI atende a 3 prefeituras. São elas: Alcinópolis, Nova Andradina, Rio Verde.

O procedimento de redefinição de senha para e-mails de prefeitura, seguirá o mesmo padrão e regras já informadas anteriormente.

A plataforma que administra os e-mails de prefeituras é a ZIMBRA, contudo ela está alocada no servidor: mail.prefeitura.ms.gov.br

Sendo assim o link para acesso ao sistema de gerenciamento de contas de e-mail das prefeituras é o: https://email.prefeitura.ms.gov.br:7071/zimbraAdmin/

O  login para acesso ao admin do ZIMBRA Prefeitura, possui o seguinte padrão: xxxxx@mail.prefeitura.ms.gov.br