Atualmente possuímos a seguinte plataforma de gerenciamento de e-mails institucionais: ZIMBRA
CONSULTAS
Caso algum endereço de e-mail não seja localizado na consulta, a pesquisa pode ser realizada informando o CPF, nome do servidor (nome completo ou apenas primeiro nome). Quando se tratar de e-mail do setor, pesquisar pelo nome ou sigla da repartição.
Se ainda assim a consulta não retornar registro é provável que a conta de e-mail não exista, neste caso o usuário deverá realizar o preenchimento da Solicitação de Acesso aos Sistemas Institucionais.
Se a conta de e-mail não for encontrada e o usuário afirmar que possui tal conta, deve ser feita a verificação junto aos Team Leaders.
RESET DE SENHA
Regras para a realização do reset de senha:
A alteração da senha só poderá ser realizada com o titular responsável pela conta do e-mail afetado em linha.
- Em caso de conta particular, o seu proprietário.
- Para e-mail de setor, o responsável descrito no campo Descrição no ZIMBRA.
Responsável do e-mail de setor: Caso o responsável informado no campo Notes / Descrição, não esteja mais trabalhando no setor será necessário informar ao solicitante que o gestor do local deverá encaminhar um Ofício (ou CI se for Secretaria de Governo) para a SEGOV/SETDIG ou STI por meio do Sistema de Processos Eletrônicos – eMS, apontando um novo responsável para a conta de e-mail do setor. Neste ofício deverão ser informados os dados do novo responsável, como: Nome, RG, CPF, E-mail do responsável, Cargo, Órgão e Setor.
Senha Padrão: Ao realizar o reset, o seguinte padrão deverá ser utilizado para a criação da senha provisória:
E-mail utilizado no exemplo: bspereira@fazenda.ms.gov.br
PASSO A PASSO RESET – ZIMBRA:
Localize o e-mail que você deseja realizar o reset e clique com o botão direito em cima dele;
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Em seguida clique em Alterar senha; |
Na tela ao lado, preencha os campos informando a senha provisória padrão, marque a opção “É preciso alterar a senha” e confirme clicando no botão OK. | ![]() |
Na tela de acesso do usuário, após ele entrar com a senha provisória, o sistema irá exigir que ele crie uma nova senha. A nova senha deverá conter pelo menos oito caracteres, uma letra maiúscula e uma minúscula, pelo menos dois números e um caractere especial (por ex.: @, *,!, etc).
Se possível oriente o usuário a sair do Webmail e realizar nova entrada com a senha que ele acabou de criar.
AUMENTO DA CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO
Caso o usuário solicite o aumento da capacidade de armazenamento de forma permanente um ofício deve ser enviado para a SEGOV/SETDIG ou STI por meio do Sistema de Processos Eletrônicos – eMS informando os motivos para tal.
RESET DE SENHA - PREFEITURAS
O Suporte STI atende a 3 prefeituras. São elas: Alcinópolis, Nova Andradina, Rio Verde.
O procedimento de redefinição de senha para e-mails de prefeitura, seguirá o mesmo padrão e regras já informadas anteriormente.
A plataforma que administra os e-mails de prefeituras é a ZIMBRA, contudo ela está alocada no servidor: mail.prefeitura.ms.gov.br
Sendo assim o link para acesso ao sistema de gerenciamento de contas de e-mail das prefeituras é o: https://email.prefeitura.ms.gov.br:7071/zimbraAdmin/
O login para acesso ao admin do ZIMBRA Prefeitura, possui o seguinte padrão: xxxxx@mail.prefeitura.ms.gov.br