SIRIEMA – Pagamento pendente indevidamente

Incidente de baixa de pagamento de boleto do CAR, onde o usuário alega que efetuou o pagamento do boleto, mas o sistema informa que está pendente do mesmo!

Existem duas possíveis causas

Primeiro e mais Frequente: Quando um CAR é editado antes do usuário ter realizado o pagamento, um novo boleto é gerado e o antigo é cancelado. Ocorre que, em vez de fazer o pagamento utilizando o novo boleto, o usuário efetua o pagamento utilizando o boleto que fora cancelado.

Segundo e menos frequente: Usuário efetuou o pagamento após a data de vencimento, ou seja, efetuou o pagamento de um boleto já vencido!

Como verificar essa situação junto ao Usuário?

Além de passar a informação do provável problema ocasionado pela ação do usuário (Editar o CAR e efetuar o pagamento do boleto Cancelado (ou ter efetuado o pagamento do boleto já Vencido)), você pode verificar no sistema, juntamente com o usuário, se essas situações de fato ocorreram da seguinte forma:

1º Solicite ao Usuário para Acessar o SIRIEMA

2º Solicite que Acesse o Cadastro do CAR. Logo após exibir a tela de boas vindas do CAR-MS, solicite que o mesmo acesse a opção “Meus Imóveis Inscritos”:

3º Solicite que o usuário Localize e Selecione o CAR que se encontra na situação de “PENDENTE”:

4º Após selecionar o CAR que está PENDENTE de Pagamento, Solicite que acesse a opção “Emitir Boleto” (uma janela irá solicitar o Contribuinte que será Identificado no Boleto):

5º Solicite que o Usuário Emita o Boleto, através do Botão “Emitir” que se encontra logo abaixo do nome do Contribuinte. Um Boleto será gerado:

6º De posse do boleto impresso pergunte ao usuário sobre:

O Número do Boleto que acabou de ser impresso (nesse caso 121830) CORRESPONDE AO BOLETO QUE ELE EFETUOU O PAGAMENTO?

Caso o boleto que o usuário efetuou o pagamento seja diferente do que acabou de imprimir, fica comprovado que o usuário efetuou o pagamento de um boleto que tinha sido CANCELADO pela ação da EDIÇÃO do CAR! (Ou tenha realizado o pagamento após a data de Vencimento!).

Caso o número do boleto impresso seja idêntico ao que ele efetuou o pagamento, antes de abrir o incidente, verifique apenas essa questão: Já aconteceram alguns incidentes em que o usuário digitou o código de barras erroneamente (nesse caso, apenas os dígitos finais do código de barras (que correspondem ao número da guia), podem ter sido digitados errados). Como verificar: Solicite que o usuário verifique, no Comprovante de Pagamento emitido pelo Banco, os dígitos finais da linha digitável do código de barras. Ele tem que ser idêntico ao número da Guia: Veja um exemplo, na imagem abaixo. Como podemos verificar, a Ultima Coluna da Linha Digitável do Código de Barras (desprezando o digito verificador) apresenta o mesmo número da guia (110806). Verifique na figura abaixo identificada através de um círculo em Preto:

Caso os números dos boletos não sejam os mesmos, ou o usuário efetuou o pagamento informando a linha digitável erroneamente, o que ele deve fazer?

O usuário deve efetuar o pagamento deste último boleto gerado e solicitar a restituição do pagamento indevido junto ao setor financeiro do Imasul. Maiores informações sobre como realizar a solicitação de restituição podem ser obtidas através do fone: (67) 3318-5633.