Pedido do Contribuinte (FAC) – Status e Analise da Solicitação

Um pedido de FAC – Ficha de Atualização Cadastral possui diversas fases e analises que são tratadas diretamente com a AGENFA. Abaixo iremos abordar cada uma delas.

 

  • Aguardando Recolhimento.

Após o preenchimento das informações e envio do pedido, a situação da FAC fica neste Status devido a pendencia de pagamento do DAEMS para análise do pedido.

  • Aguardando Análise

Situação em que o pedido foi enviado para análise da AGENFA, mas ainda não foi recebido por um analista.

  • Aguardando Confirmação de E-mail

O pedido do contribuinte se encontra nesta fase após o envio da solicitação, lembrando que o usuário precisa confirmar as informações por e-mail para que seja liberado o campo de emissão do DAEMS.

  • Em Análise

Situação em que a FAC já se encontra em analises por um responsável da AGENFA.

  • Cancelada

Situação em que o pedido é cancelado pelo analista da AGENFA.

  • Pendente de Saneamento

Situação em que o pedido é devolvido pelo analista da AGENFA por pendencia documental ou no cadastro da empresa/contribuinte.

  • Homologada

Pedido aprovado e concluído pela AGENFA.

  • Indeferida

Diferente da situação de cancelado, nesta fase o pedido é indeferido diretamente pelo analista da AGENFA e na grande maioria das vezes por pedido do próprio contribuinte para que o mesmo possa realizar uma nova solicitação referente ao mesmo pedido.

Pendencia vencida

Situação em que o pedido se encontra após o prazo de regularização das pendencias.

Lembrando que se o pedido estiver neste Status, o contribuinte não consegue criar uma nova solicitação, é necessário que o mesmo entre em contato com a AGENFA e peça para indeferir o pedido.