RESET DE SENHA
Como a autenticação do e-SGDE é realizada pelo GSI, o procedimento para recuperação/redefinição de senha também deverá ser feito através deste sistema.
Antes de orientar o procedimento do reset de senha, é importante que o técnico acesse o GSI para consultar se o usuário foi cadastrado com um domínio ou “sem domínio”.
Caso o usuário possua acesso com domínio, verifique com o team leader se será necessário realizar a redefinição da senha.
Como a maioria dos usuários do e-SGDE possui login do GSI “sem domínio”, ou seja, a conta do GSI não está vinculada a um login de rede, o reset de senha do e-SGDE poderá ser solicitado através do GSI.
Verifique qual e-mail foi cadastrado para o usuário (caso necessário a escola poderá proceder com a alteração do e-mail).
Na tela de login do GSI, o usuário afetado deverá clicar em “Esqueci minha senha”, basta que ele informe CPF, e aguarde o e-mail automático que irá ser encaminhado pelo sistema.
Através deste procedimento é possível realizar a alteração da senha tanto para os usuários que utilizam somente o e-SGDE, quanto para perfis administrativos que utilizam e-SGDE e GSI.
Após receber a mensagem de recuperação de acesso no e-mail cadastrado, o usuário afetado deverá acessar o site do GSI com a senha provisória (informada no e-mail), se os dados de acesso forem aceitos, ele será direcionado para a tela inicial do sistema.
Em alguns casos o sistema poderá exibir um termo de responsabilidade, basta que o usuário confirme o termo para prosseguir para a tela principal.
Na tela principal, o usuário deverá clicar na opção “Alterar senha”, informar a senha provisória e confirmar a nova senha.
SOLICITAÇÃO DE ACESSO E ALTERAÇÃO DE CADASTRO - Direção e Secretaria
Perfis de acesso: UE Gestor (Diretoria), UE Administrativo (Secretaria).
Como estes usuários gerenciam permissões de outros usuários do e-SGDE via GSI, este tipo de acesso deve ser solicitado através do Portal de sistemas SED.
Acessar: www.sistemas.sed.ms.gov.br
Navegar para o menu: Solicitar acesso usuário > informar o CPF.
- Caso o sistema identifique que o CPF ainda não possui nenhum tipo de acesso, será exibida uma tela de cadastro para preenchimento dos dados pessoais e estrutura organizacional, logo em seguida o usuário deverá descrever no campo “Observações”, qual (is) sistema (s) necessita solicitar acesso.
O usuário poderá informar: “Sistemas – GSI e e-SGDE”, a sua “Unidade Escolar”, e o tipo de permissão a ser atribuída conforme a “Função Exercida”, que selecionou no formulário de cadastro.
- Caso o usuário portador do CPF informado já possua um cadastro e deseje somente atualizar sua unidade escolar ou seu perfil para obter acesso administrativo no GSI e no e-SGDE, o sistema apresentará uma tela onde o usuário deverá confirmar os seus dados e se necessário poderá alterar informações como endereço e local de trabalho, por exemplo.
Logo em seguida o usuário irá descrever na caixa “Solicitar acesso a sistema” qual (is) sistema (s) necessitam de inclusão ou alteração no perfil, neste caso o “e-SGDE” e o “GSI”, confirmando as atualizações através do botão “Cadastrar”.
O usuário poderá consultar o status da sua solicitação na tabela disponível no rodapé da página.
SOLICITAÇÃO DE ACESSO E ALTERAÇÃO DE CADASTRO - Docentes, Coordenadores, TST
Perfis de acesso: Coordenador UE, TST, Docente. (Somente e-SGDE)
- Estes perfis de acesso não possuem permissões administrativas no GSI, e cada um deles possuí ações diferentes no e-SGDE.
- São atribuídos por um administrativo da escola, através do sistema GSI.
CADASTRO:
Para que um novo funcionário da escola tenha acesso ao e-SGDE, o administrativo deverá acessar o GSI e em seguida, clicar no menu Cadastro > Usuários > Solicitação de Acesso > informar o CPF > Preencher os dados do novo usuário > Aceitar o termo > Salvar.
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ATRIBUIR PERMISSÃO:
Quando o usuário (docente, coordenador, TST) já possui cadastro no GSI, mas ainda não possui a atribuição necessária para a unidade escolar e grupo de permissão dentro do e-SGDE.
O administrativo da escola deverá acessar o menu: Permissões > Usuários > Atribuir

Buscar usuário:

Clicar em adicionar:

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Obs.: Quando o botão de adicionar estiver desabilitado (conforme imagem ao lado), será necessário atualizar o cadastro do professor, através do menu “Cadastros” no GSI. |
Em seguida, o responsável deverá definir o tipo do acesso, realizando a seguinte operação:
Selecionar o Sistema (novo SGDE) > Selecionar o Grupo (docente, coordenador, TST) > Selecionar unidade escolar na caixa abaixo > Informar o CPF no campo “Localizar usuário”, clicando na lupa a direita, na sequência o sistema apresentará um pop-up com os dados do usuário, bastando clicar na opção “adicionar”, confirmado a operação clicando no botão “Salvar”. Observe a tela onde o administrativo da escola deverá definir o tipo de acesso:

EXCLUSÃO DE PERMISSÕES
GSI > Permissões > Usuários > Atribuir > Localizar Usuário
Na lista de usuários adicionados o administrativo da escola deverá confirmar quais são os usuários que ainda estão exercendo funções em sua escola, caso haja algum usuário que não faça mais parte do quadro de funcionários da escola, o administrativo deverá excluir a permissão, clicando no botão “X“e depois no botão “Salvar”.
Conforme tela abaixo:
CONSULTAR PERMISSÕES
GSI > Relatórios > Permissão por Usuário > Consultar > Informar o Nome, Login ou CPF do usuário a ser consultado.
Neste relatório serão apresentadas as informações do tipo de perfil de acesso atual. Na tabela serão demonstradas as informações:
Sistema (Novo SGDE) – Grupo (Tipo de perfil atribuído) – Estrutura Organizacional (Unidade Escolar).
Obs.: Vale ressaltar que um usuário pode atuar em mais de uma unidade escolar, e acumular mais de um tipo de perfil de acesso (função), como por exemplo: Docente e Coordenador.