Treinamento Qualidade

Visando melhorar a qualidade do atendimento, padronização de incidentes e aumentar o nível de conhecimento técnico de nossos analistas. Iremos dar continuidade a trilha de conhecimento, onde iremos abordar assuntos sobre os principais sistemas atendidos pelo Suporte da Secretaria Executiva de Transformação Digital.

  • Fraseologia / Palavras Chave e Pesquisa de Satisfação

C:\Users\wgsilva\Downloads\Call Center.png

C:\Users\wgsilva\Downloads\Suporte.png

C:\Users\wgsilva\Downloads\Call Center (2).png

  • Verificações Iniciais

Ao receber um incidente em sua fila, o primeiro passo é identificar se possui algum erro no protocolo que foi aberto pelo Call Center. Caso seja identificado alguma informação que prejudique o contato com o usuário, a Ana deve ser comunicada.

  • Efetuar acesso remoto
  • Testar em todos os navegadores
  • Realizar limpeza de cache e atualização do navegador
  • Instalação da cadeia de certificados (Caso necessário)
  • Verificar a validade do certificado
  • Exclusão de Certificados antigos/expirado (Em caso de problemas com assinador)
  • Reiniciar a máquina do solicitante
  • Descrição x Nota x Resolução

 

  • Descrição

É importante ressaltar que a descrição do incidente, na grande maioria dos casos deve sim ser alterada pelo técnico. Pois a função do Call Center é apenas registrar o problema do usuário e na grande maioria dos casos é apenas informado apenas o que o usuário fala de forma superficial sem muito conhecimento técnico do problema ou do sistema envolvido.

Editar a descrição é importante principalmente nos casos em que este incidente é repassado para outras equipes, pois deve constar de forma clara e objetivo o problema do usuário, assim como todos os dados do contribuinte / empresa / servidor.

  • Exemplo de Alteração na descrição:

  • Exemplo de Incidentes fora do padrão (Autoatendimento)

Lembrando que todos os incidentes devem seguir o modelo do Call Center que está disponível na FAQ https://faq.autoatendimento.ms.gov.br/consulta-catalogo/

  • Nota:

Em uma nota devem constar todas as verificações e os procedimentos que foram realizados na máquina do usuário ou no sistema.

Façam uma verdadeira investigação do problema do usuário antes de repassarem a solicitação para outras equipes, solicite que o usuário realize novos testes e peça para que o mesmo informe um passo a passo até chegar no problema.

Caso o erro persista, capture a tela do erro, capture a tela de inspeção do elemento (utilizando a tecla F12), adicione as imagens no incidente, descreva em nota TODOS os procedimentos realizados e então repasse para equipe responsável. Lembrando que a nota é obrigatória para todos os incidentes.

  • Resolução

Devemos nos atentar a resolução pois todas as informações que são inseridas neste campo, serão encaminhadas para o e-mail do usuário. Não é necessário informar todos os procedimentos técnicos que foram realizados na máquina pois nem sobre o usuário possui tal conhecimento técnico. Sempre informe sobre as atualizações que foram feitas no sistema (Caso o problema tenha sido erro sistêmico) ou se for o caso de orientação ou informação no geral, reforce por e-mail o mesmo que foi passado ao usuário por telefone.

Modelos de Incidentes repassados a outras equipes.

  • e-CAP – *G01

Incidentes de e-CAP onde a condição do produtor é de arrendatário / Comodatário entre outros, na descrição do incidente devem constar as informações:

  • CPF/CNPJ do Parceiro
  • IE do Proprietário
  • Nº do CAR
  • Município da propriedade

  • MS Digital / CDIEMS – *CSIC APP

Incidentes de MS Digital onde o usuário questiona problemas para emissão de carteirinha do estudante, reset de senha e outras funcionalidades dentro do aplicativo, devem constar algumas informações como

  • Modelo do Aparelho
  • Versão do Androide
  • Versão do Aplicativo

  • Concessão de Acesso (Pastas na rede) – *COSI ESST

Os incidentes de concessão de acesso ou criação de pastas na rede, devem seguir um modelo de padronização e algumas informações obrigatórias devem constar na descrição do chamado como:

  • Tipo de acesso: Leitura / Gravação
  • Servidor
  • Caminho da pasta
  • Nome do Gestor
  • E-mail do Gestor (Lembrando que será enviado um Link de aprovação para o e-mail do gestor)

  • Bolsa Atleta – FUNDESPORTE – C09

Diferente dos demais incidentes, o bolsa atleta não costuma a cair com frequência na fila de atendimento do nível 1, apenas em datas de abertura para inscrição ou nas etapas de seleção de atletas / técnicos. Porém a equipe responsável pelo sistema exige uma certa qualidade e detalhes de informações.

  • Nome do Atleta
  • CPF
  • Categoria do Atleta

  • Dicas durante o atendimento
  • Usar o mudo para que o usuário não ouça o som ambiente.
  • Atentem-se sempre a qualidade da ligação, ou seja, se o usuário está te ouvindo bem, se compreende o que você fala e etc.
  • Lembrando que todos os atendimentos terão monitoramento
  • Todo processo realizado ou informação passada ao usuário, deverá constar em nota de forma clara e completa
  • Em caso de tentativa de contato sem êxito, informar em nota o número que tentou contato
  • Caso o usuário não se encontre deve ser descrito em nota outro telefone para contato e um horário para retorno.
  • Antes de solicitar ajuda ao Team Leader, certifique-se de que todas as verificações já foram realizadas, confirmação do problema e acesso remoto.
  • LEMBRE-SE, nós somos fonte de confiança e informação, se passamos alguma informação incorreta ou indevida, o usuário ficará sem seu problema resolvido