Problemas Comuns:
- o dispositivo criptográfico não encontra-se devidamente conectado ao computador; ou
- o driver da leitora (smartcards) não está instalada corretamente; ou
- o token (USB) não está instalado corretamente; ou
- o certificado digital está com prazo de validade vencido; ou
- a entidade certificadora do certificado digital do usuário solicitante não está catalogada no sistema que o mesmo está tentando acessar.
SOLUÇÕES: verificar se o certificado está conectado e funcionando corretamente. No site da Serasa Experian o usuário pode realizar o Teste Rápido de seu certificado digital (inclusive de outras certificadoras), sendo possível verificar o Titular do Certificado, o Tempo de Validade, o Modelo do Certificado e o Agente Certificador. Caso o mesmo não esteja corretamente configurado será apresentado um erro. Caso o certificado realize o teste com sucesso, realize novamente a tentativa de acesso ao sistema. Verificar o prazo de validade do certificado do solicitante. Especialmente, a descrição do erro número 5 somente poderá ser diagnosticada pela equipe técnica do do sistema.