O sistema SGDEF (Sistema Gestor de Diárias Estaduais e Federais) é um sistema web, desenvolvido em conformidade com o decreto 13.329 de 22 de Dezembro de 2011. O SGDEF tem como objetivo automatizar os pedidos de diárias, gerenciá-las por beneficiário e quantidade de diária autorizada que ele tem por direito, conforme a base de cálculo utilizada. As bases para cálculo dividem–se em 03(três):
- Base de cálculo Estadual (Decreto Estadual 13.329);
- Base de cálculo Convênio Federal (Decreto 5.992/2006);
- Base de cálculo Decretada pelo Governador (Convênio Federal).
Os pedidos de diárias dividem-se em 05 (cinco) tipos:
Pedido Estadual, Pedido Federal, Pedido de Ressarcimento, Pedido Diárias Especiais, Pedido de Diárias para Exterior. Cada pedido de diária possui seu respectivo relatório de viagem e suas regras de cálculos, exceto o Pedido de Ressarcimento que, por sua vez já é um relatório de viagem.
LINK PARA ACESSO AO SGDEF
CONHECENDO O SISTEMA
adquiridas através do fone: (67) 3318-3600.
Tela Inicial – BOAS VINDAS
Para acessar o sistema de Diárias SGDEF, o solicitante deve possuir login cadastrado no sistema GSI, que deverá ser solicitado através de ofício encaminhado a Superintendência de Gestão da Informação, aos cuidados do Sr. Superintendente, com o formulário de cadastro devidamente preenchido com todos os papéis que o usuário irá desempenhar no sistema, o formulário encontra-se anexo a este manual, maiores informações podem ser
MENUS
Pedido Estadual
As opções de menus para diárias de natureza estadual, são destinadas para usuários, solicitantes, gestores e ordenadores onde os mesmos podem visualizar e editar com seus respectivos papéis, cada item da solicitação da diária, além de acompanhar os pedidos e relatórios que estiverem na atividade de “Pagamento”, o tramite bancário.
Ao acionar qualquer link dos botões da figura ao lado, o sistema irá redirecionar o usuário para a tela de consulta daquela atividade.
Solicitar uma Diária do tipo Estadual:
Usuário aciona a opção de menu “Solicitar Diária”, o sistema irá exibir a tela de consulta de todas as diárias da secretaria que estão na atividade de elaboração como mostra a figura abaixo.
Ao exibir a tela de consulta o sistema exibe os seguintes filtros para consulta, Tipo de beneficiário, Número (sendo o número do documento do pedido), CPF do beneficiário da diária ou nome do beneficiário. Todos os resultados de consultas serão listados na opção abaixo “Lista de Pedidos de Diárias”.
Para iniciar a tela de elaboração basta o usuário acionar o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de solicitação de diária como mostra a figura a seguir:
A tela de requisição de diárias de natureza estadual é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório:
UG, Departamento, Beneficiário, Trecho da Viagem, Fonte de Recurso.
Para criar um pedido de diária de natureza estadual, o usuário logado no sistema deverá ter perfil de SGDEF_Solicitante, e o departamento do usuário deverá possuir um gestor, que irá autorizar a solicitação.
Passos elaboração:
Selecionar a unidade Gestora, Selecionar o Departamento, informar o tipo de beneficiário e o beneficiário.
- Tipo de Beneficiário: Servidor
A busca se dará pelo número da matricula do servidor, o sistema trará uma lista de beneficiários.
- Tipo de Beneficiário: Cedido/Terceiro e Não Servidor
A busca se dará pelo nome do beneficiário que deverá estar previamente cadastrado no sistema, o sistema trará uma lista de beneficiários.
Inserindo um trecho Estadual
Ao acionar o botão “Novo Trecho”, o sistema irá exibir um tela para preenchimento com todos os dados referentes à viagem, como mostra a imagem abaixo:
A tela do trecho deve ser totalmente preenchida, levando em consideração os seguintes passos: Data/Hora Saída, Data/Hora Chegada, Meio de transporte, Cidade Origem, Cidade Destino, Roteiro Justificativa da Viagem, Categoria motivo da viagem e o motivo da viagem.
Obs.: A data e hora são preenchidos na mesma tela como mostra a imagem abaixo:
Após selecionar a data referente a viagem, o sistema habilita a hora já preenchida como 12:00, basta clicar em cima da hora e o sistema habilitará uma tela para personalização da hora como mostra a figura a seguir:
Após personalizar a hora da viagem, o usuário aciona o botão “Ok”, da tela da hora e o botão “Ok” da tela da data, que aparece ao lado do calendário como mostra a figura ao lado:
O sistema irá totalizar automaticamente após o preenchimento dos campos acima o valor da diária, descriminado por dia.
Nesta totalização deve ser informado se o beneficiário possui durante a viagem hospedagem ou alimentação, esta informação pode ser selecionada para os dias específicos que ele possui hospedagem e alimentação ou selecionado de maneira geral como mostra a figura abaixo que exibe a totalização da diária e os campos referentes a composição do valor da mesma:
para confirmar o trecho basta acionar o botão “OK” no canto superior esquerdo da tela.Conforme o preenchimento dos campos o sistema irá solicitar mais dados referentes ao trecho.
Exemplos:
- Caso o meio de transporte seja do tipo “Carro Oficial”, o sistema ira solicitar os dados referentes ao motorista, e a placa do automóvel.
- Caso seja avião Aluguel, o sistema irá solicitar o aeroporto de origem, e o aeroporto de destino.
Após inserir o trecho, o sistema irá listar um breve resumo do trecho no pedido de diária como mostra a figura abaixo:
Inserindo um Processo
Após o preenchimento dos trechos o solicitante aciona o botão “Inserir Processo”, o sistema irá validar o tipo de beneficiário, a UG selecionada, o destino do trecho sendo dentro ou fora do estado, e exibe uma lista de processos para que o solicitante clique e selecione, como mostra a imagem abaixo:
Para adicionar o processo basta o usuário clicar na linha referente ao processo que deseja e inserir na solicitação.
Inserindo um convênio
A inserção de convênios é destinada somente para beneficiários do tipo Cedido/Terceiro.
O cadastro de convênio deve ser solicitado a SAD, para que seja disponibilizado no SGDEF para utilização da secretaria.
Para buscar um convênio, o mesmo deve estar cadastrado e vinculado a um processo de licitação.
Salvar Pedido:
Após o preenchimento de todos os campos da solicitação o usuário aciona o botão “Salvar”, o sistema irá salvar a solicitação e habilita-la para envio ao gestor, o sistema após salvar irá exibir os seguintes botões:
O usuário poderá acionar o botão “Enviar Gestor”, ou qualquer uma das alternativas como mostra a imagem acima.
Fluxo Pedido Estadual:
Observação para Correção:
Todos os pedidos e relatórios podem ser editados somente na tela da atividade da opção de menus “Solicitar Diária” ou “Corrigir Pedido”.
A observação é destinada a todos os tipos de pedidos e relatórios.
Os pedidos/relatórios para correção exibem na solicitação uma tabela com as observações inseridas pelo gestor e ou ordenado:
Para inserir uma observação nas atividades de Gestor ou Ordenador, o usuário deve no campo referente a observação como mostra a figura abaixo, digitar o porque da correção do pedido ou relatório, e acionar o botão “Adicionar Observação”.
Obs.: Após adicionar a observação o usuário deve salvar o documento e acionar o botão “Corrigir”.
Observação: Pedidos para Pagamento OBTV (Ordem Bancária de Transferências Voluntárias)
Os pedidos especiais autorizados para pagamento somente estarão disponíveis na atividade ‘Pedidos para Pagamento OBTV’, quando no cadastro das informações financeiras do convênio/programa o campo ‘Pagamento OBTV’ for igual a ‘SIM’, conforme imagem abaixo:
Obs: Este tipo de pagamento é realizado através do SIAFI – sistema do governo federal.
Finalizando Pedido para Pagamento OBTV
Como o pedido para pagamento OBTV não é pago pelo SGDEF, é necessário realizar manualmente a baixa dos documentos que já foram pagos pelo Sistema de Gerenciamento de Convênios (SICONV), utilizado pelo governo federal. Ao acessar o menu ‘Pedido para Pagamento OBTV’ é possível
visualizar uma tela para consulta com a lista de todos os pedidos que se encontra nesta atividade, conforme imagem abaixo:
Ao localizar o pedido estadual que deseja finalizar no sistema de diárias, basta acionar o ícone ‘Editar OBTV’, que os campos ‘Número OBTV’ e ‘Data Pagamento OBTV’ será aberto para preenchimento, conforme imagem abaixo.
Após o preenchimento dos campos é necessário salvar as informações acionando o ícone e para finalizar a baixa basta acionar o botão ‘Concluir’.
Finalizando Relatório para Pagamento OBTV
A finalização dos relatórios que se encontra na atividade Aguardando Pagamento OBTV segue o mesmo processo do Pedido, sendo localizado apenas em menu’s diferentes. Para finalizar o relatório estadual bata acessar o menu ‘Relatórios Viagens Estaduais’ -> Aguardando Pagamento OBTV, a tela para consulta é apresentada conforme imagem abaixo:
Ao localizar o relatório estadual que deseja finalizar no sistema de diárias, basta acionar o ícone ‘Editar OBTV’, que os campos ‘Número OBTV’ e ‘Data Pagamento OBTV’ será aberto para preenchimento, conforme imagem abaixo.
Após o preenchimento dos campos é necessário salvar as informações acionando o ícone e para finalizar a baixa basta acionar o botão ‘Concluir’.
Pedido Exterior
As opções de menus de diárias para o exterior é destinado para usuários, solicitantes, gestores, órgão autorizador (Governadoria) e ordenadores, onde os mesmos podem visualizar e editar com seus respectivos papéis, cada item da solicitação da diária, além de acompanhar os pedidos e relatórios que estiverem na atividade de “Pagamento”, o tramite bancário. Além da autorização da governadoria.
Ao acionar qualquer link dos botões da figura ao lado, o sistema irá redirecionar o usuário para a tela de consulta daquela atividade, listando todas as diárias da secretaria.
A tela de consulta mostra os seguintes filtros para pesquisa como mostra a figura abaixo: Por tipo de servidor, por número da diária, CPF do beneficiário e nome.
Obs.: para criar um novo pedido de diária basta acionar o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela.
Solicitando uma diária para o Exterior
As diárias para o exterior possuem 03(três) particularidades em referência ao pedido de natureza estadual,
- A possibilidade de comitiva;
- Os pedidos para o exterior são destinados a cidades de outros países;
- O cálculo da diária é em dólar, e convertido para real de acordo com a cotação do dia.
O formulário de requisição é mostrado na figura abaixo:
A tela de requisição de diárias para o exterior é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório:
UG, Departamento, Beneficiário, Comitiva, Trecho da Viagem, Fonte de Recurso.
Para criar um pedido de diárias para o exterior, o usuário logado no sistema deverá ter perfil de SGDEF_Solicitante, e o departamento do usuário deverá possuir um gestor, que irá autorizar a solicitação.
Passos elaboração:
Selecionar a unidade Gestora, Selecionar o Departamento, informar o tipo de beneficiário e o beneficiário.
-
- Tipo de Beneficiário: Servidor
A busca se dará pelo número da matricula do servidor, o sistema trará uma lista de beneficiários.
-
- Tipo de Beneficiário: Cedido/Terceiro e Não Servidor
A busca se dará pelo nome do beneficiário que deverá estar previamente cadastrado no sistema, o sistema trará uma lista de beneficiários.
Informe se a solicitação é para uma viagem em comitiva, caso seja uma comitiva a mesma deverá estar cadastrada no sistema e habilitada para o beneficiário informado.
Comitivas:
As comitivas deverão ser cadastradas pelo solicitante, informando no mínimo 04 pessoas para a comitiva, a comitiva é destinada para beneficiários que irão para a mesma localidade e ficarão pelo mesmo período.
Inserindo um trecho Exterior
Ao acionar o botão “Novo Trecho”, o sistema irá exibir uma tela para preenchimento com todos os dados referentes à viagem, como mostra a imagem abaixo:
A tela do trecho deve ser totalmente preenchida, levando em consideração os seguintes passos: Data Saída, Data Chegada, Meio de transporte, Cidade Origem, Cidade/País Destino, Roteiro Justificativa da Viagem, Categoria motivo da viagem e o motivo da viagem.
Obs.: A data é preenchida na mesma tela como mostra a imagem abaixo:
Após selecionar a data referente a viagem, e realizar o preenchimento dos campos acima, o valor da diária descriminado por dia e em dólar, será totalizado na tela de Pedido conforme figura abaixo:
A totalização poderá ser visualizada em Dólar e em Reais, caso não haja cotação do Dólar do dia, o sistema totalizará em dólar o valor total da diária (base x quantidade de dias); o usuário deverá inserir a cotação do dólar do dia (Dólar Turismo de Venda), conforme a figura abaixo, podemos visualizar as totalizações, após a inserção da cotação do dólar do dia, Total em Dólar e Total em Reais.
Inserindo um Processo
Após o preenchimento dos trechos o solicitante aciona o botão “Inserir Processo”, o sistema irá validar o tipo de beneficiário, a UG selecionada, o destino do trecho, e exibe um lista de processos para que o solicitante clique e selecione, como mostra a imagem abaixo:
Após selecionar o processo, o sistema irá exibir na tela do pedido um resumo do processo como mostra a imagem abaixo:
Salvar Pedido:
Após o preenchimento de todos os campos da solicitação o usuário aciona o botão “Salvar”, o sistema irá salvar a solicitação e habilita-la para envio ao gestor, o sistema após salvar irá exibir os seguintes botões:
O usuário poderá acionar o botão “Enviar Gestor”, ou qualquer uma das alternativas como mostra a imagem acima.
Fluxo do Pedido Exterior:
Observação: Pedidos para Pagamento OBTV (Ordem Bancária de Transferências Voluntárias)
Os pedidos para o exterior autorizados para pagamento somente estarão disponíveis na atividade ‘Pedidos para Pagamento OBTV’, quando no cadastro das informações financeiras do convênio/programa o campo ‘Pagamento OBTV’ for igual a ‘SIM’, conforme imagem abaixo:
Obs: Este tipo de pagamento é realizado através do SIAFI – sistema do governo federal.
Finalizando Pedido para Pagamento OBTV
Como o pedido para pagamento OBTV não é pago pelo SGDEF, é necessário realizar manualmente a baixa dos documentos que já foram pagos pelo Sistema de Gerenciamento de Convênios (SICONV), utilizado pelo governo federal. Ao acessar o menu ‘Pedido para Pagamento OBTV’ é possível visualizar uma tela para consulta com a lista de todos os pedidos que se encontra nesta atividade, conforme imagem abaixo:
Ao localizar o pedido estadual que deseja finalizar no sistema de diárias, basta acionar o ícone ‘Editar OBTV’, que os campos ‘Número OBTV’ e ‘Data Pagamento OBTV’ será aberto para preenchimento, conforme imagem abaixo.
Após o preenchimento dos campos é necessário salvar as informações acionando o ícone e para finalizar a baixa basta acionar o botão ‘Concluir’.
Finalizando Relatório para Pagamento OBTV
A finalização dos relatórios que se encontra na atividade Aguardando Pagamento OBTV segue o mesmo processo do Pedido, sendo localizado apenas em menu’s diferentes. Para finalizar o relatório estadual bata
acessar o menu ‘Relatórios Viagens Estaduais’ -> Aguardando Pagamento OBTV, a tela para consulta é apresentada conforme imagem abaixo:
Ao localizar o relatório estadual que deseja finalizar no sistema de diárias, basta acionar o ícone ‘Editar OBTV’, que os campos ‘Número OBTV’ e ‘Data Pagamento OBTV’ será aberto para preenchimento, conforme imagem abaixo.
Após o preenchimento dos campos é necessário salvar as informações acionando o ícone e para finalizar a baixa basta acionar o botão ‘Concluir’.
Relatório de Ressarcimento
As opções de menus de diárias de ressarcimento são destinadas para usuários, solicitantes, gestores e ordenadores onde os mesmos podem visualizar e editar com seus respectivos papéis, cada item do relatório de ressarcimento, além de acompanhar os relatórios que estiverem na atividade de “Pagamento”, o tramite bancário.
O relatório de ressarcimento é destinado a atender as diárias de natureza estadual, que por ventura não puderam ser criadas dentro do prazo estabelecido por decreto.
Solicitando Um Ressarcimento
Usuário aciona a opção de menu “Requisitar Ressarcimento”, o sistema irá exibir a tela de consulta de todos os relatórios da secretaria que estão na atividade de elaboração como mostra a figura abaixo.
Ao exibir a tela de consulta o sistema exibe os seguintes filtros para consulta, Tipo de beneficiário, Número (sendo o número do documento pedido), CPF do beneficiário da diária ou nome do beneficiário. Todos os resultados de consultas serão listados na opção abaixo “Lista de Relatórios”.
Para iniciar a tela de elaboração basta o usuário acionar o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de solicitação de ressarcimento como mostra a figura a seguir:
A tela de requisição de ressarcimento é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório:
UG, Departamento, Beneficiário, Viagem, Trecho da Viagem, Fonte de Recurso, Despesas de Viagem.
Para criar um relatório de ressarcimento, o usuário logado no sistema deverá ter perfil de SGDEF_Solicitante, e o departamento do usuário deverá possuir um gestor, que irá autorizar o relatório.
Passos elaboração:
Selecionar a unidade Gestora, Selecionar o Departamento, informar o tipo de beneficiário e o beneficiário.
- Tipo de Beneficiário: Servidor
A busca se dará pelo número da matricula do servidor, o sistema trará uma lista de beneficiários.
- Tipo de Beneficiário: Cedido/Terceiro e Não Servidor
A busca se dará pelo nome do beneficiário que deverá estar previamente cadastrado no sistema, o sistema trará uma lista de beneficiários.
Inserindo os dados da viagem
Os campos “Entidades Contactadas” e “Serviços Prestados” devem ser preenchidos obrigatoriamente, com as informações sobre a respectiva viagem.
Inserindo um trecho do ressarcimento
Ao acionar o botão “Novo Trecho”, o sistema irá exibir um tela para preenchimento com todos os dados referentes à viagem, como mostra a imagem abaixo:
A tela do trecho deve ser totalmente preenchida, levando em consideração os seguintes passos: Data Saída/Hora, Data Chegada/saída/Hora px. trecho, Meio de transporte, Cidade Origem, Cidade Destino, Roteiro Justificativa da Viagem, Categoria motivo da viagem e o motivo da viagem.
Obs.: A data e hora são preenchidos na mesma tela como mostra a imagem abaixo:
Após selecionar a data referente a viagem, o sistema habilita a hora já preenchida como 12:00, basta clicar em cima da hora e o sistema habilitara uma tela para personalização da hora como mostra a figura a seguir:
Após personalizar a hora da viagem, o usuário aciona o botão “Ok”, da tela da hora e o botão “Ok” da tela da data, que aparece ao lado do calendário como mostra a figura ao lado:
O sistema irá totalizar automaticamente após o preenchimento dos campos acima o valor da diária, descriminado por dia.
Nesta totalização deve ser informado se o beneficiário possuiu durante a viagem hospedagem ou alimentação, esta informação pode ser selecionada para os dias específicos que ele possui hospedagem e alimentação ou selecionado de maneira geral como mostra a figura abaixo que exibe a totalização da diária e os campos referentes a composição do valor da mesma:
para confirmar o trecho basta acionar o botão “OK” no canto superior esquerdo da tela. Conforme o preenchimento dos campos o sistema irá solicitar mais dados referentes ao trecho.
Exemplos:
- Caso o meio de transporte seja do tipo “Carro Oficial”, o sistema ira solicitar os dados referentes ao motorista, e a placa do automóvel.
- Caso seja avião Aluguel, o sistema irá solicitar o aeroporto de origem, e o aeroporto de destino.
Após inserir o trecho, o sistema irá listar um breve resumo do trecho no relatório de ressarcimento como mostra a figura abaixo:
Inserindo um Processo
Após o preenchimento dos trechos o solicitante aciona o botão “Inserir Processo”, o sistema irá validar o tipo de beneficiário, a UG selecionada, o destino do trecho sendo dentro ou fora do estado, e exibe um lista de processos para que o solicitante clique e selecione, como mostra a imagem abaixo:
Para adicionar o processo basta o usuário clicar no botão “OK” na linha referente ao processo que deseja inserir na solicitação.
Inserindo um convênio
A inserção de convênios é destinada somente para beneficiários do tipo Cedido/Terceiro.
O cadastro de convênio deve ser solicitado a SAD, para que seja disponibilizado no SGDEF para utilização da secretaria.
Para buscar um convênio, o mesmo deve estar cadastrado e vinculado a um processo de licitação.
Inserindo as Despesas
As despesas de viagens no ressarcimento irão trazer a composição a qual a diária cobre, e o solicitante poderá lançar as notas e o valor das mesmas, adicionando uma a uma. Conforme mostra a figura abaixo:
Salvar Relatório de Ressarcimento:
Após o preenchimento de todos os campos da solicitação o usuário aciona o botão “Salvar”, o sistema irá salvar a solicitação e habilita-la para envio ao gestor, o sistema após salvar irá exibir os seguintes botões:
O usuário poderá acionar o botão “Enviar Gestor”, ou qualquer uma das alternativas, como mostra a imagem acima.
Fluxo do Relatório de Ressarcimento
Observação para Correção:
Todos os relatórios podem ser editados somente na tela da atividade da opção de menus “Requisitar Ressarcimento” ou “Corrigir Ressarcimento”.
Os relatórios para correção exibem na solicitação uma tabela com as observações inseridas pelo gestor e ou ordenador:
Para inserir uma observação nas atividades de Gestor ou Ordenador, o usuário deve no campo referente a observação como mostra a figura abaixo, digitar o porque da correção do relatório, e acionar o botão “Adicionar Observação”.
Obs.: Após adicionar a observação o usuário deve salvar o documento e acionar o botão “Corrigir”.
Observação: Pedidos para Pagamento OBTV (Ordem Bancária de Transferências Voluntárias)
Os relatórios de ressarcimento autorizados para pagamento somente estarão disponíveis na atividade ‘Pedidos para Pagamento OBTV’, quando no cadastro das informações financeiras do convênio/programa o campo ‘Pagamento OBTV’ for igual a ‘SIM’, conforme imagem abaixo:
Obs: Este tipo de pagamento é realizado através do SIAFI – sistema do governo federal.
Finalizando Relatório Ressarcimento OBTV
Para finalizar o relatório de ressarcimento bata acessar o menu ‘Relatórios Ressarcimento’ -> Aguardando Pagamento OBTV, a tela para consulta é apresentada conforme imagem abaixo:
Ao localizar o relatório de ressarcimento que deseja finalizar no sistema de diárias, basta acionar o ícone ‘Editar OBTV’, que os campos ‘Número OBTV’ e ‘Data Pagamento OBTV’ será aberto para preenchimento, conforme imagem abaixo.
Após o preenchimento dos campos é necessário salvar as informações acionando o ícone e para finalizar a baixa basta acionar o botão ‘Concluir’.
Pedido Especial
As opções de menus para diárias de natureza especial, é destinado para usuários, solicitantes, gestores e ordenadores de diárias especiais, onde os mesmos podem visualizar e editar com seus respectivos papéis, cada item da solicitação da diária, além de acompanhar os pedidos e relatórios que estiverem na atividade de “Pagamento”, o tramite bancário.
Ao acionar qualquer link dos botões da figura ao lado, o sistema irá redirecionar o usuário para a tela de consulta daquela atividade.
Solicitar uma Diária do tipo Especial:
Usuário aciona a opção de menu “Solicitar Diária”, o sistema irá exibir a tela de consulta de todas as diárias da secretaria que estão na atividade de elaboração como mostra a figura abaixo.
Ao exibir a tela de consulta o sistema exibe os seguintes filtros para consulta, Número (sendo o número do documento pedido) e Matrícula do beneficiário. Todos os resultados de consultas serão listados na opção abaixo “Lista de Pedidos de Diárias Especiais”.
Para iniciar a tela de elaboração basta o usuário acionar o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de solicitação de diária como mostra a figura a seguir:
A tela de requisição de diárias de natureza especial é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório:
UG, Departamento, Beneficiário, Trecho da Viagem, Fonte de Recurso.
Para criar um pedido de diária de natureza especial, o usuário logado no sistema deverá ter perfil de SGDEF_Solicitante_Especial, e o departamento do usuário deverá possuir um gestor, que irá autorizar a solicitação.
Passos elaboração:
Selecionar a unidade Gestora, Selecionar o Departamento, informar o beneficiário.
– Dados do Beneficiário:
A busca se dará pelo número da matricula do servidor, o sistema trará uma lista de beneficiários.
Inserindo um trecho Especial
Ao acionar o botão “Novo Trecho”, o sistema irá exibir um tela para preenchimento com todos os dados referentes à viagem, como mostra a imagem abaixo:
A tela do trecho deve ser totalmente preenchida, levando em consideração os seguintes passos: Data Saída, Data Chegada, Operação Especial, Distância, Roteiro Justificativa da Viagem, Categoria Motivo, Motivo, Meio de Transporte, Localidade de Origem e Localidade de Destino.
As operações especiais podem ser adicionadas conforme personalização da secretaria que utiliza diárias especiais, a solicitação de cadastro da operação especial deve ser encaminhada a SAD via ofício. As operações especiais irão obedecer às distâncias já personalizadas no SGDEF.
O preenchimento das localidade(s) destino(s), acontece da seguinte forma:
Solicitante informa a cidade origem, o sistema irá desabilitar o campo e habilitar um ícone em formato de “pincel”, que irá limpar o campo e habilita-lo para inserção de uma nova cidade.
A cidade(s) destino(s), deve ser adicionada da seguinte forma:
Solicitante informa a cidade destino, o sistema irá desabilitar o campo e habilitar um ícone em formato de “pincel” e um ícone em formato de um sinal de adição “+”. A acionar o ícone de adição o sistema irá adicionar a cidade em uma lista e irá limpar o campo para inserção de novas cidades como mostra a figura abaixo:
Após o preenchimento de todos os campos do trecho, o sistema exibe a totalização das diárias como mostra a figura abaixo:
Conforme o preenchimento dos campos o sistema irá solicitar mais dados referentes ao trecho.
Exemplo:
- Caso o meio de transporte seja Avião, o sistema irá solicitar o aeroporto de origem, e o aeroporto de destino.
- Caso seja “Carro Oficial” deverá ser informado no relatório de viagem à quilometragem do veículo, motorista, e a placa do automóvel.
Após inserir o trecho, o sistema irá listar um breve resumo do trecho no pedido de diária como mostra a figura abaixo:
Inserindo um Processo
Após o preenchimento dos trechos o solicitante aciona o botão “Inserir Processo”, o sistema irá validar o tipo de beneficiário, a UG selecionada, o destino do trecho sendo dentro ou fora do estado, e exibe uma lista de processos para que o solicitante clique e selecione, como mostra a imagem abaixo:
Para adicionar o processo basta o usuário clicar na linha referente ao processo que deseja inserir na solicitação.
Salvar Pedido:
Após o preenchimento de todos os campos da solicitação o usuário aciona o botão “Salvar”, o sistema irá salvar a solicitação e habilita-la para envio ao gestor, o sistema após salvar irá exibir os seguintes botões:
O usuário poderá acionar o botão “Enviar Gestor”, ou qualquer uma das alternativas como mostra a imagem acima.
Fluxo do Pedido de Diária Especial
Observação para Correção:
Todos os pedidos e relatórios podem ser editados somente na tela da atividade da opção de menus “Solicitar Diária” ou “Corrigir Pedido”.
A observação é destinada a todos os tipos de pedidos e relatórios.
Os pedidos/relatórios para correção exibem na solicitação uma tabela com as observações inseridas pelo gestor e ou ordenado:
Para inserir uma observação nas atividades de Gestor ou Ordenador, o usuário deve no campo referente a observação como mostra a figura abaixo, digitar o porque da correção do pedido ou relatório, e acionar o botão “Adicionar Observação”.
Obs.: Após adicionar a observação o usuário deve salvar o documento e acionar o botão “Corrigir”.
Observação: Pedidos para Pagamento OBTV (Ordem Bancária de Transferências Voluntárias)
Os relatórios de ressarcimento autorizados para pagamento somente estarão disponíveis na atividade ‘Pedidos para Pagamento OBTV’, quando no cadastro das informações financeiras do convênio/programa o campo ‘Pagamento OBTV’ for igual a ‘SIM’, conforme imagem abaixo:
Obs: Este tipo de pagamento é realizado através do SIAFI – sistema do governo federal.
Finalizando Pedido para Pagamento OBTV
Como o pedido para pagamento OBTV não é pago pelo SGDEF, é necessário realizar manualmente a baixa dos documentos que já foram pagos pelo Sistema de Gerenciamento de Convênios (SICONV), utilizado pelo governo federal. Ao acessar o menu ‘Pedido para Pagamento OBTV’ é possível visualizar uma tela para consulta com a lista de todos os pedidos que se encontra nesta atividade, conforme imagem abaixo:
Ao localizar o pedido especial que deseja finalizar no sistema de diárias, basta acionar o ícone ‘Editar OBTV’, que os campos ‘Número OBTV’ e ‘Data Pagamento OBTV’ será aberto para preenchimento, conforme imagem abaixo.
Após o preenchimento dos campos é necessário salvar as informações acionando o ícone e para finalizar a baixa basta acionar o botão ‘Concluir’.
Finalizando Relatório para Pagamento OBTV
A finalização dos relatórios especiais que se encontram na atividade Aguardando Pagamento OBTV segue o mesmo processo do Pedido, sendo localizado apenas em menu’s diferentes. Para finalizar o
relatório estadual bata acessar o menu ‘Relatórios Viagens Estaduais’ -> Aguardando Pagamento OBTV, a tela para consulta é apresentada conforme imagem abaixo:
Ao localizar o relatório especial que deseja finalizar no sistema de diárias, basta acionar o ícone ‘Editar OBTV’, que os campos ‘Número OBTV’ e ‘Data Pagamento OBTV’ será aberto para preenchimento, conforme imagem abaixo.
Após o preenchimento dos campos é necessário salvar as informações acionando o ícone e para finalizar a baixa basta acionar o botão ‘Concluir’.
Pedido Federal
As diárias de natureza federal são destinadas a atender secretarias que mantêm através de Convênio/Programa vinculo para o pagamento de diárias com recursos federais. Obrigatoriamente as diárias federais deverão estar vinculadas a este convênio/programa. O valor das diárias federais seguem o valor determinado pelo decreto federal 71.733 de 18 DE JANEIRO DE 1973 e suas atualizações e o DECRETO Nº 5.992, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2006 e suas atualizações.
As opções de menus para diárias de natureza Federal, são destinadas para usuários, solicitantes, gestores, coordenadores e ordenadores onde os mesmos podem visualizar e editar com seus respectivos papéis, cada item da solicitação da diária, além de acompanhar os pedidos e relatórios que estiverem na atividade de “Pagamento”, o tramite bancário.
Obrigatoriamente os programas federais devem possuir um ou mais coordenadores.
Ao acionar qualquer link dos botões da figura ao lado, o sistema irá redirecionar o usuário para a tela de consulta daquela atividade.
Solicitar uma Diária do tipo Federal:
Usuário aciona a opção de menu “Solicitar Diária”, o sistema irá exibir a tela de consulta de todas as diárias da secretaria que estão na atividade de elaboração como mostra a figura abaixo.
Ao exibir a tela de consulta o sistema exibe seguintes filtros para consulta, Tipo de beneficiário, Número (sendo o número do documento pedido), CPF do beneficiário da diária ou nome do beneficiário. Todos os resultados de consultas serão listados na opção abaixo “Lista de Pedidos de Diárias”.
Para iniciar a tela de elaboração basta o usuário acionar o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de solicitação de diária como mostra a figura a seguir:
A tela de requisição de diárias de natureza federal é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório:
UG, Departamento, Prorrogação, Programa, Beneficiário, Trecho da Viagem, Fonte de Recurso.
Para criar um pedido de diária de natureza federal, o usuário logado no sistema deverá ter perfil de SGDEF_SOLICITANTE_FEDERAL, e o departamento do usuário deverá possuir um gestor, um coordenador e um ordenador, ambos com perfil de FEDERAL, para tramitação e aprovação do pedido.
Passos elaboração:
Selecionar a unidade Gestora, Selecionar o Departamento;
– Informar se o pedido que esta sendo criado é uma prorrogação, na prorrogação o usuário deverá informar o número do pedido que esta sendo prorrogado, para que o sistema execute o calculo da prorrogação como mostra a figura abaixo de acordo com a data seguinte.
Informar o programa:
Nesta etapa o usuário deverá informar o programa que irá custear a diária. Como mostra a figura abaixo:
informar o tipo de beneficiário e o beneficiário.
- Tipo de Beneficiário: Servidor
A busca se dará pelo numero da matricula do servidor, o sistema trará uma lista de beneficiários.
- Tipo de Beneficiário: Cedido/Terceiro e Não Servidor
A busca se dará pelo nome do beneficiário que deverá estar previamente cadastrado no sistema, o sistema trará uma lista de beneficiários.
Inserindo um trecho Federal
Acionar o botão “Novo Trecho”, ao acionar o botão novo trecho o sistema irá exibir um tela para preenchimento com todos os dados referentes à viagem, como mostrar a imagem abaixo:
A tela do trecho deve ser totalmente preenchida, levando em consideração os seguintes passos:
Data Saída, Data Chegada, Meio de transporte, Cidade Origem, Cidade(s) Destino(s), Roteiro Justificativa da Viagem, Categoria motivo da viagem e o motivo da viagem.
Obs.: Para os pedido do tipo federal são permitidos a inserção de somente um trecho, contendo todas as cidades do deslocamento.
O trecho federal não é necessário a inserção da hora do deslocamento, já que o mesmo é calculado por pernoite/dia de deslocamento, como mostra a figura do calendário abaixo:
O preenchimento das cidades destino acontece da seguinte forma:
Primeiramente seleciona a cidade que será o destino, em seguida o sistema irá inabilitar o campo “localidade destino”, e irá mostra ao lado do campo as seguintes opções:
O estado de destino, o ícone em formato de pincel, e o ícone em formato de um sinal de adição “+” Como mostra a figura abaixo:
O ícone em formato de pincel, irá limpar a cidade selecionada, e habilitar o campo para selecionar outra cidade.
O ícone em formato do sinal de adição, irá adicionar a cidade em uma lista, e irá limpar o campo “Localidade Destino”, para inserção de novas cidades.
Ao término da adição de cidades o trecho deverá ficar da seguinte forma como mostra a figura abaixo:
Após o preenchimento de todos os campos da viagem, o sistema irá totalizar automaticamente o valor da diária discriminado por dia.
Nesta totalização deve ser informado se o beneficiário possui durante a viagem hospedagem ou alimentação, esta informação pode ser selecionada para os dias específicos que ele possui hospedagem e alimentação ou selecionado de maneira geral como mostra a figura abaixo que exibe a totalização da diária e os campos referentes a composição do valor mesma:
para confirmar o trecho basta acionar o botão “OK”, no canto superior da tela.
Conforme o preenchimento dos campos o sistema irá solicitar mais dados referentes ao trecho.
Exemplos:
- Caso o meio de transporte seja do tipo “Carro Oficial”, o sistema ira solicitar os dados referentes ao motorista, e a placa do automóvel.
- Caso seja avião Aluguel, o sistema irá solicitar o aeroporto de origem, e o aeroporto de destino.
Após inserir o trecho, o sistema irá listar um breve resumo do trecho no pedido de diária como mostra a figura abaixo:
Inserindo um Processo
Após o preenchimento dos trechos o solicitante aciona o botão “Inserir Processo”, o sistema irá validar o tipo de beneficiário, a UG selecionada, o destino do trecho sendo dentro ou fora do estado, o programa selecionado no pedido e exibir uma lista de processos para que o solicitante clique e selecione, como mostra a imagem abaixo:
Para adicionar o processo basta o usuário clicar na linha referente ao processo que deseja inserir na solicitação.
Salvar Pedido Federal:
Após o preenchimento de todos os campos da solicitação o usuário aciona o botão “Salvar”, o sistema irá salvar a solicitação e habilita-la para envio ao gestor, o sistema após salvar irá exibir os seguintes botões:
O usuário poderá acionar o botão “Enviar Gestor”, ou qualquer uma das alternativas como mostra a imagem acima.
Fluxo Pedido Federal:
Observação para Correção:
Todos os pedidos e relatórios podem ser editados somente na tela da atividade da opção de menus “Solicitar Diária” ou “Corrigir Pedido”.
A observação é destinada a todos os tipos de pedidos e relatórios.
Os pedidos/relatórios para correção exibem na solicitação uma tabela com as observações inseridas pelo gestor e ou ordenado:
Para inserir uma observação nas atividades de Gestor ou Ordenador, o usuário deve no campo referente a observação como mostra a figura abaixo, digitar o porque da correção do pedido ou relatório, e acionar o botão “Adicionar Observação”.
Obs.: Após adicionar a observação o usuário deve salvar o documento e acionar o botão “Corrigir”.
Observação: Pedidos para Pagamento OBTV (Ordem Bancária de Transferências Voluntárias)
Os relatórios de ressarcimento autorizados para pagamento somente estarão disponíveis na atividade ‘Pedidos para Pagamento OBTV’, quando no cadastro das informações financeiras do convênio/programa o campo ‘Pagamento OBTV’ for igual a ‘SIM’, conforme imagem abaixo:
Obs: Este tipo de pagamento é realizado através do SIAFI – sistema do governo federal.
Finalizando Pedido para Pagamento OBTV
Como o pedido para pagamento OBTV não é pago pelo SGDEF, é necessário realizar manualmente a baixa dos documentos que já foram pagos pelo Sistema de Gerenciamento de Convênios (SICONV), utilizado pelo governo federal. Ao acessar o menu ‘Pedido para Pagamento OBTV’ é possível visualizar uma tela para consulta com a lista de todos os pedidos que se encontra nesta atividade, conforme imagem abaixo:
Ao localizar o pedido federal que deseja finalizar no sistema de diárias, basta acionar o ícone ‘Editar OBTV’, que os campos ‘Número OBTV’ e ‘Data Pagamento OBTV’ será aberto para preenchimento, conforme imagem abaixo.
Após o preenchimento dos campos é necessário salvar as informações acionando o ícone e para finalizar a baixa basta acionar o botão ‘Concluir’.
Finalizando Relatório Pedido Especial OBTV
A finalização dos relatórios federais que se encontram na atividade Aguardando Pagamento OBTV segue o mesmo processo do Pedido, sendo localizado apenas em menu’s diferentes. Para finalizar o relatório estadual bata acessar o menu ‘Relatórios Viagens Especiais’ -> Aguardando Pagamento OBTV, a tela para consulta é apresentada conforme imagem abaixo:
Ao localizar o relatório federal que deseja finalizar no sistema de diárias, basta acionar o ícone ‘Editar OBTV’, que os campos ‘Número OBTV’ e ‘Data Pagamento OBTV’ serão abertos para preenchimento, conforme imagem abaixo.
Após o preenchimento dos campos é necessário salvar as informações acionando o ícone e para finalizar a baixa basta acionar o botão ‘Concluir’.
Integração Bancária
As opções de menus de Remessa de Pedidos e Remessa de Relatórios de Viagens são destinadas para usuários com perfil de financeiro, onde os mesmos podem Gerar Remessa verificar as situações do banco referente a cada remessa e visualizar as remessas pagas.
Ao acionar qualquer link dos botões da figura ao lado, o sistema irá redirecionar o usuário para a tela de consulta daquela atividade.
Gerando um Remessa
Usuário aciona a opção de menu “Gerar Remessa”, o sistema irá exibir a tela de consulta de todas as remessas geradas que estão na fase de elaboração como mostra a figura abaixo.
Ao exibir a tela de consulta o sistema exibe o seguinte filtro para consulta, “Número da Remessa”.
Todos os resultados de consultas serão listados na opção abaixo “Lista de Remessas”.
Para iniciar a tela de elaboração basta o usuário acionar o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de cadastro de remessas como mostra a figura a seguir:
A tela de cadastro da remessa é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório: UG, Ano, Número da OB, Data OB e Data Pagamento.
Para cadastrar uma remessa, o usuário logado no sistema deverá ter perfil de SGDEF_Financeiro.
Passos elaboração:
Selecionar a unidade Gestora, selecionar o Ano, informar o número da OB, Data da OB, Data do Pagamento e selecionar na lista de pedidos quais os pedidos deseja salvar na remessa a ser gerada.
Salvar Remessa
Após o preenchimento de todos os campos do cadastro da remessa o usuário aciona o botão “Salvar”, o sistema irá salvar a remessa e habilitará os botões para “Desfazer remessa” e “Gerar o arquivo remessa”, na parte inferior da tela do lado esquerdo será habilitado o botão “Imprimir Relatório Remessa” ou se o caso for de pedido.
Obs: Gerar Arquivo Remessa Relatório/Pedido é o arquivo txt que será enviado ao banco para pagamento. Após gerar este arquivo o sistema irá direcionar a remessa automaticamente para a próxima atividade bancária que é aguardando banco. Portanto deve-se imprimir o relatório de remessa antes de gerar o arquivo remessa.
As remessas que aparecerem na atividade de aguardando correção, deverão ser corrigidas e geradas novamente remessa para envio ao banco somente da correção.
FLUXO REMESSA PEDIDO
FLUXO REMESSA RELATÓRIO
Relatórios
As opções de menus para relatórios de diárias de natureza estadual, exterior, federal e especial, são destinados para usuários, solicitantes, gestores, coordenadores, governadoria e ordenadores onde os mesmos podem visualizar e editar com seus respectivos papéis, cada item do relatório da diária.
Elaborar um Relatório do tipo Estadual:
A elaboração de relatórios começa a partir da tela “Pedidos Concluídos”, independente do tipo de pedido, como mostra a figura abaixo:
OBS.:
Ao lado da consulta, existe o campo descritivo “Gerar Relat.”, este campo mostra para o usuário quais os pedidos foram gerados relatórios de viagem. A legenda segue a seguinte descrição:
1 – O pedido que estiver com o campo “Gerar Relat.” em branco, indica que o período do relatório ainda não esta habilitado para criação, conforme data de saída da viagem.
2 – O pedido que estiver com o campo “Gerar Relat.” Com o ícone indica que o relatório de viagem pode ser gerado, basta clicar no ícone.
3 – O pedido que estiver com o campo “Gerar Relat.” Com o ícone indica que o relatório de viagem já foi gerado e pode ser consultado nas opções de menu “Relatório de Viagem”.
Editando o relatório após a criação
Usuário aciona a opção de menu “Elaborar Relatório”, o sistema irá exibir a tela de consulta de todos os relatórios de diárias da secretaria que estão na atividade de elaboração como mostra a figura abaixo.
Esse mesmo passo de elaborar relatório é destinado aos relatórios de diária para o exterior, federal e de natureza especial.
Ao exibir a tela de consulta o sistema exibe os seguintes filtros para consulta, Tipo de beneficiário, Número (sendo o número do documento do relatório), CPF do beneficiário da diária ou nome do beneficiário. Todos os resultados de consultas serão listados na opção abaixo “Lista de Relatórios”.
Os relatórios de viagens só poderão ser criados a partir da data inicial da viagem.
Para iniciar a tela de elaboração basta o usuário acionar o botão “Editar”, na linha do relatório que deseja criar e o sistema irá exibir o formulário de elaboração do relatório de diária como mostra a figura a seguir:
Passos elaboração:
Relatório Estadual, Especial, Exterior:
Preencher os campos: Entidades Contactadas e Serviços Prestados.
Relatório Federal:
Nos relatórios Federais, Inserir os serviços prestados dia por dia, não pode haver dia sem descrição.
Poderá ser inserido um Novo Trecho no relatório, editado o trecho existente ou até mesmo excluir o que já existe e incluir um novo.
Salvar Pedido:
Após o preenchimento de todos os campos do relatório o usuário aciona o botão “Salvar”, o sistema irá salvar o relatório e habilita-lo para envio ao gestor, o sistema após salvar irá exibir os seguintes botões:
O usuário poderá acionar o botão “Enviar Gestor”, ou qualquer uma das alternativas como mostra a imagem acima.
Particularidades:
Aguardando Governadoria:
No menu do Relatório de Viagens Exterior possui uma opção de submenu – Aguardando Governadoria, onde são listados os relatórios para autorização da governadoria, relatórios que possuem diferença de valores em relação ao pedido conforme figura abaixo.
Ao exibir a tela de consulta o sistema exibe seguintes filtros para consulta, Tipo de beneficiário, Número (sendo o número do documento), CPF do beneficiário da diária ou nome do beneficiário. Todos os resultados de consultas serão listados na opção abaixo “Lista de Relatórios Exteriores Governadoria”.
Aguardando Coordenador
No menu do Relatório de Viagens Federais possui duas opções de submenu – Aguardando Coordenador, onde são listados os relatórios para autorização do coordenador e ordenador conforme figuras abaixo.
Menu Gerencial
As opções do menu Gerencial do sistema ficam disponibilizadas de acordo com o papel de usuário.
Ao acionar qualquer link dos botões da figura ao lado, o sistema irá redirecionar o usuário para a tela de consulta daquela atividade.
ACRÉSCIMOS
Acréscimo Aeroporto
Usuário aciona a opção do menu “Acréscimo Aeroporto”, o sistema irá exibir a tela de consulta de todos os acréscimos de aeroporto já cadastrados conforme a figura abaixo, a opção de acréscimo é baseada conforme decreto 13.329, de 22 de dezembro de 2011.
Para iniciar a tela de cadastro basta o usuário acionar o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de cadastro de acréscimo aeroporto como mostra a figura a seguir:
A tela de cadastro de acréscimo aeroporto é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório:
Distância Centro/Aeroporto, Data Início e Porcentagem.
Para criar um acréscimo de aeroporto, o usuário logado no sistema deverá ter perfil de SGDEF_ ADM.1
Salvar Acréscimo Aeroporto:
Após o preenchimento de todos os campos o usuário aciona o botão “Salvar”, o sistema irá salvar o cadastro.
Na edição do cadastro o usuário poderá “Atualizar” ou “Inativar” e informar a Data Fim conforme figura abaixo:
Acréscimo Cidade
Usuário aciona a opção do menu “Acréscimo Cidade”, o sistema irá exibir a tela de consulta de todos os acréscimos de cidades já cadastrados conforme a figura abaixo.
Para iniciar a tela de cadastro basta o usuário acionar o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de cadastro de acréscimo cidade como mostra a figura a seguir:
A tela de cadastro de acréscimo de cidade é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório:
Descrição, Tipo (Estadual, Federal), Data Início e Porcentagem.
Para criar um acréscimo de cidade, o usuário logado no sistema deverá ter perfil de SGDEF_ ADM.
Salvar Acréscimo Cidade:
Após o preenchimento de todos os campos o usuário aciona o botão “Salvar”, o sistema irá salvar o cadastro.
Na edição do cadastro o usuário poderá “Atualizar” ou “Inativar” e informar a Data Fim, conforme figura abaixo:
Convênio Estadual e Programas
Convênios
O cadastro de convênios é pela própria secretaria, e destinado a usuários que tenham perfil de SGDEF_ORDENADOR.
Usuário aciona a opção do menu “Convênio Estadual”, o sistema irá exibir a tela de consulta de todos os convênios já cadastrados conforme a figura abaixo.
Para iniciar a tela de cadastro basta o usuário acionar o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de cadastro de convênios como mostra a figura a seguir:
A tela de cadastro de convênio é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório: Selecionar o Órgão, informar o Convênio, Data Início e selecionar o Status.
Para criar um convênio, o usuário logado no sistema deverá ter perfil de SGDEF_ ADM.
Salvar Convênio:
Após o preenchimento de todos os campos o usuário aciona o botão “Salvar”, o sistema irá salvar o convênio.
Na edição do cadastro do convênio o usuário poderá “Inativar” um convênio cadastrado, conforme figura abaixo:
Programa Federal
O cadastro de programas federais é realizado na SAD, através de encaminhamento de ofício conforme o Artigo 22, do decreto 13.329 de 22 de dezembro de 2011, acrescido do nome do coordenador do programa.
Usuário aciona a opção do menu “Programa Federal”, o sistema irá exibir a tela de consulta de todos os programas já cadastrados conforme a figura abaixo.
Para iniciar a tela de cadastro basta o usuário acionar o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de cadastro de programas como mostra a figura a seguir:
A tela de cadastro de programas é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório:
Nome, Número da Publicação, Data Publicação, Classe Cargo, Data Fim Programa.
Inserindo Base de Cálculo
Ao acionar o botão de localizar (Lupa), o sistema trará as bases de cálculos que estão cadastradas, caso o usuário deseje inserir alguma base de cálculo da lista, basta clicar na linha da base para selecionar e acionar o botão “Incluir Base” como mostra a imagem abaixo:
Adicionar Coordenador
Para adicionar um coordenador será necessário informar o tipo de beneficiário (Servidor ou Não Servidor), preencher os dados referentes a cada tipo de beneficiário e acionar o botão “Incluir Coordenador”, conforme figura abaixo:
Adicionar Meta
Para adicionar meta o usuário deverá preencher o campo Meta e acionar o botão “Incluir Meta”, conforme figura abaixo:
Para criar um Programa, o usuário logado no sistema deverá ter perfil de SGDEF_ ADM.
Diária Base
Base de Cálculo
Usuário aciona a opção do menu “Base de Cálculo”, o sistema irá exibir a tela de consulta de todas as bases de cálculo já cadastrados conforme a figura abaixo.
Para iniciar a tela de cadastro basta o usuário acionar o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de cadastro de base de cálculo como mostra a figura a seguir:
A tela de cadastro da base de cálculo é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório:
Valor, Tipo de Diária, Data Início Vigência, Destino.
Adicionar Composição à Base de Cálculo
Poderá ser adicionada uma composição à Base de Cálculo, para isso será necessário selecionar o tipo de despesa (Hospedagem, Alimentação ou Deslocamento) e informar a porcentagem para cada tipo de despesa que for adicionar, conforme figura abaixo:
Composição do Cálculo
Usuário aciona a opção do menu “Base de Cálculo”, o sistema irá exibir a tela de consulta de todas as porcentagens para base de cálculo já cadastrados conforme a figura abaixo.
Para iniciar a tela de cadastro basta o usuário acionar o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de cadastro para composição da diária base como mostra a figura a seguir:
A tela de cadastro da composição da diária base é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório: Nome da Composição e Sigla da Composição.
Localidades
Aeroporto
Usuário aciona a opção do menu “Aeroporto”, o sistema irá exibir a tela de consulta de todas os aeroportos já cadastrados conforme a figura abaixo.
Para iniciar a tela de cadastro basta o usuário acionar o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de cadastro de aeroporto como mostra a figura a seguir:
A tela de cadastro de aeroporto é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório: País/UF, Cidade, Aeroporto, Código do Aeroporto, Selecionar a distância centro aeroporto e informar a data início do cadastro que deverá ser posterior ou igual a data do cadastro.
Cidade
Usuário aciona a opção do menu “Cidade”, o sistema irá exibir a tela de consulta de todas as cidades já cadastradas conforme a figura abaixo.
Para iniciar a tela de cadastro de cidades o usuário acionar o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de cadastro de cidades como mostra a figura a seguir, para inserir uma cidade é necessário que o País e o Estado já estejam cadastrados no sistema.
A tela de cadastro de cidade é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório: País, Estado, Cidade, Capital e Selecionar o Acréscimo Estadual ou Federal caso a cidade a ser cadastrada possua acréscimo.
Classe
Usuário aciona a opção do menu “Classe”, o sistema irá exibir a tela de consulta de todas as classes já cadastradas conforme a figura abaixo.
Para iniciar a tela de cadastro de classe o usuário acionar o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de cadastro de classes como mostra a figura a seguir:
A tela de cadastro de classe é composta pelo seguinte campo de preenchimento obrigatório: Classe.
Estado
Usuário aciona a opção do menu “Estado”, o sistema irá exibir a tela de consulta de todos os estados já cadastradas conforme a figura abaixo.
Para iniciar a tela de cadastro de Estado o usuário acionar o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de cadastro de Estados como mostra a figura a seguir, para inserir o Estado é necessário que o País já esteja cadastrado no sistema.
A tela de cadastro de Estado é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório: Nome País, Sigla Estado e Nome Estado.
País
Usuário aciona a opção do menu “País”, o sistema irá exibir a tela de consulta de todos os países já cadastradas conforme a figura abaixo.
Para iniciar a tela de cadastro de País o usuário aciona o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de cadastro de Países como mostra a figura a seguir:
A tela de cadastro de País é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório: País, Grupo e Data Início.
Obs: Todo País obrigatoriamente deverá ser vinculado a um “Grupo” conforme o Decreto Nº 6.576, de 25 de Setembro de 2008.
Grupo País
Usuário aciona a opção do menu “Grupo País”, o sistema irá exibir a tela de consulta de todos os grupos países já cadastradas conforme a figura abaixo.
Para iniciar a tela de cadastro de Grupo País o usuário aciona o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de cadastro de Grupo País como mostra a figura a seguir:
A tela de cadastro de Grupo País é composta pelo seguinte campo de preenchimento obrigatório: Descrição do Grupo.
Classe Grupo País
Usuário aciona a opção do menu “Classe Grupo País”, o sistema irá exibir a tela de consulta de todos as classes grupo países já cadastradas conforme a figura abaixo.
Para iniciar a tela de cadastro de Classe Grupo País o usuário aciona o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de cadastro de Classe Grupo País como mostra a figura a seguir:
A tela de cadastro de Classe Grupo País é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório:
Grupo, Classe, Valor e Data Início.
Transporte
Categoria de Transporte
Usuário aciona a opção do menu “Categoria de Transporte”, o sistema irá exibir a tela de consulta de todas as categorias de transporte já cadastradas conforme a figura abaixo.
Para iniciar a tela de cadastro de Categoria de Transporte o usuário aciona o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de cadastro de Categoria de Transporte como mostra a figura a seguir:
A tela de cadastro de Categoria de Transporte é composta pelo seguinte campo de preenchimento obrigatório:
Descrição.
Menu Gerencial Beneficiários
Cadastrar Beneficiário
Usuário aciona a opção do menu “Cadastrar Beneficiário”, o sistema irá exibir a tela de consulta de todas os beneficiários já cadastrados conforme a figura abaixo.
Para iniciar a tela de cadastro de Beneficiários o usuário aciona o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de cadastro de Beneficiários como mostra a figura a seguir:
Obs: O cadastro será realizado para os tipos de beneficiários “Não Servidor”, “Cedido Terceiro” e “Servidor” que ainda não foi atualizado na folha de pagamento até a solicitação do pedido de diária.
A tela de cadastro de Beneficiários é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório:
Tipo Beneficiário, Nome, Cpf, Código do Banco, Agência, Conta, Órgão e Tipo de Conta.
Cadastrar Limite de Diária
Usuário aciona a opção do menu “Cadastrar Limite de Diária”, o sistema irá exibir a tela de consulta de todos os limites de diárias cadastrados para um ou mais beneficiários conforme a figura abaixo.
Para iniciar a tela de cadastro de Limite de Diária o usuário aciona o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de cadastro de Limite de Diária como mostra a figura a seguir:
A tela de cadastro de Limite de Diária é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório:
Órgão, Tipo de Documento, Nº Documento, Data Documento, Ano, Mês, Limite Disponível, Tipo de Beneficiário (Servidor, Não Servidor ou Cedido/Terceiro), conforme a seleção do tipo de beneficiário o sistema irá preencher automaticamente o campo Nome, no caso do tipo ser Não Servidor ou Cedido/Terceiro deverá ser informado o nome e o Cpf. O cadastro de limite de diária é realizado pelo usuário de perfil SGDEF_ADM, e deve ser atribuído por mês.
Consultar Limite de Diária
Usuário aciona a opção do menu “Consultar Limite de Diária”, o sistema irá exibir a tela para consulta dos limites de diária, com os filtros: Tipo de Beneficiário, Unidade Gestora, Matricula no caso de ser “Servidor”, Tipo de Diária, Selecionar o Mês/Ano ao qual deseja realizar a consulta e o Resumo conforme a figura abaixo.
Quantidade Máxima de Diária
Usuário aciona a opção do menu “Qtde Máxima Diária”, o sistema irá exibir a tela de consulta de todas as quantidade máxima de diária por Tipo de Diária, conforme a figura abaixo.
Para iniciar a tela de cadastro de Quantidade Máxima Diária o usuário aciona o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de cadastro de Qtde máxima de Diária como mostra a figura a seguir:
Caso seja necessário cadastrar outra quantidade de diária para o mesmo tipo o sistema irá solicitar a data fim para inativar a quantidade criada anteriormente.
A tela de cadastro Qtde máxima de Diária é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório: Número Decreto, Ano Decreto, Data Início, Qtde Máxima, Tipo de Diária e Órgãos.
Menu Gerencial Estado
Categoria Motivo
Usuário aciona a opção do menu “Categoria Motivo”, o sistema irá exibir a tela de consulta de todos as categorias de motivos cadastradas conforme a figura abaixo.
Para iniciar a tela de cadastro de Categorias de Motivos o usuário aciona o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de cadastro de Categoria de Motivos como mostra a figura a seguir:
A tela de cadastro de categoria motivo é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório:
Seleção do Tipo de Categoria Motivo (“Estadual” ou “Federal”) e preenchimento do campo Descrição.
Classificação de Cargos
Usuário aciona a opção do menu “Classificação de Cargos”, o sistema irá exibir a tela de consulta da lista de Cargos e Funções cadastradas conforme a figura abaixo.
Para iniciar a tela de cadastro de Classificação de Cargos o usuário aciona o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de cadastro classificação cargo/função como mostra a figura a seguir:
A tela de cadastro de classificação do cargo/função é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório:
Classificação (Exterior ou Federal), Tipo (Comissionado, Efetivo ou Não Servidor/Cedido), DGA e Classe.
Cotação Dólar
Usuário aciona a opção do menu “Cotação Dólar”, o sistema irá exibir a tela de consulta de cotação já cadastradas conforme a figura abaixo.
Para iniciar a tela de cadastro de Cotação de Dólar o usuário aciona o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de cadastro da cotação do dólar como mostra a figura a seguir:
A tela de cadastro de cotação de dólar é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório:
Valor da Cotação e Data da Cotação.
Obs: A cotação do dia do dólar poderá ser inclusa diretamente na solicitação da diária caso não haja nenhuma cotação cadastrada para o dia.
Distância e Deslocamento
Usuário aciona a opção do menu “Distância e Deslocamento”, o sistema irá exibir a tela de consulta das Distâncias e Deslocamentos já cadastrados conforme a figura abaixo.
Para iniciar a tela de cadastro de Distância e Deslocamento o usuário aciona o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de cadastro de distância e deslocamento como mostra a figura a seguir:
A tela de cadastro de Distância e Deslocamento é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório:
Distância Inicial e Distância Final.
Feriados
Usuário aciona a opção do menu “Feriados”, o sistema irá exibir a tela de calendário conforme a figura abaixo.
Para cadastrar um feriado basta clicar em cima da data que deseja cadastrar e o sistema abrirá a tela de cadastro como mostra a figura a seguir:
A tela de cadastro de Feriado é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório: Tipo de Feriado, Abrangência do Feriado e Descrição.
Motivo
Usuário aciona a opção do menu “Motivo”, o sistema irá exibir a tela de consulta dos Motivos já cadastrados conforme a figura abaixo.
Para iniciar a tela de cadastro de Motivos o usuário aciona o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de cadastro de motivos como mostra a figura a seguir:
A tela de cadastro de Motivo é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório: Categoria e Descrição.
Caso o motivo cadastrado seja para uma categoria motivo do tipo federal, os campos de preenchimento obrigatório serão:
Categoria, Descrição, Quantidade, Gerenciado.
Obs.: a quantidade de diárias no motivo pode ser gerenciado sim ou não caso seja gerenciado o sistema irá controlar também a quantidade de diárias disponível no motivo.
Operação Especial
Usuário aciona a opção do menu “Operação Especial”, o sistema irá exibir a tela de consulta de Operação Especial já cadastrados conforme a figura abaixo.
Para iniciar a tela de cadastro de Operação Especial o usuário aciona o botão “Novo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de cadastro de operação especial como mostra a figura a seguir:
A tela de cadastro de Operação Especial é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório:
Descrição e Distância.
Gerencial Processo Licitação
Consultar Processo Licitação
Usuário aciona a opção do menu “Consultar Processo de Licitação”, o sistema irá exibir a tela de consulta de Processo Licitação já cadastrados conforme a figura abaixo.
Para Criar um Novo Processo o usuário poderá acionar o botão “Atualizar Novo Processo”, em qualquer uma das extremidades da tela e o sistema irá exibir o formulário de cadastro do Processo Licitação como mostra a figura a seguir:
A tela de cadastro de Processo Licitação é composta pelos seguintes campos de preenchimento obrigatório:
Número do Processo, Número da Nota de Emprenho e Unidade Gestora.
Para cadastrar o processo os campos devem ser informados da seguinte forma: Número do Processo: XX/XXXXXX/ANO
Numero da Nota de empenho: ANONEXXXXX
E em seguida selecionar a unidade gestora.
Atualizar Saldo Reforço
A atualização de REFORÇO de processo, após a consulta do processo é realizada através do botão “
, como mostra a figura abaixo, dentro do processo já criado.