SEDIF – Instalação e Problemas Frequentes

Erro ao transmitir arquivo! 2003 - TRANSMITE_2003_PROT_INVALIDO

Este erro ocorre quando em nosso servidor a conexão por FTP (File Transfer Protocol) não está cofigurada e o SEDIF informa que o protocolo de conexão está inválido. É necessário encaminhar o incidente a equipe responsável para verificação (G12).

Erro de incompatibilidade com Banco de Dados

Este erro ocorre quando o usuário tenta atualizar o SEDIF e instala uma versão anterior a qual ele já possui, por exemplo ele possui a versão 1.0.5.45 e instala a 1.0.3.43, com isso ocorre a incompatibilidade de versão do banco de dados com a aplicação do SEDIF, para corrigir é necessário realizar a instalação com backup da versão mais atualizada do SEDIF.

Falha ao conectar ao servidor FTP

É necessário atualizar a versão para ter as configurações corretas do MS. É preciso realizar a instalação com backup do SEDIF em sua versão mais atualizada.

Print do erro.

Caso a reinstalação do SEDIF não resolva, é necessário verificar se não há nenhum antivírus/firewall/proxy bloqueando a conexão do SEDIF com o servidor. Caso já tenha verificado e descartado estas possibilidades execute o procedimento a seguir:

Pesquise no menu Iniciar “Opções da Internet”:

Após abrir vá na aba avançados e desça até a categoria Segurança e deixe somente o TLS 1.0 habilitado e desabilite os outros TLS e SSL exatamente como na imagem a baixo.

Após salvar feche o SEDIF e tente realizar a atualização novamente. Caso ainda não funcione, chame o nível 2.

9999 - Não foi possível conectar ao servidor da Secretaria da Fazenda

Trata-se de erro na infraestrutura local que pode estar relacionada a firewall, proxy ou outras limitações que impedem a conexão entre a máquina e o servidor da Secretaria da Fazenda. Outros contribuintes com esse mesmo problema conseguiram enviar a declaração utilizando-se de outro computador e/ou outra rede.

O aplicativo SEDIF-SN utiliza o protocolo FTP (File Transfer Protocol) para atualização de suas versões. Assim, para que a comunicação com a SEFAZ-SP funcione, é necessário que tanto a rede local quanto as configurações de firewall permitam essa transmissão utilizando o protocolo FTP sem restrições à porta 21 e demais portas utilizadas pelo protocolo.

É bastante comum nosso servidor ficar fora do ar no final do mês pois é o momento em que ocorre mais transmissões simultâneas causando a sobrecarga do servidor. Geralmente quando o servidor está indisponível uma quantidade considerável de incidentes referente ao SEDIF é aberta, verifique com o nível 2 se o servidor caiu ou não (somente após ter realizado todos os procedimentos possíveis).

Módulo assinador não pode ser carregado

O módulo da assinatura é um executável a parte “cc56a.exe” que precisa estar disponível no diretório do sistema SEDIF(C:\SimplesNacional\SEDIF) . Esse problema pode ser ocasionado pelo antivírus que apaga o arquivo ou o envia para a quarentena.

Para solucionar, desative o antivírus e adicione esse executável “cc56a.exe” na lista de exceções do mesmo antes de reinstalar o SEDIF. Outra possibilidade seria, após adiciona-lo a lista de exceções do antivírus, copie o arquivo de outra máquina que o possua.

Processo de assinatura não concluído

Para que a assinatura digital seja aceita é preciso que o usuário seja o responsável pelo estabelecimento ou que seja seu contador. É necessário verificar estes dados nos dados cadastrais do contribuinte (CCE – Cadastro do Contribuinte Estadual) e se certificar que o usuário é o responsável ou o contador do estabelecimento.

Erro de transmissão! "CRC Inválido"

Este erro é apresentado quando o CRC cadastrado para a empresa no SEDIF é diferente do CRC atualmente cadastrado em nosso sistema do CCE. Neste caso é necessário que o usuário verifique qual o contabilista correto, se estiver errado no SEDIF, realizar a correção no SEDIF, caso esteja errado no cadastro da empresa no CCE é necessário que ele atualize o cadastro da empresa, inserindo o contabilista atual através da FAC Online disponível no ICMS Transparente.

Erro de Transmissão! "Observação: 1009 - AUTORIZA_1009_CRC_INVALIDO"

Em alguns casos, os dados do contabilista estão corretamente cadastrados no CCE, porém ainda assim é apresentada a mensagem de “CRC Invalido”. Neste caso orientar o contribuinte a excluir o movimento de todos os períodos já realizados por essa IE (não transmitidos) antes de tentar transmitir novamente. A principio o problema parece ser causado por algum tipo de “cache” gerado pelo aplicativo durante o preenchimento e quando os dados cadastrais do contador são alterados o aplicativo parece buscar os dados antigos, portanto é necessário excluir os movimentos e então cadastra-los novamente.

Instalação Nova

Para realizar a instalação do SEDIF, acesse o link http://www.sedif.pe.gov.br/ e selecione a UF de Pernambuco e clique em Ok para baixar.

Após baixar, execute a aplicação e avance todas as etapas, instale e execute o programa.

Após executar será questionado se o usuário deseja verificar se há atualização, clique em SIM, selecione a UF de Mato Grosso do Sul e pressione OK e aguarde a verificação da atualização. Caso ocorra algum erro verifique se há alguma solução na aba de erros.

Instalação com Backup

Para realizar a instalação do SEDIF com backup, é necessário identificar onde o SEDIF do usuário está instalado, por padrão o programa é instalado no Disco Local C na pasta “SimplesNacional” (C:\SimplesNacional), para realizar o backup somente altere o nome da pasta para “SimplesNacionalBkp” ou outro nome qualquer.

Antes:

Depois:

Após alterar, realize a instalação normalmente do SEDIF e não o execute após finalizar a instalação. Após instalar será criado uma nova pasta no Disco Local C com o nome “SimplesNacional”, você deve copiar o arquivo “sedif.fdb” e a pasta “Dados” do backup que está na pasta “SimplesNacionalBkp > SEDIF” e colar dentro da pasta nova que foi criada “SimplesNacional > SEDIF”, substituir os arquivos e executar o SEDIF.

Com isso a instalação estará completa, caso ele possua algo para transmitir o acompanhe para testar a funcionalidade do sistema e verificar se o backup foi realizado corretamente.