Este documento é uma base dos erros e alertas reportados em relação à aplicação SEDIF e deverá ser utilizado pelos analistas para terem maior conhecimento destes erros e, se preciso for, alterar a mensagem do erro.
Confirmação de cadastro
Erros ou alertas dados ao confirmar o cadastro da tela em questão.
Contribuinte
O cadastro de contribuinte, diferente do cadastro de Identificação, tem seus erros de validação no próprio código fonte, ou seja, não está no Ato Cotepe. Tanto com relação a essas mensagens quanto com relação àquelas devidas a algum erro oriundo de validação por descompasso com o Ato Cotepe, deverá ser solicitada uma alteração, por demanda, para o setor de desenvolvimento, para que haja uma equiparação entre as validações da tela de identificação com as da tela do contribuinte.
O Nome da Empresa precisa ser preenchido.
Motivo: NOME_EMPR está em branco
Procedimento: Preencher o nome da empresa que se encontra em
branco.
O CNPJ precisa ser preenchido
Motivo: CNPJ está em branco
Procedimento: Preencher o CNPJ que se encontra em branco.
A Inscrição Estadual precisa ser preenchida
Motivo: IE em branco
Procedimento: Preencher a inscrição estadual que está em branco.
O conteúdo informado não atende a regra de formatação deste campo
Motivo: IE é inválida.
Procedimento: Preencher a inscrição estadual obedecendo à regra de formatação para aquela UF.
Este campo não pode ser nulo.
Motivo: CEP está em branco.
Procedimento: Preencher o CEP que se encontra em branco.
A quantidade de caracteres é inferior à mínima requerida.
Motivo: Quando o campo CEP menor que oito caracteres. Procedimento: Preencher o campo CEP com um código válido.
Este campo deve ter um conteúdo diferente de ”00000000”
Motivo: Quando CEP for igual a “00000000”.
Procedimento: Preencher o campo CEP com um código válido.
A quantidade de caracteres é inferior à mínima requerida.
Motivo: Quando o CEP_CP menor que oito caracteres e não nulo. Procedimento Preencher o campo CEP com um código válido.
Este campo deve ter um conteúdo diferente de ”00000000”.
Motivo: Quando o CEP_CP igual a “00000000”.
Procedimento: Preencher o campo CEP com um código válido.
A quantidade de caracteres é inferior a mínima requerida (4).
Motivo: quando IM está diferente de branco e menor que quatro caracteres.
Procedimento: Preencher a inscrição municipal correta, se tiver.
O Endereço precisa ser preenchido
Motivo: ENDE está em branco. Procedimento: Preencher o campo endereço.
O Número do Endereço precisa ser preenchido
Motivo: NUM está em branco.
Procedimento: Preencher o campo número do endereço.
O Bairro precisa ser preenchido
Motivo: BAIRRO está em branco Procedimento: Preencher o campo bairro.
O Município precisa ser preenchido
Motivo: COD_MUN está em branco. Procedimento: Preencher o código do município.
A quantidade de caracteres é inferior à mínima requerida (11).
Motivo: quando NIRE é diferente de nulo e menor que onze caracteres.
Procedimento: Preencher o número de identificação do registro de empresas da junta comercial com onze caracteres ou mais.
A UF – Unidade Federativa precisa ser preenchida
Motivo: UF está em branco
Procedimento: Preencher a unidade federativa.
O País precisa ser preenchido
Motivo: PAÍS está em branco Procedimento: Preencher o campo País.
O Nome do Responsável precisa ser preenchido
Motivo: NOME_RESP está em branco. Procedimento: Preencher o nome do Responsável.
A quantidade de caracteres é inferior à mínima requerida (8).
Motivo: NOME_RESP está menor do que oito caracteres
Procedimento: Preencher o nome do responsável com no mínimo oito caracteres.
O CPF do Responsável precisa ser preenchido
Motivo: CPF_RESP está em branco Procedimento: Preencher o CPF do responsável.
O Telefone do Contribuinte em Dados cadastrais precisa ser preenchido
Motivo: FONE está em branco
Procedimento: Preencher o telefone em dados cadastrais.
A Inscrição Estadual informada é inválida
Motivo: IE da UF é inválida e o CNPJ é diferente de nulo.
Procedimento: Preencher a inscrição estadual de acordo com as regras de cada unidade federativa.
O CNPJ informado é inválido
Motivo: CNPJ é diferente de nulo e inválido. Procedimento: Preencher o campo com o CNPJ correto.
O CPF do Contribuinte que foi informado é inválido
Motivo: CPF é diferente de nulo e inválido.
Procedimento: Não se deve preencher o CPF do contribuinte para o
SEDIF.
O CPF do Responsável que foi informado é inválido
Motivo: CPF_RESP é diferente de nulo e inválido. Procedimento: O campo com o CPF correto do responsável.
Inscrição Estadual já cadastrada!
Motivo: IE estiver repetida com a da UF Substituto
Procedimento: Verificar se não existe uma unidade federativa já cadastrada com esta mesma inscrição estadual ou verificar se já existe outro contribuinte cadastrado com esta inscrição.
A UF – Unidade Federativa é inválida. Selecione uma opção da lista.
Motivo: UF é Inválida.
Procedimento: Deve-se preencher a unidade federativa com o padrão de siglas UF de cada estado.
O Município informado é inválido. Selecione uma opção da lista.
Motivo: COD_MUN é inválida.
Procedimento: Deve-se preencher o campo do código do município com o um dos valores da listagem da tabela de municípios do IBGE, referida no Ato Cotepe como tabela externa IBGE, e de acordo com a unidade federativa selecionada.
A UF – Unidade Federativa no Endereço do Contabilista é inválida. Selecione uma opção da lista.
Motivo: Quando a UF do Contador for diferente de branco e inválida.
Procedimento: Deve-se preencher a unidade federativa com o padrão de siglas UF de cada estado.
O Município informado no Endereço do Contabilista é inválido. Selecione uma opção da lista.
Motivo: COD_MUN do Contador for diferente de branco e inválida.
Procedimento: Deve-se preencher o campo do código do município do contabilista com o um dos valores da listagem da tabela de municípios do IBGE, referida no Ato Cotepe como tabela externa IBGE, e de acordo com a unidade federativa selecionada.
O Código do Assinante informado em Responsável é inválido. Selecione uma opção da lista.
Motivo: COD_ASSIN for inválido.
Procedimento: Colocar no código do assinante um valor que contenha na lista da tabela externa, no Ato Cotepe, referente a COD_ASSIN.
O Nome do contador precisa ser preenchido.
Motivo: Nome do contador em branco. Procedimento: Preencher o nome do contador.
O CPF do contador precisa ser preenchido.
Motivo: Quando o CPF do contador está em branco. Procedimento: Preencher corretamente o CPF do contador.
O CRC do contador precisa ser preenchido.
Motivo: CRC do contador em branco.
Procedimento: Preencher corretamente o CRC do contador.
A UF do contador precisa ser preenchida.
Motivo: UF do contador em branco.
Procedimento: Preencher a unidade federativa do contador.
O telefone do contador precisa ser preenchido.
Motivo: Telefone do contador em branco. Procedimento: Preencher o telefone do contador.
O município do contador precisa ser preenchido.
Motivo: Município do contador em branco. Procedimento: Preencher o município do contador.
O CPF do contador que foi informado é inválido.
Motivo: O CPF informado do contador é inválido. Procedimento: Preencher corretamente o CPF do contador.
O CRC do contador que foi informado é inválido.
Motivo: CRC informado do contador inválido. Procedimento: Preencher corretamente o CRC do contador.
O CNPJ do contador que foi informado é inválido.
Motivo: CNPJ informado do contador inválido. Procedimento: Preencher o CNPJ do contador corretamente.
Erro ao salvar um novo perfil.
Motivo: Erro quando é criado um novo perfil.
Procedimento: Tentar novamente o processo, pois pode ter sido alguma instabilidade do sistema.
Erro ao obter novo perfil, inscrição estadual não informada.
Motivo: Para obter um novo perfil, é necessário informar a inscrição estadual.
Procedimento: Informar a inscrição estadual corretamente para que seja possível obter perfil.
Erro ao obter novo perfil, UF inválida.
Motivo: Para obter um novo perfil, é necessário informar uma UF
válida.
Procedimento: Preencher a UF de forma correta para que seja possível obter perfil.
Alerta, Perfil cadastral não preenchido.
Motivo: Para alteração na tabela de perfil do contribuinte, os campos do “Perfil cadastral” devem ser preenchidos.
Procedimento: Preencher o perfil cadastral.
A inscrição da UF XX é requerida para este campo.
Motivo: Erro, Inscrição estadual substituta não preenchida.
Procedimento: Preencher a inscrição estadual para a unidade federativa requerida.
A inscrição XXXXXX da UF XX não atende a regra de formatação deste campo.
Motivo: Quando a Inscrição estadual com formatação é inválida para as regras daquela unidade federativa.
Procedimento: Preencher corretamente a inscrição estadual de acordo com a unidade federativa requerida.
O campo login da UF XX é requerido quando a senha é preenchida.
Motivo: Quando o login da Inscrição substituta não foi preenchido.
Procedimento: Preencher o campo Login da unidade federativa requerida.
O campo senha da UF XX é requerido quando o login é preenchido.
Motivo: Quando a senha da Inscrição substituta não foi preenchida. Procedimento: Preencher a senha da unidade federativa requerida.
Contribuinte não pode ser removido. Existe movimento para o mesmo!
Motivo: Quando o contribuinte não pode ser excluído, pois há movimento.
Procedimento: Excluir primeiramente todos os movimentos daquele contribuinte antes de excluí-lo.
Erro ao salvar as UF’s substitutas.
Motivo: Instabilidade do sistema.
Procedimento: Cancelar tudo, fechar o programa e tentar repetir o processo.
Erro ao salvar um novo perfil.
Motivo: Instabilidade do sistema.
Procedimento: Cancelar tudo, fechar o programa e tentar repetir o processo.
DeSTDA
A Tela DeSTDA tem a maioria de seus erros resultantes de validação contra o Ato Cotepe onde há uma rotina genérica que verifica nesta norma as regras e gera as mensagens de erro ou apenas de alerta. No código fonte há só alguns alertas os quais seguem abaixo.
Você está declarando para Antecipação e Diferencial de Alíquotas um valor maior que R$ 10.000,00 (dez mil) reais.
Motivo: Alerta do Valor total a declarar. O alerta ocorre quando o somatório do valor total a declarar é maior que dez mil. Campo VL_TOT_DA.
Você está declarando para Substituição Tributária um valor maior que R$ 100.000,00 (cem mil) reais.
Motivo: Alerta do Valor total da substituição tributária. O alerta ocorre quando o valor total para a substituição tributária é maior que R$ 100.000,00 (cem mil) reais.
Gerar Documento
Na Tela de geração de documento há alguns alertas e erros que estão no código fonte. Relacionam-se ao processo de geração das cápsulas para futuramente serem transmitidas.
Uma cópia da mídia foi feita para o seguinte local: “diretório onde foi armazenado”.
Motivo: Alerta quando o local de armazenamento da cápsula é diferente da pasta padrão do sistema.
Falha na atualização da tabela “GERAÇÃO”
Motivo: Instabilidade. Erro ao atualizar dados na tabela de Geração. Procedimento: Tentar novamente o processo.
Registro não encontrado na tabela “GERAÇÃO”.
Motivo: Erro ao localizar dados na tabela de Geração. Procedimento: Tentar novamente o processo.
Falha na criação do registro na tabela “GERAÇÃO”.
Motivo: Instabilidade. Erro ao inserir dados na tabela de Geração. Procedimento: Repetir o processo.
Falha na criação do registro na tabela “ASSINATURA”.
Motivo: Instabilidade, Erro ao inserir dados na tabela de Assinatura. Procedimento: Repetir o processo.
Processo interrompido pelo usuário.
Motivo: Alerta de operação interrompida pelo usuário. Ocorre quando o usuário interrompe o processo no momento da geração do documento.
Iniciando Geração do arquivo Texto…
Motivo: Alerta ao iniciar geração dos documentos. Ocorre quando o processo de geração de documentos é iniciado.
Gerando arquivo texto…
Motivo: Alerta na geração dos documentos. Ocorre quando o processo de geração de documentos está em andamento.
Arquivo texto gerado com sucesso.
Motivo: Alerta ao concluir a geração dos documentos. Ocorre quando o processo de geração de documentos é finalizado com sucesso.
Os dados deste Movimento estão corrompidos, entre em contato com o Administrador do sistema.
Motivo: Erro. Os dados do movimento estão corrompidos. Ocorre quando o checkReg das tabelas do movimento estão inválidos.
Erro na geração do arquivo. Utilize a funcionalidade ”Complementos\Exportar” para detalhes sobre o erro.
Motivo: Erro na geração do arquivo texto gerado para validação.
Procedimento: Exportar o movimento, gerando um arquivo texto que possibilita a verificação dos detalhes do erro.
Assinando o arquivo…
Motivo: Alerta ao iniciar assinatura do arquivo.
Falha no processo de Assinatura. Arquivo corrompido.
Motivo: Erro no processo de Assinatura. Ocorre quando o CRC do arquivo está corrompido.
Procedimento: Excluir as cápsulas SEDIF geradas e tentar repetir o processo de assinatura.
Processo de assinatura não concluído: A pessoa constante do certificado digital não foi informada no arquivo como Contabilista ou Responsável pela Empresa perante a SEFAZ. Para assinar o arquivo do SEDIF é necessário que a pessoa constante do certificado digital seja a mesma informada no arquivo como Contabilista ou Responsável.
Motivo: Erro de validação. Pessoa contida no certificado não é a mesma informada na tabela contabilista ou responsável.
Procedimento: Utilizar a assinatura digital do responsável pelo contribuinte ou do contabilista declarados no SEDIF.
Arquivo assinado com sucesso.
Motivo: Alerta de processo de assinatura concluído com sucesso.
Erro na geração da mídia para transmissão.
Motivo: Instabilidade. Erro no processo da geração da mídia (cápsula). Procedimento: Tentar novamente.
Mídia para transmissão gerada com sucesso.
Motivo: Alerta. Mídia (cápsula) gerada com sucesso.
Erro na atualização dos dados da geração.
Motivo: Instabilidade. Erro na atualização dos dados da geração da mídia (cápsula).
Procedimento: Tentar repetir o processo.
O diretório selecionado para geração não existe e o sistema não conseguiu criar automaticamente.
Motivo: Quando o diretório para geração da mídia (cápsula) não existir e por políticas de grupos de usuários do sistema operacional não se permite que o usuário crie a pasta.
Procedimento: Verificar com o administrador as permissões para o usuário que usa o sistema SEDIF, dando-lhe permissão de criação de pastas na devida pasta de instalação do sistema SEDIF.
Erros ao resgatar valor do arquivo config_uf.ini
Motivo: Erro ao obter dados do arquivo config_uf.ini. Ocorre quando o sistema não consegue ler ou obter dados do arquivo de inicialização, onde ficam parametrizadas as configurações inicias de cada UF.
Procedimento: Reinstalar o sistema para que o arquivo seja restaurado.
Transmitir
Na Tela de transmissão há vários alertas e erros que estão no código fonte relacionados ao processo de transmissão das cápsulas que são criadas na tela de geração de documento.
Os dados desta declaração estão corrompidos, entre em contato com o Administrador do sistema.
Motivo: Erro ao verificar dados das tabelas do movimento. Antes de transmitir o sistema verificar checkReg das tabelas do movimento.
Procedimento: Tentar repetir todo o processo desde o cadastro do movimento.
Erro localizando o movimento.
Motivo: Inconsistência de dados na localização do movimento que será transmitido.
Procedimento: Tentar repetir todo o processo desde o cadastro do movimento.
Inscrição de Treinamento/Teste não permite transmissão.
Motivo: Alerta informando quando o usuário está usando uma inscrição de treinamento.
Procedimento: Utilizar uma inscrição estadual real para que seja possível a transmissão.
Erro localizando dados da geração.
Motivo: Não foi possível a localização dos dados da geração.
Procedimento: Gerar novamente as cápsulas e repetir o processo de transmissão.
Dados da assinatura não encontrados!
Motivo: Quando os dados da assinatura não são encontrados.
Procedimento: Gerar novamente as cápsulas e repetir o processo de transmissão.
Dados da geração não encontrados!
Motivo: Alerta, dados da geração não encontrados.
Procedimento: Gerar novamente as cápsulas e repetir o processo de transmissão.
Movimento não encontrado!
Motivo: Inconsistência de dados na localização do movimento que será transmitido.
Procedimento: Tentar repetir todo o processo desde o cadastro do movimento.
Mídia inválida!
Motivo: Erro ao validar CRC da mídia (cápsula) com a base de dados. Procedimento: Gerar novamente e repetir o processo de transmissão.
Mídia não encontrada!
Motivo: Erro ao localizar a mídia (cápsula).
Procedimento: Gerar novamente as cápsulas e repetir o processo de transmissão.
999 – Não foi possível conectar ao servidor da Secretaria da Fazenda, favor verifique sua conexão com a internet.
Motivo: Erro ao tentar se conectar aos servidores da fazenda. Procedimento: Verificar sua conexão com a internet.
Operação cancelada pelo usuário!
Motivo: quando a operação é interrompida pelo usuário, durante o processo de transmissão.
Erro ao obter tamanho do arquivo.
Motivo: Erro ao verificar tamanho da mídia.
Procedimento: Gerar novamente as cápsulas e repetir o processo de transmissão.
Não foi possível autorizar a transmissão, data de início não informada.
Motivo: Quando a data início não for informada.
Procedimento: Falha no processo de transmissão, repetir o processo.
Não foi possível autorizar a transmissão, protocolo de transmissão não informado.
Motivo: Quando o protocolo de transmissão não for informado.
Procedimento: Falha no processo de transmissão, repetir o processo.
Processando a UF: XX
Motivo: Alerta informativo de qual UF a mídia está sendo processada para ser transmitida.
Transferindo para UF: XX
Motivo: Alerta informativo de qual UF a mídia está sendo transmitida.
UF XX Não foi possível atualizar os campos login e senha
Motivo: Erro ao atualizar os campos login e senha.
Procedimento: Falha no processo de transmissão, repetir o processo.
Não foi possível escrever no disco.
Motivo: Quando o usuário não puder criar o arquivo por políticas de grupos de usuários do sistema operacional que não tem permissão para criação de arquivo no sistema operacional dentro da pasta do sistema SEDIF.
Procedimento: Verificar com o administrador as permissões para o usuário que usa o sistema SEDIF, dando-lhe permissão de criação arquivos na devida pasta de instalação do sistema SEDIF.
Erro ao carregar as configurações para a UF!
Motivo: Erro ao ler o arquivo de inicialização das configurações das unidades federativas.
Procedimento: Reinstalar o sistema SEDIF para que o arquivo seja restaurado.
Arquivo “config_uf.ini” não existe, reinstale o SEDIF!
Motivo: Quando o arquivo de inicialização das configurações das UF não for encontrado.
Procedimento: Reinstalar o sistema SEDIF para que o arquivo seja restaurado.
Não foi possível carregar a biblioteca: “diretório da dll”
Motivo: Erro ao carregar as bibliotecas da dll.
Procedimento: Reinstalar o sistema SEDIF para que a dll seja restaurada.
Configuração para UF não localizada: XX.
Motivo: Erro ao carregar as configurações de inicialização da unidade federativa.
Procedimento: Reinstalar o sistema SEDIF para que o arquivo seja restaurado.
Mensagens de erros retornadas do Webservice na rotina de autorizar transmissão.
Estas mensagens são disparadas pelo WebService através do método de autorizar transmissão que verificar a integridade dos dados antes do envio.
- Código: 0; Mensagem: Retorno OK.
Motivo: Operação efetuada com sucesso.
- Código: 4001; Mensagem: CNPJ/CPF Inválido.
Motivo: CNPJ/CPF Inválido. Procedimento: Cadastrar o CNPJ válido.
- Código: 4002; Mensagem: Inscrição Estadual Inválida.
Motivo: Inscrição estadual inválida.
Procedimento: Cadastrar a inscrição estadual válida.
- Código: 4003; Mensagem: Certificado Inválido.
Motivo: Certificado Inválido.
Procedimento: Utilizar um certificado válido.
- Código: 4004; Mensagem: Usuário não cadastrado.
Motivo: Usuário não cadastrado. Procedimento: Cadastrar usuário.
- Código: 4005; Mensagem: Senha Inválida.
Motivo: Senha Inválida. Procedimento: Utilizar a senha válida.
- Código: 4006; Aplicação Desconhecida.
Motivo: Aplicação Desconhecida.
- Código: 4007; Versão da aplicação desativada.
Motivo: Versão da aplicação desativada. Procedimento: Atualizar versão do sistema.
- Código: 4008; Versão da aplicação desconhecida.
Motivo: Versão da aplicação desconhecida.
Procedimento: Utilizar uma versão do sistema conhecida e a mais atual.
Mensagens de erros retornadas do Webservice na rotina de transmitir.
Estas mensagens são disparadas pelo WebService através do método de transmitir.
- Código: 0; Mensagem: Retorno OK.
Motivo: Operação efetuada com sucesso.
- Código: 5001; Mensagem: Período Fiscal Inválido.
Motivo: Período fiscal invalido. Procedimento: Verificar o período fiscal.
- Código: 5002; Mensagem: Inscrição Estadual Inválida.
Motivo: Inscrição estadual inválida.
Procedimento: Utilizar uma inscrição estadual válida.
Título do Box
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