Procedimento especifico para uma instalação nova, ou seja, quando não há restauração de backup.
Para iniciar a instalação, primeiro devemos nos certificar de algumas configurações que podem influenciar o seu bom funcionamento.
Atenção: 3 passos fundamentais!
- Primeiramente verifique se você está acessando a maquina com o usuário “Administrador”.
- Verifique se as Configurações de Controle de Conta de Usuário estão setadas no mínimo. (Escreva “controle de conta” no pesquisar do Menu Iniciar do Windows). É fundamental reiniciar o computador após alterar a configuração!
- Verifique se existe uma impressora padrão configurada nesta maquina.
Faça download do instalador do MIA “setupmia.exe”, ele se encontra no repositório: “\\s0336\InstaladorMia”. Utilize a sua senha de rede para acessa-lo.
Estando devidamente logado como administrador e com o instalador do MIA na area de trabalho siga o passo a passo adiante.
Após executar o setupmia.exe o MIA começará a ser instalado na maquina. Basta esperar até o instalador terminar de carregar.
Logo deve-se clicar em “Finish” e esperar a instalação do “BDE”.
Pronto, o BDE está instalado, podemos prosseguir com a instalação clicando em “Finish”.
Chegando nesta dela, deve-se esperar o próximo instalador abrir automaticamente. O Informix será instalado agora. Como no BDE não há segredo.
Pronto, Informix instalado! Clique em “Finish” e espere a confirmação de que o BDE e o Informix estão instalados.
Permissões nas pastas MIA e MIA_DADOS
Agora iremos conceder as permissões de compartilhamento e segurança para as pastas “MIA” e “MIA_DADOS”.
Clique em “Iniciar” e com clique com o botão direito em “Computador” e depois em “Gerenciar”.
Acesse respectivamente as opções: “Ferramentas de sistema”; Pastas compartilhadas” e “Compartilhamento”.
Agora escolha a pasta que receberá as permissões. Clique com o botão direito e depois em “Propriedade”.
Conceda a permissão “Controle total” para o usuário mia (mia@FAZENDA.MS) tanto na aba Permissões de compartilhamento” quanto em “Segurança”.
Pronto, com o BDE e o Informix instalados e configurados e as permissões foram devidamente concedida devemos executar o Fixaccess.
Para isso escreva no campo Executar o caminho para o arquivo, seguido de um espaço e o número que representa a soma do mês + dia atual. Exemplificando, uma instalação realizada no dia 24/07:
c:\\sef\agenfa\FixAccess.exe 31
Pronto, com o backup feito, basta verificar se o MIA está funcionando corretamente. Execute o MIA.exe na área de trabalho.
O MIA será aberto e começará a listar e compactar a base de dados. Nesta etapa alguns problemas podem ocorrer.
Se tudo der certo iremos para a tela principal do MIA. Entre com a matricula do usuário Teste “1” e a senha “1” . Informe a data de hoje e clique em “Não” na mensagem de “ATENÇÃO”
1ª Transmissão e FixSAM
Pronto, após isto devemos fazer a primeira transmissão. Vá ao menu “Rotina” depois em “Transmissão” e em “Enviar & Receber” e aguarde.
Após o processo ser concluido varias mensagens em vermelho indicaram diversos erros na atualização das tabelas.
Agora devemos corrigir os erros nas tabelas. Para isso executaremos o FixSAM. Ele deve estar na pasta Agenfa (C:\sef\agenfa) e só poderá ser executado pelo “Executar” ou pelo Prompt de comando”.
<
Verificação do MIA
Passemos para a verificação dos DAEMS e das NFP/a. As informações necessária são: Nº Inicial, Nº Final, Nº da ultima emitida e Nº final da carga em uso. Verifique quais foram as ultimas emitidas (As ultimas da lista) e tire um print da tela (Caso fizer isto mencione no incidente que o fez e NÃO esqueça de renomear os arquivos para respectivamente DAEMS e NFPA.
Agora, devemos printar a consulta dos Parâmetros:
Instalação Concluída!
Lembrando que, é necessário comunicar a Ana Julieta para a criação do parâmetro para essa nova instalação.
Checklist para resolução de erros:
- A Configuração de conta de usúarios está no minimo?
- A Maquina foi reiniciada após mudança nas configurações de conta de usuario?
- Instalação foi feita com o usuario Administrador?
- Permissão nas pastas MIA e MIA_DADOS?
- Backup foi colocado no disco C:\?
- Verifique o LOG do MIA no “C:\winnt\system\mia.txt