Antes de começar a instalação, confirmar com o usuário qual sistema ele(a) realmente utiliza.
Muitos confundem AUTOCOM Cliente com ECF.
Acesse como administrador e dê a permissão para o usuário que utiliza a máquina como administrador também. Feito isso, peça para o usuário acessar seu login de rede. (a instalação deverá ser feita no acesso do usuário).
Importante ressaltar que: O AUTOCOM instala para Fiscais de Rendas, Agenfas e Postos Fiscais.
ECF e PROCESSOS instalam para usuários da UNICAC.
– Acesse o servidor \\ms\repositorio\datalocal\autocom\InstalacaoAtualizacaoAutocom\Autocom e localize e copie o diretório “InstalacaoAtualizacaoAutocom”, para o Desktop do usuário pois no diretório se encontra os arquivos referentes à instalação e atualização dos sistema Autocom.
Nesta pasta se encontra os updates dos três sistemas.
AUTOCOM
Acesse a pasta “InstalacaoAtualizacaoAutocom“, Localize o arquivo “UpdateAutocomCliente.bat” e execute-o. Este procedimento irá copiar os arquivos de atualização e instalação dos drivers necessário para executar a aplicação e também para acesso à base de dados SQL Client. (Verifique se realmente foram copiados os arquivos).
Caso a solicitação de instalação for de Fiscal de Rendas será necessária à instalação dos drivers de conexão do Informix, executando o arquivo “Setup.exe” localizado em \\aasrvauto\publico\InstalacaoAtualizacaoAutocom\Informix; após este procedimento se houver erro de execução, favor comunicar os Analistas de Sistemas do Sistema Autocom para que os mesmos façam as verificações das configurações de acesso a base de dados.
Em caso de plataforma 64 bits é necessário fazer o download e instalação do INFORMIX pelo caminho: \\s371\BI_GQL\suporte_gql\gql_instalacao e procurar a pasta informix.
Configuração dos arquivos “hosts” e “services”:
Após instalar e configurar o Informix Autocom, agora terá que configurar os arquivos do sistema que são o “hosts” e “services” que se encontram em: C:\windows\system32\drivers\etc
Deve–se abrir os arquivos pelo Bloco de Notas e salvar sem alterar nome de arquivo e nem a extensão e se não conseguir salvar é por falta de permissão de Administrador Local da máquina para o perfil do login carregado.
Configuração hosts
Utilizar os seguintes dados da mesma forma que se encontra na imagem abaixo: 10.1.2.102 sefaz-sig
Utilizar os seguintes dados da mesma forma que se encontra na imagem abaixo: sefaz_sig 50001/tcp
Após isso, realizar as configurações de dados ODBC
Acesse o painel de controle na máquina do usuário -> ferramentas administrativas -> Fontes de dados ODBC.
Dentro da fontes de dados ODBC, clicar em adicionar e procurar IBM informix ODBC Driver Setup na listagem.
Na primeira aba, “General”, informar Ifx_ods_fazenda_autocom. A Descrição pode ficar em branco.
Na próxima aba, “connections”, colocar os dados como os que estão especificados na tela abaixo:
No Campo Password: autocomods2007
Após essas configurações, acessar a pasta Autocom que se encontra no c:\autocom, procurar o atalho do Autocomclient.exe e enviar para área de trabalho.
Renomeie este arquivo para que fique apenas com a nomenclatura Autocom e peça para o usuário testar a funcionalidade do sistema.
ECF (Somente para UNICAC)
Acesse o servidor AASRVAUTO e entre no diretório compartilhado “Publico” – \\aasrvauto\publico – e localize e copie o diretório “InstalacaoAtualizacaoAutocom”, para o Desktop do usuário pois no diretório se encontra os arquivos referentes à instalação e atualização dos sistema ECF – Autocom.
Localize o arquivo “UpdateECF.bat” e execute-o. Este procedimento irá copiar os arquivos de atualização e instalação dos drivers necessário para executar a aplicação e também para acesso à base de dados.
Após realizar o updateECF.bat, abrir o diretório c:\autocom e envie o atalho ECF para a área de trabalho.
Peça para o usuário testar a funcionalidade do sistema.
Processos
Acesse o servidor AASRVAUTO e entre no diretório compartilhado “Publico” – \\aasrvauto\publico – e localize e copie o diretório “InstalacaoAtualizacaoAutocom”, para o Desktop do usuário pois no diretório se encontra os arquivos referentes à instalação e atualização do Processos.
Localize o arquivo “UpdateProcesso.bat”e execute-o. Este procedimento irá copiar os arquivos de atualização e instalação dos drivers necessário para executar a aplicação e também para acesso à base de dados.
Acesse o caminho c:\autocom e envie para a área de trabalho o atalho Processos.
Após estes procedimentos fazer a instalação do BDE, executando o arquivo “Setup.exe” localizado em:
\\aasrvauto\publico\InstalacaoAtualizacaoAutocom\InstallBDE e configurar o acesso ao Banco de Dados (comunicar os Analistas de Sistemas em caso de que alguma configuração não dê certo conforme o que consta no manual).
Verificar o sistema operacional do usuário, se é 32 ou 64 bits para realizar tal instalação.
A instalação do BDE não tem dificuldades, apenas dê next e prossiga com a instalação até que conclua.
Após a instalação, terá que ser realizado a configuração do informix para a utilização do sistema processos:
Acesse o Painel de Controle -> Ferramentas administrativas -> Fontes de dados ODBC
Realizar as configurações de acordo com o que consta na imagem abaixo:
Na aba Fontes de dados de sistema será adicionado a configuração de SQL chamada PROCESSOS2005.
Nessa configuração serão informados Nome, Descrição e Servidor com devidas seleções descritas nos prints que se seguem.
Na aba Fonte de Dados de sistema clique em Adicionar e pela Barra de rolagem do lado direito encontrar o ítem SQL Server e clicar em Concluir para o início do preenchimento de configuração.
Criar driver SQL Server: PROCESSO2005
Servidor: S907\ITC007
Sugestão para descrição: UnicacProcessos
Selecione a opção: “Com autenticação do SQL Server..”
Usuário: usuarioautocom Senha: #xap19#.
(Lembrando que na senha, o ponto final “.” tem que ser informado).
Clique em Avançar.
Como especificado na tela acima, Selecione o Box Alterar o banco de dados padrão para UnicacProcessos.
Na próxima tela, apenas deixar marcado o Box “Executar conversão dos dados de caracteres” e clicar em concluir.
Após a conclusão, realize o teste de fonte de dados:
Conclua a instalação e teste o acesso com o usuário antes de finalizar a solicitação.