GQL – Instalação e Configuração BI GQL

Informações Importantes

1. Para Reset de Senha, falar com o Team Leader.
  2. Para alteração da senha depois do reset, orientar o usuário no acesso desse LINK.
  3. Para realizar a instalação/configuração do GQL, é necessário que o usuário tenha perfil de administrador na maquina.

Procedimento de Instalação

Abra o menu iniciar do computador e no campo de pesquisa digite “Executar“.

Em seguida digite o endereço de rede, dependendo do perfil do usuário, e tecle Enter:

GQL usuário:
\\s047\SOFTWARES HOMOLOGADOS\3 – Sistemas Internos\BI GQL thinApp\BI -GQL v7.0
Copie o arquivo “BI -GQL v7.0” para a máquina do usuário.

GQL Administrador:
\\s047\SOFTWARES HOMOLOGADOS\3 – Sistemas Internos\BI GQL thinApp\BI GQL v3.0 com excel 2007\BI executavel msi e copie o arquivo “BI GQL.msi” para a máquina do usuário.

Daremos continuidade na instalação do perfil: GQL Usuário.

Após executar a instalação do arquivo BI-GQL v6.msi como administrador, automaticamente será criada a pasta “BI-GQL (VMware ThinApp)” no caminho: c:/arquivos de programas (x86).

Dentro dessa pasta terá um arquivo chamado “BI-Query User.exe”.

Clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo e selecione a opção Enviar para > Área de Trabalho.

Em Seguida, renomeie o arquivo enviado para a Área de Trabalho para BI-GQL e execute-o. Após a execução do GQL será necessário realizar a configuração do sistema.

Dentro do GQL, irá abrir uma tela, clique em “Local Data Model” e no campo “Nome” digite o caminho a seguir ( \\ms\repositorio\BI_GQL\fazenda\modelos\BDFAZ ) > Abrir depois selecione o arquivo “Bdfaz” > Abrir.

Após selecionar o BDFAZ, o sistema apresentará duas mensagens de erro pois ainda não foi configurado a conexão com o banco.

De OK nos dois erros e em seguida acesse, dentro do GQL, o Menu Host > Connections > BROWSE e cole no campo “Nome” o caminho \\ms\repositorio\BI_GQL\fazenda\modelos > Abrir, procure e selecione o arquivo ifx_fronteiras.con e clique em abrir conforme imagem abaixo.

Após abrir, selecione a conexão correspondente e então clique em Done.

Feita a configuração, agora feche o GQL e execute-o novamente. Ao fechar irá aparecer uma mensagem para selecionar Sim ou Não. Sempre marque NÃO.

Reabrindo o GQL selecione a opção “Last Data Model”.

Peça ao usuário para acessar com seu login e senha de rede. Se após ele colocar suas credenciais apresentar erro, o problema estará relacionado a sua senha e será necessário o reset.

Configurando atalho BDFAZ e outros

Para acessar o GQL direto sem a necessidade de selecionar o modelo (Last Data Model ou Local Data Model) toda vez que abrir o sistema, execute os procedimentos a seguir:

Atalho BDFAZ

Execute o comando “Windows + R”, digite o diretório: \\ms\repositorio\bi_gql\fazenda\modelos\BDFAZ e clique em cima do arquivo “Bdfaz” com o botão direito do mouse > “Enviar para” > “Área de trabalho”. Agora o sistema abrirá direto para colocar Login e Senha.

SispatWeb (SAD)

Acesse \\ms\repositorio\bi_gql\administracao\modelos\patrimonio. Esse diretório possui 3 pastas que correspondem as secretarias. Acesse a pasta do órgão que solicitou a instalação/configuração.

Selecione o arquivo SispatWeb com o botão direito e envie para área de trabalho do usuário.

Se o arquivo na área de trabalho não estiver abrindo com o aplicativo GQL, clique com o botão direito em cima do atalho, depois em “Abrir com…” > Procurar outro aplicativo nesse PC.

Digite no campo “Nome” o caminho “C:\Program Files (x86)\BI-GQL (VMware ThinApp)”, depois selecione o executável “Bi-Query User” e clique em Abrir.

Pronto, o atalho estará configurado.

Observações Gerais

O procedimento acima de configuração dos atalhos será o mesmo para outros modelos dentro do servidor, tais como: SispatWeb SEJUSP, SED, Moveis_SispatWeb_2015_agraer.