Acessado através do menu: PORTAL DO PROFESSOR > PLANEJAMENTO AULA > LANÇAR PLANEJAMENTO AULA
Na tela inicial do “Planejamento”, o docente terá acesso ao botão , após clicar será direcionado para uma tela onde deverá selecionar o ano referência, curso e vigência, conforme abaixo:
Em seguida, serão apresentadas para seleção as turmas e disciplinas que o docente possui alocação/autorização, bastando que o docente selecione o turno e a turma desejada para dar sequência a inclusão do planejamento.

Na próxima tela, o docente irá confirmar os dados do planejamento, caso a turma já possua horário de aula cadastrado e confirmar a inclusão.

Ainda na tela inicial do Planejamento, o usuário terá acesso a uma pesquisa dos planejamentos já incluídos, ou seja, caso o sistema não disponibilize a seleção dos campos “Ano Referência” e “Vigência”, ou se o resultado da pesquisa não exibir o planejamento que o professor deseja acessar, significa que não foi realizada a inclusão de planejamento (s).
Sempre oriente o usuário a verificar o cronograma mensal com os prazos para o planejamento, que está disposto no Mural de informações na tela inicial do sistema, pois caso alguma das ações, como por exemplo a postagem de planejamento e análise do coordenador, estejam fora do período estabelecido, o sistema irá apresentar uma mensagem informando que ação requerida não poderá ser realizada fora do prazo.
Importante: O docente ou coordenador que perdeu algum prazo do planejamento e deseja solicitar prorrogação, deverá entrar em contato com a CFOR, através do telefone: 3341-0394.
A funcionalidade do Planejamento poderá apresentar problemas caso uma, ou mais de uma das telas mencionadas abaixo possuírem inconsistências, portanto será necessário realizar as seguintes verificações:
AUTORIZAÇÃO DE LANÇAMENTO
Menu: PORTAL DO PROFESSOR > ADMINISTRATIVO > AUTORIZAÇÃO DE LANÇAMENTO
Nesta tela conseguimos verificar se os usuários do sistema que são lotados na escola estão devidamente vinculados às suas respectivas turmas e disciplinas.
Serve para que docentes, coordenadores e administrativos tenham ações nos diários e planejamentos de sua responsabilidade.
Quando o docente já estiver corretamente alocado (Menu RH do antigo SGDE) nas suas turmas e disciplinas, não há necessidade de atribuir a autorização de lançamento.
Como os coordenadores possuem função gerencial na escola, a inclusão da autorização de lançamento para visualização dos planejamentos será obrigatória pois é preciso informar para o sistema quais são as turmas que estão sob reponsabilidade do coordenador.
A autorização de lançamento também deverá ser incluída caso o docente seja “substituto” ou precise assumir a turma antes do seu processo de contratação ter sido finalizado pois ainda não poderá ser alocado no Menu RH do antigo SGDE.
A inclusão da autorização deve ser realizada por um usuário administrativo da escola, da seguinte forma:
Incluir Autorização: Ao clicar no botão, o sistema irá apresentar uma tela com um campo para o preenchimento do CPF do usuário e um seletor para informar a condição do vínculo a ser atribuído.
Em seguida, o usuário responsável por incluir a autorização deverá informar a data início e a data final da vigência, em outras palavras, este é o prazo de validade da autorização. Após salvar, o usuário administrativo deverá retornar para a tela inicial da “Autorização de Lançamento” e localizar a opção “Vincular”, na coluna de ações, na frente do nome do autorizado.
Já na tela da “ação vincular” (), o administrativo irá filtrar as turmas/disciplinas disponíveis para o ano referência.
Para que o docente/coordenador seja autorizado em uma turma/disciplina é necessário que o campo “autorizado” esteja em branco. Após marcar a caixa “vincular” e salvar, o professor automaticamente estará autorizado para a turma.
Para os coordenadores a opção “Permite finalizar” também poderá ser selecionada de acordo com o critério da escola.
O mesmo procedimento descrito a cima, deverá ser realizado caso a escola queira desvincular um coordenador ou docente, basta que usuário administrativo desmarque o campo “vincular” e salve a alteração.
Consultar autorização: Após finalizar o procedimento de vinculação, é possível consultar o vínculo de cada um dos docentes, a fim de confirmar quem está ou não autorizado a realizar ações nos diários e planejamentos de uma turma/disciplina específica.
Editar Autorização: O sistema permite alteração das datas de início e fim da vigência, lembrando que após o término da vigência, tanto professores quanto coordenadores não terão mais acesso aos diários e planejamentos da turma, mesmo que possuam uma autorização. Orientar a secretaria da escola a prorrogar o prazo da vigência quando necessário.
HORÁRIO REGULAR
Menu: UNIDADE ESCOLAR > TURMA > SELECIONAR TURMA > AÇÃO: Horário da Turma > ABA: Horário regular
Possui vínculo direto com o diário online. Neste local deve ser feito o cadastro de todos os horários das disciplinas de cada uma das turmas, dia da semana, tempos, horários dos intervalos e afins, impactando diretamente no que será presentado no diário de classe de cada um dos professores.
Obs.: Caso um horário de reposição ou sábado letivo não esteja sendo apresentado no diário de frequência do professor, será necessário verificar também a aba Horário extra (dentro de Horário da Turma), e confirmar se esses horários foram lançados e se estão compatíveis com as legendas definidas no Calendário Escolar, exemplo: sábado letivo, família na escola e etc.
Procedimentos para corrigir problemas relacionados ao horário da turma:
No horário regular é possível alterar os tempos e as disciplinas de cada uma das turmas, contudo se este procedimento não é realizado corretamente, acaba gerando duplicidades e inconsistências no diário do professor.
Eventualmente a escola precisará alterar o quadro de horário, por conta de diversos motivos como disponibilidade do professor e etc.
Para que o sistema não apresente inconsistências é necessário criar uma nova vigência na aba “Funcionamento” (ícone do calendário), bastando o usuário informar a partir de qual data o novo quadro de horário entrará em vigor.
Caso a escola tenha alterado o quadro de horários sem criar nova vigência, o seguinte procedimento deverá ser orientado e acompanhado via telefone:
Importante: O procedimento deverá ser realizado por um funcionário da escola:
Procedimento para corrigir horário regular:
1º – Unidade escolar > Turma > Horário Da Turma> Horário Regular;
2º – Selecionar funcionamento e vigência > Pesquisar quadro de horário;
3º – Orientar a secretaria da escola a recadastrar o quadro de horário antigo > Salvar;
4º – Acessar a aba funcionamento > Clicar em Vigência ( );
*Atenção: Não confundir Funcionamento com Vigência.
5º – Cadastrar nova vigência informando a partir de qual data o novo quadro de horários entrou em vigor > Salvar;
6º – A secretaria da escola deverá preencher o novo quadro de horários, selecionando a segunda vigência cadastrada, dentro da aba Horário Regular > Salvar.
O horário da turma deverá ter somente um funcionamento cadastrado.
Realizar o seguinte procedimento caso a escola tenha cadastrado mais de um funcionamento:
1º – Unidade escolar > Turma > Horário Da Turma> Horário Regular;
2º – Deixar somente o 1º Tempo e apagar o restante;
3º – Deixar as disciplinas com a opção “Vago”;
4º – Preencher o horário INICIO e FIM com o horário total de funcionamento (Ex.: 13:00 as 17:25) > SALVAR. Em seguida na aba FUNCIONAMENTO será apresentada a opção de excluir o horário duplicado incorreto.
5º – Sair e acessar o sistema novamente, neste momento as datas já deverão estar corrigidas.
CALENDÁRIO UNIDADE ESCOLAR
Menu: UNIDADE ESCOLAR > CALENDÁRIO UNIDADE ESCOLAR
Nesta tela o usuário do sistema atribui os calendários para a sua Unidade Escolar, conforme os cursos oferecidos no ano referência. Cada modelo de calendário possui dados predefinidos com dias letivos e não letivos, férias, feriados e etc. A secretaria da escola deve se atentar a quantidade de dias letivos de cada modelo, pois estes vão indicar se o modelo poderá ser utilizado em uma turma semestral ou uma turma regular.
Exemplo de calendários cadastrados:
Caso alguma data não esteja sendo apresentada na tela de frequência do diário ou do planejamento do professor, orientar a secretaria da escola a verificar se no calendário a data em questão está definida como “letivo” ou “não letivo” e se o calendário atribuído para a turma afetada está correto.
Exemplo de legendas para dias letivos (em verde), não letivos (em cinza):
Dica: Após confirmar que todas as informações contidas nas telas acima estejam corretas, verifique se o problema foi corrigido.
Caso o sistema ainda apresente problema no Planejamento, instrua o responsável da escola a forçar a atualização dos dados (em todas as telas acima) clicando no botão “Salvar”, sem alterar os dados que já estavam preenchidos pela escola.
Oriente o usuário a sair do sistema e retornar para a página do planejamento.
Se o problema persistir mesmo após a realização de todos os procedimentos contidos acima, avise oTeam Leader antes de encaminhar o atendimento para a equipe responsável.
Problemas no planejamento relacionados ao Coordenador
- Caso o coordenador abra um incidente informando que não está conseguindo acessar o menu referente à análise de planejamento (Orientação pedagógica):
1º – Confirme se o usuário possui a permissão de coordenador no GSI, em seguida verifique se o usuário possui a respectiva autorização de lançamento (no eSGDE) para a função “Coordenador”;
2ª – Questione o usuário afetado a respeito do perfil de acesso selecionado no seu eSGDE, pois é possível que ele possua perfil de docente e perfil de coordenador ao mesmo tempo. Neste caso oriente o usuário a clicar em “Trocar Unidade Escolar” (imagem abaixo) para confirmar o perfil “Coordenador”.
Para alterar o perfil, basta clicar no ícone da “casa” ou no nome da cidade.
- Quando um docente informar que não está conseguindo enviar o planejamento para a orientação pedagógica, será necessário confirmar se a turma possui coordenador com a autorização de lançamento vinculada à turma. Neste caso o próprio sistema irá apresentar um erro:
A secretaria da escola deverá atribuir autorização de lançamento ao coordenador.
- Em alguns casos a escola poderá abrir um incidente relatando que o Coordenador não está visualizando o planejamento de um determinado Docente/Turma, neste caso se faz necessário confirmar se o docente realmente enviou o planejamento para a orientação pedagógica, pois o coordenador somente terá acesso ao planejamento depois que o docente efetuar o envio.