e-SGDE – Planejamento de Aula

Acessado através do menu: PORTAL DO PROFESSOR > PLANEJAMENTO AULA > LANÇAR PLANEJAMENTO AULA

Na tela inicial do “Planejamento”, o docente terá acesso ao botão , após clicar será direcionado para uma tela onde deverá selecionar o ano referência, curso e vigência, conforme abaixo:

Em seguida, serão apresentadas para seleção as turmas e disciplinas que o docente possui alocação/autorização, bastando que o docente selecione o turno e a turma desejada para dar sequência a inclusão do planejamento.

Observe que neste caso o professor possui planejamentos cadastrados (simbolizados pelo ícone “i”), e planejamentos a serem cadastrados (check-box).

Na próxima tela, o docente irá confirmar os dados do planejamento, caso a turma já possua horário de aula cadastrado e confirmar a inclusão.

Nesta imagem temos o exemplo de uma turma sem horário de aula cadastrado. Para que o planejamento possa ser incluído, oriente a secretaria da escola a verificar o Horário Regular e o Período de avaliação.

Ainda na tela inicial do Planejamento, o usuário terá acesso a uma pesquisa dos planejamentos já incluídos, ou seja, caso o sistema não disponibilize a seleção dos campos “Ano Referência” e “Vigência”, ou se o resultado da pesquisa não exibir o planejamento que o professor deseja acessar, significa que não foi realizada a inclusão de planejamento (s).


Sempre oriente o usuário a verificar o cronograma mensal com os prazos para o planejamento, que está disposto no Mural de informações na tela inicial do sistema, pois caso alguma das ações, como por exemplo a postagem de planejamento e análise do coordenador, estejam fora do período estabelecido, o sistema irá apresentar uma mensagem informando que ação requerida não poderá ser realizada fora do prazo.


Importante: O docente ou coordenador que perdeu algum prazo do planejamento e deseja solicitar prorrogação, deverá entrar em contato com a CFOR, através do telefone: 3341-0394.


A funcionalidade do Planejamento poderá apresentar problemas caso uma, ou mais de uma das telas mencionadas abaixo possuírem inconsistências, portanto será necessário realizar as seguintes verificações:

AUTORIZAÇÃO DE LANÇAMENTO

Menu: PORTAL DO PROFESSOR > ADMINISTRATIVO > AUTORIZAÇÃO DE LANÇAMENTO

Nesta tela conseguimos verificar se os usuários do sistema que são lotados na escola estão devidamente vinculados às suas respectivas turmas e disciplinas.

Serve para que docentes, coordenadores e administrativos tenham ações nos diários e planejamentos de sua responsabilidade.

Quando o docente já estiver corretamente alocado (Menu RH do antigo SGDE) nas suas turmas e disciplinas, não há necessidade de atribuir a autorização de lançamento.

Como os coordenadores possuem função gerencial na escola, a inclusão da autorização de lançamento para visualização dos planejamentos será obrigatória pois é preciso informar para o sistema quais são as turmas que estão sob reponsabilidade do coordenador.

A autorização de lançamento também deverá ser incluída caso o docente seja “substituto” ou precise assumir a turma antes do seu processo de contratação ter sido finalizado pois ainda não poderá ser alocado no Menu RH do antigo SGDE.

A inclusão da autorização deve ser realizada por um usuário administrativo da escola, da seguinte forma:

Incluir Autorização: Ao clicar no botão, o sistema irá apresentar uma tela com um campo para o preenchimento do CPF do usuário e um seletor para informar a condição do vínculo a ser atribuído.

Em seguida, o usuário responsável por incluir a autorização deverá informar a data início e a data final da vigência, em outras palavras, este é o prazo de validade da autorização. Após salvar, o usuário administrativo deverá retornar para a tela inicial da “Autorização de Lançamento” e localizar a opção “Vincular”, na coluna de ações, na frente do nome do autorizado.

Já na tela da “ação vincular” (), o administrativo irá filtrar as turmas/disciplinas disponíveis para o ano referência.

Para que o docente/coordenador seja autorizado em uma turma/disciplina é necessário que o campo “autorizado” esteja em branco. Após marcar a caixa “vincular” e salvar, o professor automaticamente estará autorizado para a turma.

Para os coordenadores a opção “Permite finalizar” também poderá ser selecionada de acordo com o critério da escola.

O mesmo procedimento descrito a cima, deverá ser realizado caso a escola queira desvincular um coordenador ou docente, basta que usuário administrativo desmarque o campo “vincular” e salve a alteração.

Consultar autorização: Após finalizar o procedimento de vinculação, é possível consultar o vínculo de cada um dos docentes, a fim de confirmar quem está ou não autorizado a realizar ações nos diários e planejamentos de uma turma/disciplina específica.

Editar Autorização: O sistema permite alteração das datas de início e fim da vigência, lembrando que após o término da vigência, tanto professores quanto coordenadores não terão mais acesso aos diários e planejamentos da turma, mesmo que possuam uma autorização. Orientar a secretaria da escola a prorrogar o prazo da vigência quando necessário.

HORÁRIO REGULAR

Menu: UNIDADE ESCOLAR > TURMA > SELECIONAR TURMA > AÇÃO: Horário da Turma > ABA: Horário regular

Possui vínculo direto com o diário online. Neste local deve ser feito o cadastro de todos os horários das disciplinas de cada uma das turmas, dia da semana, tempos, horários dos intervalos e afins, impactando diretamente no que será presentado no diário de classe de cada um dos professores.

Obs.: Caso um horário de reposição ou sábado letivo não esteja sendo apresentado no diário de frequência do professor, será necessário verificar também a aba Horário extra (dentro de Horário da Turma), e confirmar se esses horários foram lançados e se estão compatíveis com as legendas definidas no Calendário Escolar, exemplo: sábado letivo, família na escola e etc.

 

Procedimentos para corrigir problemas relacionados ao horário da turma:

No horário regular é possível alterar os tempos e as disciplinas de cada uma das turmas, contudo se este procedimento não é realizado corretamente, acaba gerando duplicidades e inconsistências no diário do professor.

Eventualmente a escola precisará alterar o quadro de horário, por conta de diversos motivos como disponibilidade do professor e etc.

Para que o sistema não apresente inconsistências é necessário criar uma nova vigência na aba “Funcionamento” (ícone do calendário), bastando o usuário informar a partir de qual data o novo quadro de horário entrará em vigor.


Caso a escola tenha alterado o quadro de horários sem criar nova vigência, o seguinte procedimento deverá ser orientado e acompanhado via telefone:

Importante: O procedimento deverá ser realizado por um funcionário da escola:


Procedimento para corrigir horário regular:

1º – Unidade escolar > Turma > Horário Da Turma> Horário Regular;

2º – Selecionar funcionamento e vigência > Pesquisar quadro de horário;

3º – Orientar a secretaria da escola a recadastrar o quadro de horário antigo > Salvar;

4º – Acessar a aba funcionamento > Clicar em Vigência (  );

*Atenção: Não confundir Funcionamento com Vigência.

5º – Cadastrar nova vigência informando a partir de qual data o novo quadro de horários entrou em vigor > Salvar;

6º – A secretaria da escola deverá preencher o novo quadro de horários, selecionando a segunda vigência cadastrada, dentro da aba Horário Regular > Salvar.


O horário da turma deverá ter somente um funcionamento cadastrado.


Realizar o seguinte procedimento caso a escola tenha cadastrado mais de um funcionamento:

1º – Unidade escolar > Turma > Horário Da Turma> Horário Regular;

2º – Deixar somente o 1º Tempo e apagar o restante;

3º – Deixar as disciplinas com a opção “Vago”;

4º – Preencher o horário INICIO e FIM com o horário total de funcionamento (Ex.: 13:00 as 17:25) > SALVAR. Em seguida na aba FUNCIONAMENTO será apresentada a opção de excluir o horário duplicado incorreto.

5º – Sair e acessar o sistema novamente, neste momento as datas já deverão estar corrigidas.

CALENDÁRIO UNIDADE ESCOLAR

Menu: UNIDADE ESCOLAR > CALENDÁRIO UNIDADE ESCOLAR

Nesta tela o usuário do sistema atribui os calendários para a sua Unidade Escolar, conforme os cursos oferecidos no ano referência. Cada modelo de calendário possui dados predefinidos com dias letivos e não letivos, férias, feriados e etc. A secretaria da escola deve se atentar a quantidade de dias letivos de cada modelo, pois estes vão indicar se o modelo poderá ser utilizado em uma turma semestral ou uma turma regular.

Exemplo de calendários cadastrados:


Caso alguma data não esteja sendo apresentada na tela de frequência do diário ou do planejamento do professor, orientar a secretaria da escola a verificar se no calendário a data em questão está definida como “letivo” ou “não letivo” e se o calendário atribuído para a turma afetada está correto.


Exemplo de legendas para dias letivos (em verde), não letivos (em cinza):


Dica: Após confirmar que todas as informações contidas nas telas acima estejam corretas, verifique se o problema foi corrigido.

Caso o sistema ainda apresente problema no Planejamento, instrua o responsável da escola a forçar a atualização dos dados (em todas as telas acima) clicando no botão “Salvar”, sem alterar os dados que já estavam preenchidos pela escola.

Oriente o usuário a sair do sistema e retornar para a página do planejamento.


Se o problema persistir mesmo após a realização de todos os procedimentos contidos acima, avise oTeam Leader antes de encaminhar o atendimento para a equipe responsável.

Problemas no planejamento relacionados ao Coordenador

  •  Caso o coordenador abra um incidente informando que não está conseguindo acessar o menu referente à análise de planejamento (Orientação pedagógica):

1º – Confirme se o usuário possui a permissão de coordenador no GSI, em seguida verifique se o usuário possui a respectiva autorização de lançamento (no eSGDE) para a função “Coordenador”;

2ª – Questione o usuário afetado a respeito do perfil de acesso selecionado no seu eSGDE, pois é possível que ele possua perfil de docente e perfil de coordenador ao mesmo tempo. Neste caso oriente o usuário a clicar em “Trocar Unidade Escolar” (imagem abaixo) para confirmar o perfil “Coordenador”.

Para alterar o perfil, basta clicar no ícone da “casa” ou no nome da cidade.

  • Quando um docente informar que não está conseguindo enviar o planejamento para a orientação pedagógica, será necessário confirmar se a turma possui coordenador com a autorização de lançamento vinculada à turma. Neste caso o próprio sistema irá apresentar um erro:

A secretaria da escola deverá atribuir autorização de lançamento ao coordenador.

  • Em alguns casos a escola poderá abrir um incidente relatando que o Coordenador não está visualizando o planejamento de um determinado Docente/Turma, neste caso se faz necessário confirmar se o docente realmente enviou o planejamento para a orientação pedagógica, pois o coordenador somente terá acesso ao planejamento depois que o docente efetuar o envio.