e-SGDE – Autorização de Lançamento

Menu: PORTAL DO PROFESSOR > ADMINISTRATIVO > AUTORIZAÇÃO DE LANÇAMENTO

Nesta tela conseguimos verificar se os usuários do sistema que são lotados na escola estão devidamente vinculados às suas respectivas turmas e disciplinas.

Serve para que docentes, coordenadores e administrativos tenham ações nos diários e Planejamentos de sua responsabilidade. 

Também possui ligação com o Livro Ponto, pois caso a escola possua um novo funcionário administrativo cujo o cadastro ainda não tenha sido lançado no Menu RH do antigo SGDE, será necessário atribuir uma autorização de lançamento.

Quando o docente já estiver corretamente alocado (Menu RH do antigo SGDE) nas suas turmas e disciplinas, não há necessidade de atribuir a autorização de lançamento.

A inclusão da autorização de lançamento para visualização dos diários será obrigatória para coordenadores pois é preciso informar para o sistema quais são as turmas que estão sob reponsabilidade de um determinado coordenador.

A autorização de lançamento também deverá ser incluída caso o docente seja “substituto” ou precise assumir a turma antes do seu processo de contratação ter sido finalizado pois ainda não poderá ser alocado no Menu RH do antigo SGDE.

A inclusão da autorização deve ser realizada por um usuário administrativo da escola, da seguinte forma:

Incluir Autorização: Ao clicar no botão, o sistema irá apresentar uma tela com um campo para o preenchimento do CPF do usuário e um seletor para informar a condição do vínculo a ser atribuído.

Em seguida, o usuário responsável por incluir a autorização deverá informar a data início e a data final da vigência, em outras palavras, este é o prazo de validade da autorização. Após salvar, o usuário administrativo deverá retornar para a tela inicial da “Autorização de Lançamento” e localizar a opção “Vincular”, na coluna de ações, na frente do nome do autorizado.

Já na tela da “ação vincular” (), o administrativo irá filtrar as turmas/disciplinas disponíveis para o ano referência.

Para que o docente/coordenador seja autorizado em uma turma/disciplina é necessário que o campo “autorizado” esteja em branco. Após marcar a caixa “vincular” e salvar, o professor automaticamente estará autorizado para a turma.

Para os coordenadores a opção “Permite finalizar” também poderá ser selecionada de acordo com o critério da escola.

O mesmo procedimento descrito a cima, deverá ser realizado caso a escola queira desvincular um coordenador ou docente, basta que usuário administrativo desmarque o campo “vincular” e salve a alteração.

Consultar autorização: Após finalizar o procedimento de vinculação, é possível consultar o vínculo de cada um dos docentes, a fim de confirmar quem está ou não autorizado a realizar ações nos diários e planejamentos de uma turma/disciplina específica.

Editar Autorização: O sistema permite alteração das datas de início e fim da vigência, lembrando que após o término da vigência, tanto professores quanto coordenadores não terão mais acesso aos diários e planejamentos da turma, mesmo que possuam uma autorização. Orientar a secretaria da escola a prorrogar o prazo da vigência quando necessário.


Obs.: Um usuário poderá atuar acumular mais de uma função, como por exemplo: Docente e Coordenador. Neste caso oriente a secretaria da escola a incluir 2 autorizações de lançamento diferentes.