Acessado através do menu: PORTAL DO PROFESSOR > DIÁRIO ONLINE > LANÇAR DIÁRIO.
Nesta tela os professores lançam a frequência dos alunos, notas, detalhes dos conteúdos a serem abordados em aulas e etc.
É possível simular o acesso de docente, selecionando o nome do professor responsável pelo diário de turma/disciplina a ser consultado, o diário de uma turma/disciplina será apresentado para o professor, caso ele esteja devidamente alocado (Menu RH – Antigo SGDE) ou possuir autorização de lançamento dentro do período de vigência informado.
Abaixo, veremos informações a respeito das “ações” mais utilizadas dentro do Diário de classe:
- Frequência: O professor seleciona a data de início e data final na tela da frequência a ser lançada, após listar as datas ele irá selecionar o dia e o tempo para marcar presença ou ausência para cada aluno. Por regra o sistema apresenta todos os alunos com presença “(.)”, e cabe ao professor lançar a falta “(F)”.
As datas e tempos exibidos pelo sistema deverão estar em conformidade com as informações contidas no quadro de horário da turma. Caso o sistema apresente datas incorretas ou duplicadas na tela de frequência, será necessário verificar se o horário regular da turma está correto.
- Avaliação: O professor deve cadastrar o tipo de avaliação, o tipo de média e salvar, em seguida poderá acessar a avaliação e lançar a nota de cada aluno. Ao final do bimestre o sistema calculará de forma automática a média.
- Finalizar diário: O procedimento deverá ser feito após a finalização do bimestre, mas não é exigida uma data limite para que o docente finalize. Após finalização do diário não é possível editar os dados e caso seja necessário realizar alguma edição posterior, a secretaria da escola deverá desfazer a finalização do diários antes de prosseguir.
Os diários poderão apresentar problemas caso alguns dos menus mencionados abaixo possuírem inconsistências, portanto será necessário realizar as seguintes verificações:
PERÍODO DE AVALIAÇÃO
Menu: ADMINISTRATIVO > PERÍODO DE AVALIAÇÃO
Na tela de pesquisa deverão ser informados: “ano de referência” e “tipo de curso”, ao avançar o usuário administrativo deverá cadastrar as datas de início e fim de cada um dos períodos de avaliação. Este cadastro é importante pois é através dele que o sistema irá gerar as datas para o diário online.
Importante:
– Caso o quadro do período de avaliação não esteja preenchido, os professores não conseguirão selecionar as datas de início e fim da frequência no diário online.
– O preenchimento é realizado pela secretaria da escola.
Atualmente o sistema possui 2 quadros diferentes para o “Período de avaliação”, são eles:
Bimestrais – Cursos de Ensino Fundamental e Ensino Médio (Inclusive cursos de AJA, EJA, técnico e profissionalizante, vinculados ao ensino regular)
Exemplo:
Semestrais – Cursos do AJA-MS TRAJETÓRIA e EJA Conectando saberes
Exemplos:
AUTORIZAÇÃO DE LANÇAMENTO
Menu: PORTAL DO PROFESSOR > ADMINISTRATIVO > AUTORIZAÇÃO DE LANÇAMENTO
Nesta tela conseguimos verificar se os usuários do sistema que são lotados na escola estão devidamente vinculados às suas respectivas turmas e disciplinas.
Serve para que docentes, coordenadores e administrativos tenham ações nos diários de sua responsabilidade.
Quando o docente já estiver corretamente alocado (Menu RH do antigo SGDE) nas suas turmas e disciplinas, não há necessidade de atribuir a autorização de lançamento.
Como os coordenadores possuem função gerencial na escola, a inclusão da autorização de lançamento para visualização dos diários será obrigatória pois é preciso informar para o sistema quais são as turmas que estão sob reponsabilidade do coordenador.
A autorização de lançamento também deverá ser incluída caso o docente seja “substituto” ou precise assumir a turma antes do seu processo de contratação ter sido finalizado pois ainda não poderá ser alocado no Menu RH do antigo SGDE.
A inclusão da autorização deve ser realizada por um usuário administrativo da escola, da seguinte forma:
Incluir Autorização: Ao clicar no botão, o sistema irá apresentar uma tela com um campo para o preenchimento do CPF do usuário e um seletor para informar a condição do vínculo a ser atribuído.
Em seguida, o usuário responsável por incluir a autorização deverá informar a data início e a data final da vigência, em outras palavras, este é o prazo de validade da autorização. Após salvar, o usuário administrativo deverá retornar para a tela inicial da “Autorização de Lançamento” e localizar a opção “Vincular”, na coluna de ações, na frente do nome do autorizado.
Já na tela da “ação vincular” (), o administrativo irá filtrar as turmas/disciplinas disponíveis para o ano referência.
Para que o docente/coordenador seja autorizado em uma turma/disciplina é necessário que o campo “autorizado” esteja em branco. Após marcar a caixa “vincular” e salvar, o professor automaticamente estará autorizado para a turma.
Para os coordenadores a opção “Permite finalizar” também poderá ser selecionada de acordo com o critério da escola.
O mesmo procedimento descrito a cima, deverá ser realizado caso a escola queira desvincular um coordenador ou docente, basta que usuário administrativo desmarque o campo “vincular” e salve a alteração.
Consultar autorização: Após finalizar o procedimento de vinculação, é possível consultar o vínculo de cada um dos docentes, a fim de confirmar quem está ou não autorizado a realizar ações nos diários e planejamentos de uma turma/disciplina específica.
Editar Autorização: O sistema permite alteração apenas da data fim da vigência, mantendo a data inicio bloqueada. Caso seja necessário alterar esta data inicial a secretária deverá excluir a autorização de lançamento do professor e inclui-la novamente com a data inicio da vigência correta. Lembrando que após o término da vigência, tanto professores quanto coordenadores não terão mais acesso aos diários e planejamentos da turma, mesmo que possuam uma autorização. Orientar a secretaria da escola a prorrogar o prazo da vigência quando necessário.
Obs.: Um usuário poderá atuar acumular mais de uma função, como por exemplo: Docente e Coordenador. Neste caso oriente a secretaria da escola a incluir 2 autorizações de lançamento diferentes.
CALENDÁRIO UNIDADE ESCOLAR
Menu: UNIDADE ESCOLAR > CALENDÁRIO UNIDADE ESCOLAR
Nesta tela o usuário do sistema atribui os calendários para a sua Unidade Escolar, conforme os cursos oferecidos no ano referência. Cada modelo de calendário possui dados predefinidos com dias letivos e não letivos, férias, feriados e etc. A secretaria da escola deve se atentar a quantidade de dias letivos de cada modelo, pois estes vão indicar se o modelo poderá ser utilizado em uma turma semestral ou uma turma regular.
Exemplo de calendários cadastrados:
Caso alguma data não esteja sendo apresentada na tela de frequência do diário ou do planejamento do professor, orientar a secretaria da escola a verificar se no calendário a data em questão está definida como “letivo” ou “não letivo” e se o calendário atribuído para a turma afetada está correto.
Exemplo de legendas para dias letivos (em verde), não letivos (em cinza):
HORÁRIO REGULAR
Menu: UNIDADE ESCOLAR > TURMA > SELECIONAR TURMA > AÇÃO: Horário da Turma > ABA: Horário regular
Possui vínculo direto com o diário online. Neste local deve ser feito o cadastro de todos os horários das disciplinas de cada uma das turmas, dia da semana, tempos, horários dos intervalos e afins, impactando diretamente no que será presentado no diário de classe de cada um dos professores.
Obs.: Caso um horário de reposição ou sábado letivo não esteja sendo apresentado no diário de frequência do professor, será necessário verificar também a aba Horário extra (dentro de Horário da Turma), e confirmar se esses horários foram lançados e se estão compatíveis com as legendas definidas no Calendário Escolar, exemplo: sábado letivo, família na escola e etc.
Procedimentos para corrigir problemas relacionados ao horário da turma:
No horário regular é possível alterar os tempos e as disciplinas de cada uma das turmas, contudo se este procedimento não é realizado corretamente, acaba gerando duplicidades e inconsistências no diário do professor.
Eventualmente a escola precisará alterar o quadro de horário, por conta de diversos motivos como disponibilidade do professor e etc.
Para que o sistema não apresente inconsistências é necessário criar uma nova vigência na aba “Funcionamento” (ícone do calendário), bastando o usuário informar a partir de qual data o novo quadro de horário entrará em vigor.
Caso a escola tenha alterado o quadro de horários sem criar nova vigência, o seguinte procedimento deverá ser orientado e acompanhado via telefone:
Importante: O procedimento deverá ser realizado por um funcionário da escola:
Procedimento para corrigir horário regular:
1º – Unidade escolar > Turma > Horário Da Turma> Horário Regular;
2º – Selecionar funcionamento e vigência > Pesquisar quadro de horário;
3º – Orientar a secretaria da escola a recadastrar o quadro de horário antigo > Salvar;
4º – Acessar a aba funcionamento > Clicar em Vigência ( );
*Atenção: Não confundir Funcionamento com Vigência.
5º – Cadastrar nova vigência informando a partir de qual data o novo quadro de horários entrou em vigor > Salvar;
6º – A secretaria da escola deverá preencher o novo quadro de horários, selecionando a segunda vigência cadastrada, dentro da aba Horário Regular > Salvar.;
Após procedimento, acessar o diário da professora e proceder da seguinte forma:
1º – Deixar os alunos com presença em TODOS os dias e salvar o diário;
2º – Apagar o conteúdo do diário nas datas duplicadas e salvar;
3º – Acessar a tela da frequência e selecionar a opção “Corrigir datas” (não precisa selecionar as datas início e fim)
4º – Sair e acessar o sistema novamente, neste momento as datas já devem estar corrigidas.
O horário da turma deverá ter somente um funcionamento cadastrado.
Realizar o seguinte procedimento caso a escola tenha cadastrado mais de um funcionamento:
1º – Unidade escolar > Turma > Horário Da Turma> Horário Regular
2º – Deixar somente o 1º Tempo e apagar o restante
3º – Deixar as disciplinas com a opção “Vago”
4º – Preencher o horário INICIO e FIM com o horário total de funcionamento (EX: 13:00 as 17:25) > SALVAR. Em seguida na aba FUNCIONAMENTO será apresentada a opção de excluir o horário duplicado incorreto.
Após procedimento, acessar o diário da professora e proceder da seguinte forma:
1º – Marcar presença para os alunos em todos os dias e salvar a “frequência”;
2º – Acessar a opção “conteúdo” do diário e apagar os dados incluídos nas datas duplicadas e salvar;
3º – Acessar a frequência do diário e selecionar a opção “Corrigir datas” (não precisa selecionar as datas início e fim)
4º – Sair e acessar o sistema novamente, neste momento as datas já deverão estar corrigidas.
Dica: Após confirmar que todas as informações contidas nas telas acima estejam corretas, verifique se o problema foi corrigido.
Caso o sistema ainda apresente problema no diário, instrua o responsável da escola a forçar a atualização dos dados (em todas as telas acima) clicando no botão “Salvar”, sem alterar os dados que já estavam preenchidos pela escola.
Oriente o usuário a sair do sistema e retornar para a página do diário.
Se o problema persistir mesmo após a realização de todos os procedimentos contidos acima, avise o Team Leader antes de encaminhar o protocolo de atendimento para a equipe responsável.
PROBLEMA PARA FINALIZAR DIÁRIO - Critério de Avaliação Incompleto
Quando um docente relatar problema para finalizar diário e o sistema apresentar a seguinte mensagem:
“O cadastro de critério de avaliação está incompleto. Nesse caso entre em contato com a TI da SED”
Será necessário confirmar os dados da escola, usuário(s) afetado(s) e coletar os dados da(s) turma(s) afetada(s), em seguida o chamado poderá ser encaminhado para SED-SGDE-Gestores, solicitando que seja feito o cadastro do critério de avaliação.