Conectividade – Verificações

PROBLEMAS DE CONECTIVIDADE

Descrição

Ação necessária quando o solicitante entra em contato informando que a rede do local ou em sua máquina não está operando normalmente.

Procedimento

A equipe de suporte nível dois deverá de maneira simples verificar se o computador está conectado à rede, realizando um teste de ping.

O teste no servidor local poderá ser feito da seguinte forma:

Pressione simultaneamente as teclas “Windows + R” para abrir a ferramenta Executar. Em seguida, digite “cmd” e clique em OK. No Prompt de comando, digite ping e o IP (x.x.x.x) da máquina que está sem rede, e pressione a tecla “Enter”. Se a conexão estiver normal, a informação abaixo irá aparecer:

“Disparando x.x.x.x com 32 bytes de dados:

Resposta de x.x.x.x bytes=32 tempo<1ms TTL=128

Resposta de x.x.x.x bytes=32 tempo<1ms TTL=128

Resposta de x.x.x.x bytes=32 tempo<1ms TTL=128

Resposta de x.x.x.x bytes=32 tempo<1ms TTL=128”

Caso precise realizar o teste de ping continuamente, ao final do comando inicial o técnico poderá adicionar “-t” e para pausar a verificação da conexão, apertar as teclas “Ctrl + C”.

Quando estiver sem rede, o “cmd” mostrará a seguinte informação:

“Disparando x.x.x.x: com 32 bytes de dados:

Resposta de x.x.x.x: Host de destino inacessível.

Resposta de x.x.x.x: Host de destino inacessível.

Resposta de x.x.x.x: Host de destino inacessível.

Resposta de x.x.x.x: Host de destino inacessível.”

Após realizar o teste de ping, a equipe de suporte nível dois poderá orientar o solicitante a reiniciar os equipamentos (máquina, switch, roteador), realizar um teste de troca de cabo ou ponto de rede, verificar se no local tem mais máquinas com o problema e quando começou.

Caso os procedimentos executados não resultem em sucesso, a equipe deverá verificar se nas visualizações da ferramenta SDP (Service Desk Plus) tem algum chamado dessa localidade com a equipe do NOC (Network Operations Center) ou encaminhar o chamado diretamente para equipe de infraestrutura.

Frequência de Atendimento

Sempre que necessário.

  1. Quem pode solicitar?

Colaboradores do estado do Mato Grosso do Sul.

  1. Forma de Solicitação

Mediante abertura de chamado.

  1. Para qual sistema?

Rede.

  1. Observações

As visualizações disponíveis na ferramenta para conectividade são:

  • CIRCUITO – Todos: onde é possível ver todos os chamados já gerados (fechados, abertos, resolvidos e pendentes). Funciona como um histórico de todos os chamados sobre circuito de dados registrados.
  • Circuito de Dados: contém apenas os chamados que precisam de atendimento por parte da operadora. Alguns já terão nota do protocolo aberto na operadora, e outros estarão aguardando posicionamento por parte da equipe NOC (NOC – Problemas de Internet), por isso além de verificar no Zabbix, a equipe de suporte nível dois deverá sempre consultar se existe algum chamado nessa visualização para a localidade que está em linha.

Caso a equipe encontre o chamado, o técnico deverá manter o seu chamado em aberto, informar ao solicitante que o problema está sendo verificado pela operadora, e o número desse novo chamado. A equipe só poderá encerrar o chamado que está em sua caixa, depois que a operadora realizar o atendimento e o chamado do NOC for encerrado. Será necessário retornar ao solicitante informando a normalização.

Todos os Circuitos de Dados do estado do Mato Grosso do Sul poderão ser monitorados através do link: http://monitoramento.sgi.ms.gov.br/zabbix. O sistema Zabbix monitora em tempo real a conexão da rede no estado e consegue informar se existe alguma queda ou oscilações nos locais.

G.M.G