Descrição
Ação necessária quando o solicitante precisa ter acesso a algum sistema ou quando um sistema específico não está disponível em seu acesso ou ainda em casos para acesso de arquivos ou pastas.
Procedimento
Disponibilizar sistemas (módulos) dentro de um Portal:
- Para o portal do ICMS Transparente, se for um contribuinte Estado do Mato Grosso do Sul, a equipe de suporte nível dois, através de um chamado, enviará a solicitação por e-mail a Coordenadoria Especial de Tecnologia da Informação (COTIN) e após retorno da referida coordenadoria confirmando o atendimento da solicitação, o contribuinte receberá a resolução do chamado por e-mail ou a equipe de suporte nível dois retornará informando sobre a efetivação da concessão.
- Para o portal de Sistemas da Secretaria de Educação (SED), é necessário inicialmente o solicitante realizar um pré-cadastro através do site http://www.sistemas.sed.ms. gov.br, menu “Solicitar Acesso Usuário”, informar seu CPF, preencher as informações e colocar no campo de observação o módulo que precisa ter acesso. Caso o usuário já possua o cadastro, ao informar o CPF somente o campo de observação irá aparecer e ele preencherá com os acessos que necessita. Ambas as solicitações no final serão enviadas para a equipe de Gestores da Educação realizar o atendimento.
Se houver necessidade e o usuário já possuir o cadastro no Portal de Sistemas da SED e quiser solicitar algum módulo específico, a equipe de suporte nível dois também poderá encaminhar diretamente pela ferramenta SDP (Service Desk Plus) o chamado para a equipe de Gestores da Secretaria de Educação.
Acesso aos Sistemas Institucionais
- Quanto ao colaborador do estado que necessitar solicitar acesso a algum módulo ou algum sistema mantido pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI), a equipe de suporte nível dois deverá orientá-lo acessar o site da SGI (http://www.sgi.ms.gov.br/) e clicar na opção “Acesso aos Sistemas Institucionais”, preencher todas as informações solicitadas, como nome do gestor, nome do colaborador e todos os sistemas que ele precisará acessar, e a continuidade do atendimento dependerá do envio oficial do documento assinado, através de um Ofício ou Comunicação Interna, via Sistema de Comunicação Eletrônica (eDOCMS).
Acesso a Pastas e Arquivos
- Quanto ao colaborador que necessitar acesso a um arquivo ou pasta no servidor, a equipe de suporte nível dois preencherá o chamado com todos requisitos pré-definidos para esse tipo de solicitação e encaminhará para a equipe de infraestrutura prestar o atendimento.
Frequência de Atendimento
Sempre que um colaborador ou contribuinte precisar de um acesso que ainda não possua.
Quem pode solicitar?
Qualquer colaborador ou contribuinte do estado.
Forma de Solicitação
Mediante abertura de chamado > Link Realizar Chamado ou através do formulário de Acesso aos Sistemas Institucionais.
Para qual sistema?
Pastas e arquivo no servidor
Sistemas da Secretaria de Educação – http://www.sistemas.sed.ms.gov.br/
ICMS Transparente – concessão de módulos – http://efazenda.servicos.ms.gov.br/
Todos os sistemas mantidos pela SGI.
Observações
Acesso aos Sistemas Institucionais: Após preenchimento do formulário um chamado será gerado na ferramenta de suporte e somente após os documentos chegarem por meio do eDOCMS a solicitação será atendida. Maiores informações na aba inicial do formulário “Como Solicitar Acesso? ”
Arquivos e Pastas: Os colaboradores poderão pedir acesso somente de leitura nas pastas ou arquivos, ou de leitura e gravação nas pastas.
G.M.G