O projeto Cadastro Eletrônico da Agropecuária (e-CAP) é uma iniciativa da Superintendência de Administração Tributária (SAT) juntamente com Coordenadoria Especial de Tecnologia da Informação (COTIN) que visa a desburocratização do processo de obtenção da Inscrição Estadual pelo produtor rural e a sua atualização, por meio da simplificação, aplicação de regras lógicas e integração com outros órgãos dispensando a apresentação de documentos e informações já disponibilizadas eletronicamente, desde a solicitação pelo interessado até a análise do pedido pela SEFAZ bem como a melhoria da qualidade dos dados, bem como permitindo a melhoria dos dados armazenados.
Serão disponibilizados os pedidos de inscrição, de atualização, de baixa, de reativação e de suspensão.
O processo de alteração cadastral é realizado através do link: http://efazenda.servicos.ms.gov.br/e-fazenda/login.aspx ou navegando pelo site http://www.fazenda.ms.gov.br.
Neste site o Contribuinte deve clicar no link “Cadastro Eletrônico de Contribuinte” (Fig. 1 ) e posteriormente no link “Cadastro Eletrônico da Agropecuária (e-CAP) ” (Fig. 2) para realizar seu cadastro como Contribuinte Agropecuário ou fazer alterações no seu cadastro já existente, figuras 3 e 4.
Figura 1- Tela principal do site http://www.fazenda.ms.gov.br
Figura 2 – Tela do “Cadastro Eletrônico do Contribuinte” para selecionar para qual “Pedido” deseja realizar a operação
Figura 3 – Tela do “Cadastro Eletrônico do Contribuinte” para selecionar o segmento (se CAP ou CCIS)
Figura 4 – Tela para selecionar o tipo de pedido
ACESSO AO PEDIDO DE ALTERAÇÃO DO E-CAP
Para iniciar o pedido de alteração o Contribuinte deverá informar os dados de identificação
(Fig. 5) para acessar as informações de seu cadastro e realizar as alterações necessárias.
Dados necessários para iniciar o pedido:
- Inscrição Estadual, código de acesso e senha
Figura 5 – Tela de acesso
Descrição da tela
- Inscrição Estadual: Após informar a IE (Inscrição Estadual) o sistema irá buscar na base de dados para ver se é válida ou não;
Informação do Código de Acesso.
- Informação da Senha de acesso.
Após informar os dados de identificação e validado o acesso, o usuário deverá clicar no módulo “e-CAP – Alteração Cadastral”.
Figura 6 – Módulo “e-CAP – Alteração Cadastral”
Após clicar no ícone “e-CAP – Alteração Cadastral”, o usuário será direcionado para a tela de pedido eletrônico do CAP, conforme a figura abaixo.
Figura 7 – Tela do menu principal e-CAP
Descrição da tela:
- Dados Cadastrais: Mostra os dados do contribuinte cadastrados no e-CAP.
- Minhas Solicitações: Mostra todas as solicitações anteriormente cadastradas.
- Manual e-CAP: Mostra o manual e-CAP.
- Pedido de alteração Cadastral: Neste campo cria uma nova solicitação de alteração cadastral.
- Continuar Solicitação: Ao selecionar esta opção, mostra todas as inclusões feitas por uma solicitação já iniciada anteriormente, mas não concluída.
Figura 8 – Tela do pedido com a opção com a Alteração Cadastral selecionada para o Tipo de Pedido
Descrição da tela:
Tipos de Fac: Neste campo aparece após selecionar “Alteração Cadastral” como tipo de pedido, você pode selecionar o um tipo de alteração especifica ou todas para ver se há alguma outra informação desatualizada;
Condição do Produtor: Ao selecionar Alteração Cadastral, mostra a Condição do Produtor no e-CAP. Podendo ser alterada por outra Condição, sempre levando em conta o tipo de documento de propriedade ou posse.
Continuar: Confirma a opção do tipo de PEDIDO e condição do produtor selecionada.
Ao clicar em “Continuar”, se os dados informados estiverem corretos uma mensagem de confirmação será exibida, leia com atenção (Fig. 8).
Figura 9 – Mensagem de confirmação
IDENTIFICAÇÃO DO PROPRIETÁRIO DE QUEM ARRENDA
Após acessar o sistema com os dados do Contribuinte com contrato de arrendamento, cessão gratuita, comodato, parceria ou nu-propriedade a primeira tela exibida será a de Identificação do Proprietário de que está contratando a área. Caso a Inscrição do Proprietário da área não seja a informada, o contribuinte tem a opção de alterar o proprietário de qual contrata a área.
Figura 9 – Seleção do Proprietário da área arrendada
AVISO DE NÃO ATUALIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO DA ÁREA
Após selecionar o proprietário da área contratada, será verificado se este já fez sua atualização no e-CAP. Caso não tenha feito, será mostrado uma mensagem de não atualização, sendo enviado um e-mail ao proprietário da área contratada, informando que o contratante tentou realizar uma atualização no e-CAP.
Figura 10 – Aviso que o Proprietário da área não atualizou e-CAP
IDENTIFICAÇÃO
Após acessar o sistema com os dados do Contribuinte, e a confirmação de que o proprietário já atualizou seus dados no e-CAP, a primeira tela exibida será a de Identificação, onde, se o Contribuinte for pessoa Jurídica deverá informar os Dados Principais e Dados da Empresa, e se for pessoa Física deve informar os Dados Principais, Documentação, Cônjuge e Espólio.
Caso o Contribuinte possua cadastro junto a JUCEMS alguns desses dados serão exibidos preenchidos e desabilitados para edição, não sendo possível a alteração através deste sistema.
Na tela de Identificação na parte superior esquerda encontra-se o cabeçalho (Fig. 10) onde são identificados o nome da empresa, o CNPJ, a IE do Contribuinte, o Nome do imóvel e Município. Na parte superior a direita possui o botão “Sair” caso deseje desistir do pedido que ao clicar todas as alterações realizadas serão perdidas.
A tela também é subdivida em abas de navegação facilitando a visualização e entendimento da tela, no caso do contribuinte “pessoa jurídica” existem duas abas:
- Dados Principais – onde devem estar os dados principais do estabelecimento.
- Dados da Empresa – onde devem estar os dados do estabelecimento filial ou matriz e dados de alguns documentos.
Figura 10 – Cabeçalho do pedido
Dados Principais – Pessoa Jurídica
Descrição da tela de Identificação/Dados Principais – pessoa jurídica:
- Nome da tela: no topo aparecerá em destaque o nome da tela em que está navegando.
- Campos relacionados ao cadastro: O sistema exibirá os campos destinados a atualização cadastral da pessoa jurídica para os dados principais conforme a figura (Fig. 11).
- Anexar documentos: o sistema disponibiliza a opção de anexar os documentos por ABA e conforme cada a ABA que estiver serão exibidos os documentos correspondentes.
Figura 101 – Tela de Identificação/Dados principais para pessoa Jurídica
Dados da Empresa – Pessoa Jurídica
Nessa aba devem ser preenchidos os campos de documentação do estabelecimento.
Descrição da tela de Identificação/Dados da Empresa – pessoa jurídica:
-
- Nome da tela: no topo aparecerá em destaque o nome da tela em que está navegando.
- Campos relacionados ao cadastro: O sistema exibirá os campos destinados a atualização cadastral da pessoa jurídica para os dados da empresa conforme a figura (Fig. 12).
- Anexar documentos: o sistema disponibiliza a opção de anexar os documentos por ABA e conforme cada a ABA que estiver serão exibidos os documentos correspondentes.
Figura 12 – Tela de Identificação/Dados da Empresa para pessoa Jurídica
Dados Principais – Pessoa Física
Descrição da tela de Pessoa Física:
- Nome da tela: no topo aparecerá em destaque o nome da tela em que está navegando.
- Campos relacionados ao cadastro: O sistema exibirá os campos destinados a atualização cadastral da pessoa jurídica para os dados da empresa conforme a figura (Fig. 13).
- Anexar documentos: o sistema disponibiliza a opção de anexar os documentos por ABA e conforme cada a ABA que estiver serão exibidos os documentos correspondentes.
Figura 13 – Tela de Identificação/Dados Principais para pessoa do tipo Física
Documentação – Pessoa Física
Nessa aba deverá ser informado alguns dados complementares para o cadastro. Caso o contribuinte seja uma pessoa de outro país deverá marcar o campo “Pessoa Estrangeira” e preencher os campos adicionais (veja Fig. 14).
Figura 14 – Tela de Identificação/Documentação para pessoa do tipo Física
Cônjuge – Pessoa Física
Nessa aba deverá ser informado o estado civil e conforme a informação, o sistema exigirá os dados do cônjuge e anexar alguns documentos.
Tela de Cônjuge:
- Estado Civil: Seleciona o estado Civil, caso CASADO, deve informar o nome e o CPF do Cônjuge;
- Documentos: Anexar os documentos referentes ao cônjuge.
Espólio – Pessoa Física
Figura 15 – Tela de Cônjuge
Tela de Espólio:
- Espólio: caso tenha espólio, o usuário deverá habilitar a opção.
- Inventariante: caso habilitado a opção espólio, o usuário poderá inserir o inventariante informando o CPF e o nome do Inventariante.
- Documentos: Anexar os documentos referentes ao Espólio e inventariante.
Figura 16 – Tela de Espólio
ENDEREÇO DO ESTABELECIMENTO
Para alterar o endereço do estabelecimento é necessário clicar no menu “Endereço do Produtor”.
A tela de alteração do endereço do estabelecimento é igual tanto para pessoa do tipo jurídica quanto física.
Ao alterar o endereço do estabelecimento fique atento aos campos indicados com o asterisco vermelho (*) ele indica que o campo é de preenchimento obrigatório, pois o sistema não o deixará concluir as alterações caso não tenha sido preenchido corretamente estes campos.
Os dados serão pré-carregados conforme o cadastro realizado inicialmente. Em caso de alteração selecionar o botão “Alteração de Endereço”, e será necessário informar os anexos (Comprovante de Endereço)
Figura 17- Tela de Endereço do Produtor (a tela é igual tanto para pessoa física quanto jurídica)
ENDEREÇO DE CORRESPONDÊNCIA
Para alterar o endereço do estabelecimento é necessário clicar no menu “Endereço de Correspondente”.
Caso o endereço de correspondência seja o mesmo do estabelecimento, basta marcar o campo “Utilizar o endereço do Produtor” que o sistema irá copiar os mesmos dados informados na tela do endereço do Produtor.
A tela de alteração do endereço de correspondência é igual tanto para pessoa do tipo jurídica quanto física.
Na hora de alterar o endereço de correspondência fique atento aos campos indicados com o asterisco vermelho (*) ele indica que o campo é de preenchimento obrigatório, portanto o sistema não o deixará concluir as alterações caso não tenha sido preenchido corretamente estes campos.
Figura 18 – Tela de Endereço de Correspondência (a tela é igual tanto para pessoa física quanto jurídica)
ATIVIDADE ECONÔMICA
Pessoa Jurídica
Na tela de Atividade Econômica é obrigatório informar ao menos uma Atividade Econômica Principal e as Atividades secundarias (opcional), caso a Atividade Econômica Principal selecionada seja especifica para o credenciamento como substituto, o contribuinte também deverá informar o Dispositivo Legal que ampara seu pedido de inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS na condição de substituto tributário.
Para inserir uma Atividade Econômica (CNAE), clique no botão “Adicionar” e então o sistema abrirá uma tela de consulta de CNAE na qual o Contribuinte poderá consultar a atividade por meio do código ou descrição da mesma. Selecione uma ou mais atividade econômica na lista e clique no botão “Selecionar CNAE”. O sistema então retornará para a tela anterior com o CNAE selecionado. Se desejar remover uma Atividade Econômica, deve selecionar a Atividade Econômica desejada e clicar no botão “Remover” uma mensagem de alerta com os dados da atividade
selecionada irá aparecer na tela solicitando a confirmação da remoção.
Tela Atividade Econômica:
- Aba de navegação – para a tela de Atividade Econômica existem duas abas “Atividades” e “Tipo Unidade e Forma Atuação”;
- Botões – Para Buscar e incluir, remover ou reimportar as atividades econômicas na JUCEMS.
- Atividades Cadastradas – nessa tabela aparecem todas as atividades desenvolvidas pelo estabelecimento, onde, ao menos uma deverá ser marcada como principal;
- Atividade Principal – coluna que indica qual a atividade principal do estabelecimento.
Figura 19 – Tela de Atividade Econômica/Atividades (Pessoa Jurídica)
Figura 20 – Busca de CNAE para selecionar as atividades da empresa (Pessoa Jurídica)
Tipo Unidade e Forma Atuação
Figura 21 – Tela de Atividade Econômica/Tipo Unidade e Forma Atuação (Pessoa Jurídica)
Esta aba aparece somente para Contribuintes do tipo jurídico e é aqui que deverá ser informado o Tipo da Unidade e forma de atuação.
Tipo da Unidade
- Unidade Produtiva;
- Unidade Auxiliar:
- Almoxarifado;
- Centro de Processamento de Dados;
- Centro de Treinamento;
- Depósito Fechado;
- Escritório Administrativo;
- Garagem;
- Oficina de Reparação;
- Ponto de Exposição;
- Sede;
- Unidade de Abastecimento de combustíveis.
Pessoa Física
Na tela de Atividade Econômica Pessoa Física é obrigatório informar ao menos uma Atividade Econômica Principal e as Atividades secundarias (opcional).
Para inserir uma Atividade Econômica (CNAE), clique no botão “Adicionar” e então o sistema abrirá uma tela de consulta de CNAE na qual poderá consultar a atividade por meio do código ou descrição da mesma. Selecione uma ou mais atividade econômica na lista e clique no botão “Selecionar CNAE”. O sistema então retornará para a tela anterior com o CNAE selecionado.
Se desejar remover uma Atividade Econômica, deve selecionar a Atividade Econômica desejada e clicar no botão “Remover” uma mensagem de alerta com os dados da atividade selecionada irá aparecer na tela solicitando a confirmação da remoção.
Figura 22 – Tela de Atividade Econômica (Pessoa Física)
Figura 23- Tela de Consulta de CNAE (Pessoa Física)
QUADRO SOCIETÁRIO
Para o e-CAP, todos os sócios virão do cadastro da SEFAZ-JUCEMS, podendo ser alterados.
Figura 24 – Tela Quadro Societário
Alterar Sócio
Para alterar um sócio o Contribuinte deverá selecionar um dos sócios da Grid e clicar no botão “Alterar”. Em seguida o sistema apresentará uma tela de alteração de sócio, dependendo da qualificação do sócio surgira mais a baixo uma nova caixa, Identificação do Representante Legal, que assim como os sócios pode ou não estar cadastrado no sistema, caso não esteja cadastrado poderá ser incluso.
A descrição das informações a serem preenchidas para o Sócio são as que seguem abaixo:
- Qualificação do sócio/administrador: Virá informada.
- Tipo de uso de firma: selecionar um dos tipos de uso de acordo com o executado pela empresa.
- Data de início do vínculo: informar a data (dd/mm/aaaa) de início do vínculo da sociedade.
- Data de assinatura na sociedade: informar a data (dd/mm/aaaa) de assinatura do documento.
- Valor da participação: informar o valor em Reais (R$) da participação do sócio no Capital Social da pessoa jurídica.
Figura 25 – Tela de Alteração do Sócio
Ao alterar os dados do sócio fique atento aos campos indicados com o asterisco vermelho (*) ele indica que o campo é de preenchimento obrigatório, portanto o sistema não o deixará concluir as alterações caso não tenha sido preenchido corretamente estes campos.
Alterar Endereço: Opção para alteração do endereço, caso o endereço seja alterado, será cobrado um anexo com o comprovante de endereço.
Figura 26 – Tela de Alteração do Sócio / Representante Legal
A descrição das informações a serem preenchidas para o Representante Legal são as que seguem abaixo:
- Qualificação do Representante legal: selecionar a qualificação do representante. A qualificação do representante legal varia de acordo com a qualificação do Sócio/Administrador.
- Data de início da representação: informar a data (dd/mm/aaaa) de início da representação legal do sócio.
Ao clicar no botão “Selecionar Representante” será exibida uma tela para o Contribuinte informar o CPF ou CNPJ do sócio ou representante legal a ser incluso. Caso o CPF ou CNPJ já esteja cadastrado, o sistema apresentará alguns dados do sócio ou representante legal para que o usuário confirme a seleção clicando no botão “Confirmar” e retornará para a tela anterior para o preenchimento das demais informações do sócio ou representante legal.
Figura 27 – Tela de cadastro do Representante Legal “Dados Principais”
Figura 28 – Tela de cadastro do Representante Legal “Documentação”
Figura 29 – Tela de cadastro do Representante Legal “Endereço Correspondência”
Caso o representante Legal a ser incluso ainda não estiver cadastrado, será necessário efetuar o cadastro clicando no botão “Cadastrar”. O sistema então abrirá a tela Cadastrar Pessoa conforme o tipo de pessoa (Física ou Jurídica) para que seja cadastrada. Deverão ser informadas os dados principais, os documentos e o endereço de correspondência do representante legal.
O contribuinte deverá anexar os documentos referentes a este Representante Legal.
CONDOMÍNIO
Para habilitar um condomínio, deverá selecionar a opção “Habilitar Condomínio. Caso habilite a opção condomínio, o usuário poderá adicionar um novo condômino, editar os condôminos já adicionados ou remover os condôminos caso não sejam os titulares.
Sempre que haver alteração, inclusão ou exclusão de condôminos o sistema obrigatoriamente exigirá anexar documentos.
Figura 30 – Tela de Condomínio
Figura 31 – Tela de Condomínio
CONTABILISTA
Caso seja pessoa jurídica, o usuário deverá obrigatoriamente informar um contador responsável. No caso de pessoa física, a informação fica opcional.
O sistema exibirá a opção de adicionar ou remover o contabilista.
Figura 32 – Tela de Contabilista
Para adicionar um contador, o usuário poderá informar o CRC ou o nome do contador. Serão listados apenas os contadores ativos.
Caso não encontre um contabilista, o sistema exibirá um texto explicativo de como solicitar o cadastro ou inclusão de um novo contabilista, conforme a figura (Fig. 33).
Caso haja alguma alteração, inclusão ou exclusão de contador, o sistema obrigatoriamente exigirá anexar documentos.
Figura 33 – Tela de adicionar contador
Figura 34 – Não encontrou um contabilista?
ESTABELECIMENTO RURAL
Na aba de estabelecimento rural será possível o usuario informar os dados referentes a seu contrato (arrendamento, cessão gratuita, comodato, parceria ou nu-propriedade), com a integração dos dados do CAR no IMASUL. A tela foi subdivida em três abas de navegação facilitando a visualização e entendimento da tela:
-
- Dados do Produtor – nesta tela serão exibidos a condição do produtor, nome a constar nos documentos fiscais e a opção para anexar os documentos (Fig. 35).
- Atividade agropecuária será exercida pelo produtor e seu cônjuge: Nesta opção, caso o produtor tenha um cônjuge, se selecionada os nomes a constar nos documentos ficais ficará o do proprietário/Cônjuge juntos.
Figura 35 – Tela de Estabelecimento Rural “Dados do Produtor”
-
- Dados da Propriedade – nessa tela serão exibidos os dados relativos ao estabelecimento rural, do qual é a área do contrato (arrendamento, cessão, comodato, parceria ou nu-propriedade). Será exibida o nome da propriedade o tipo, número do INCRA, NIRF, Inscrição estadual, a data do início e o fim de contrato.
Também mostrará área destinada ao contrato (arrendamento, cessão, comodato, parceria ou nu-propriedade), que foi destinada pelo proprietário da área, quando este fez sua atualização no e-CAP, bem como o CAR em que ele disponibilizou.
Caso não tenha CAR, este mostrará somente a área que foi disponibilizada.
Figura 36 – Tela de Estabelecimento Rural “Dados da Propriedade”
INFORMANDO A ÁREA
Caso não concorde com o tamanho da área disponibilizada pelo proprietário, o usuário pode Editar esta área informando e alterar o tamanho(Fig. 37). Observando que o usuário poderá aumentar e diminuir esta área utilizada (Fig. 38), dependendo se existe área disponível referente a este CAR.
O usuário tem a informação de quanta área disponível o CAR ainda oferece (Fig.39)
Caso concorde com a área selecionada pelo proprietário, o usuário deverá informar a área utilizada do CAR, e adicionar (Fig. 39). Observe que o usuário tem a opção de excluir esta área adicionada, refazendo novamente a adição desta (Fig.40).
Figura 37 – Tela de Estabelecimento Rural “Editando Área”
Figura 38 – Tela de Estabelecimento Rural “Alterando Área”
Figura 39 – Tela de Estabelecimento Rural “Alterando Área”
Figura 40 – Tela de Estabelecimento Rural “Mostrando a área adicionada e opção de Excluir”
Caso o proprietário tenha reservado um outro CAR, o usuário pode também selecionar este e fazer mais uma adição de área.
Selecionando um contrato (Arrendamento, Parceria, comodatário, Cessão gratuita ou Nu- proprietário) sem CAR
Caso o proprietário não possua nenhum CAR cadastrado no IMASUL, poderá selecionar a opção SEM CAR para ser adicionado a área de utilização (Fig. 41).
Figura 41 – Tela de Estabelecimento Rural “Selecionando um SEM CAR”
Ao selecionar a opção SEM CAR, o sistema exibirá os campos de Latitude e Longitude da área contratada desta opção SEM CAR. Após informar esses dados, o usuário deverá validar essa coordenada clicando no botão “Verificar”. Essas coordenadas serão validadas junto ao IMASUL, verificando assim se tais informações estão corretas (Fig. 42).
Figura 42 – Tela de Estabelecimento Rural “Incluindo dados de um SEM CAR”
O contribuinte deverá informar da área selecionada do SEM CAR, qual o tamanho da área que ele está utilizando, e adicionar (Fig. 43).
Após ser adicionado o CAR, este mostrará todos os dados referentes a ele no IMASUL:
-
- Tipo da Propriedade
- Nome da propriedade
- Número do INCRA
- Número do NIRF
- Área Total
- Área utilizada para produção própria
- Área dos vínculos
- Área disponível
Caso o Número INCRA e Número NIRF não venham preenchidos, os mesmos poderão ser informados manualmente.
Figura 43 – Tela de Estabelecimento Rural “Informando dados complementares do SEM CAR”
Localização
Caso a área do contrato (arrendamento, cessão gratuita, comodato, parceria ou nu- propriedade) esteja em um CAR existente, poderá este já vir do IMASUL os dados da Localização, Município, Latitude e Longitude (Fig. 44).
Caso a SEDE esteja em um SEM CAR, deverá ser informado a Localização e o seu município.
Figura 44 – Tela de Estabelecimento Rural “Localização com CAR existente ”
Figura 45 – Tela de Estabelecimento Rural “Localização”
Mapa IMASUL
O Contribuinte terá a opção de identificar a Latitude e Longitude exata do arrendamento, cessão gratuita, parceria, comodatária ou nu-proprietária através do Mapa IMASUL.
Para isso ele pode acessar o Mapa através de dois botões:
- Na Tela de Dados da Propriedade (Fig. 46)
Figura 46 – Tela de Dados do Proprietário consulta Mapa IMASUL
-
- Na Tela de Localização (Fig. 47)
Figura 47 – Tela de Dados do Proprietário consulta Mapa IMASUL
Ao clicar em uma das opções, o sistema irá direcionar para o sistema onde será possível visualizar o mapa da sua propriedade (Fig. 48).
Figura 48 – Tela de Mapa IMASUL Início
Clique na Barra de Opções, no ícone que tenha duas Bandeiras. Será exibida uma janela para localizar as coordenadas da Sede (Fig. 49).
Figura 49 – Tela Mapa IMASUL, Botão de Coordenadas da Sede
Ao clicar nesse ícone, será exibida uma tela com a opção de criar um tema (Fig. 50). Clique em criar um tema editável e informe um título para esse tema (Fig. 51).
Figura 50 – Tela de Mapa IMASUL, Criar um Tema editável
Clique em “OK”.
Figura 51 – Tela Mapa IMASUL, Título do Novo Tema
Aguarde a janela de Atualização acabar o processamento.
Figura 52 – Tela Mapa IMASUL, Aguardando Atualização
Visualize o mapa do imóvel e tente localizar o local da Sede.
Figura 53 – Tela Mapa IMASUL, Visualizando o imóvel
Identifique no mapa o local do contrato (arrendamento, cessão, comodato, parceria ou nu- propriedade) e clique nesse ponto. Isso irá marcar sua localização, no mapa.
Após informar o ponto, clique na Aba de Coordenadas.
Figura 54 – Tela Mapa IMASUL, Marcando a SEDE
Será exibida a coordenada do seu contrato (arrendamento, cessão, comodato, parceria ou nu-propriedade). Selecione todo o conteúdo exibido e copie. Para copiar o texto pode ser utilizado no teclado o comando “CTRL + C” ou clique com botão direito do mouse e selecione copiar.
Figura 55 – Tela de Mapa IMASUL, Copiando Longitude e Latitude
Ao copiar o conteúdo, volte a tela de estabelecimento rural na aba localização e cole o texto da coordenada. Pode ser utilizado o comando CTRL+V
Figura 56 – Tela Localização Mapa IMASUL
Após colar a Latitude e Longitude, clique no botão Verificar.
Figura 57 – Tela Mapa IMASUL, Validar Longitude e Latitude
Deverá aparecer uma confirmação da Latitude e Longitude do imóvel.
Figura 58 – Mapa IMASUL, Latitude e Longitude do imóvel
Após realizar todas as alterações necessárias clique no menu “Finalizar” para concluir a solicitação, o sistema irá realizar as validações necessárias, caso exista algum problema ou falte informações o sistema irá exibir uma mensagem na tela para que seja feita as correções antes de finalizar a solicitação de alteração, o botão de “Confirmar Finalização” só aparece quando não o sistema não identifica nenhum campo necessário faltante ou com dados inválidos.
Figura 59 – Tela de Finalização do pedido
A imagem a seguir traz um exemplo de mensagem de erro que impede a finalização do pedido pelos seguintes motivos, o DDD de um dos telefones não foi informado e o número de endereço também não foi informado.
Para dar continuidade na solicitação é necessário corrigir os erros, para isso basta clicar no link em verde “Clique aqui para retornar a página. ”que o sistema o direcionará para a página do erro.
Figura 60 – Tela de Finalização do pedido com erros, impossibilitando a finalização da mesma
Estando tudo correto ao Clicar no botão “Confirmar Finalização” (fig. 67) o sistema irá solicitar a confirmação da alteração.
Figura 61 – Mensagem de confirmação da alteração
Figura 62 – Tela de Status de Solicitação do pedido
Após finalizado a alteração o sistema exibirá uma tela informando o número da solicitação e enviará um e-mail para o e-mail cadastrado na tela Identificação/Dados Principais, solicitando a confirmação para que se possa dar procedimento na alteração do cadastro na SEFAZ.
Caso não receba o e-mail poderá solicitar o reenvio do mesmo clicando em “Reenviar E- mail” e caso necessite corrigir o e-mail clique em “Corrigir E-mail”.
Para executar alguma correção nos dados informados deve se clicar sobre o botão “Corrigir”, o sistema irá cancelar a solicitação gerada e irá gerar uma nova solicitação a partir dos dados já informado podendo reaproveitar os dados já digitados.
Após a confirmação do recebimento do e-mail enviado pelo sistema a solicitação passará do status de “Aguardando confirmação de e-mail” para “Aguardando Recolhimento”.