Assinador Digital – Problemas Comuns

O download da aplicação “Assinador Digital” está disponível no site:

www.assinadordigital.ms.gov.br


POSSÍVEIS ERROS:

UNRESOLVED ADDRESS

Esse erro ocorre quando a aplicação não consegue conectar no servidor por causa de alguma falha na configuração do arquivo hosts.

O que é arquivo hosts?
R: Arquivo hosts é um arquivo do sistema onde o assinador insere um endereço para que o navegador consiga se conectar com o AssinadorDigital.

Como faço para resolver o erro?
R: Basta alterar manualmente o Arquivo Hosts inserindo o endereço do AssinadorDigital.

Vamos lá!
Aperte a combinação de teclas: Windows + R e depois digite “drivers” no executar e aperte ENTER.

Acesse a pasta “etc” dentro da pasta “Drivers”. (Endereço Direto: C:\Windows\System32\drivers\etc)

Localize o arquivo “hosts”:

É preciso executar o “Notepad” como Administrador para poder editar o arquivo “hosts”.

Localize o Notepad (Bloco de Notas) no Iniciar e clique sobre ele com o botão direto do mouse e depois clique na opção: “Executar como administrador”.

Clique em Arquivo e depois clique em Abrir, assim como na imagem abaixo:

Use o caminho: C:\Windows\System32\drivers\etc para localizar o arquivo “hosts”, após isso altere de Documento de Texto para Todos os Arquivos

Selecione o Arquivo hosts e clique em Abrir

Para certeza do funcionamento, faça uma cópia do arquivo hosts (Backup), pois dentro do arquivo pode existir a configuração de algum outro aplicativo (Conforme o print abaixo) que pode interferir no funcionamento do instalador.

Apague todas as informações do arquivo e preencha apenas a configuração do AssinadorDigital:

127.0.0.1 assinadordigital.ms.gov.br

Conforme abaixo:

Agora salve e feche o arquivo, após isso execute novamente o Assinador, não precisa re-instalar!

O Assinador deve ser executado como Administrador. O Assinador deve iniciar conforme a imagem abaixo:

ADDRESS ALREADY IN USE

Esse erro pode ocorrer quando há outro processo do Assinador Digital sendo executado em segundo plano.

Para solucioná-lo basta abrir o Gerenciador de Tarefas do Windows (Crtl + Shift + Esc), selecionar o processo do programa, e em seguida clicar em “Finalizar Tarefa”.

O Assinador Digital poderá ser reiniciado normalmente.

 


O teste de funcionamento da aplicação pode ser realizado no endereço:

SEFAZ/MS – Assinador Digital

Para realizar o teste abra o Assinador Digital como administrador, e com a aplicação aberta clique no botão conectar (no site), se você conseguir acessar o formulário de assinatura é por quê a aplicação está funcionando!

Agora, se aparecerem as mensagens:

“ERRO! Assinador Digital não está aberto.” , ou

“Conexão encerrada! Código de Erro: 1006”;

É por quê ou o Assinador não está aberto, ou a configuração do arquivo hosts não foi realizada corretamente.