SGPAR

Sistema Gestor de Passagens Aéreas e Rodoviárias

Descrição Sistema

O SGPAR é um sistema WEB desenvolvido em conformidade com o Decreto nº. 12.410 de 20/09/2007 e com a Resolução SAD nº. 8 de 24/09/2007. Destinado a solicitação e gerenciamento de passagens aéreas e rodoviárias no governo do estado de Mato Grosso do Sul.

Objetivo do sistema:

Automatizar as solicitações de passagens com armazenamento das cotações realizadas pela Agência de Viagens para um maior controle e transparência à Central de Passagem, garantindo também a validação de beneficiários de gratuidade (TFD), passageiros com tratamento de saúde.

Tela Inicial – BOAS VINDAS

  1. – Menu de Navegação – Aéreo
  2. – Menu de Navegação – Rodoviário
  3. – Menu Gerencial
  4. – Menu de Relatórios
  5. – Sair do Sistema, Logout
  6. – Usuário Logado

MENUS

UNIDADE GESTORA AÉREO

Unidade Gestora: é o Órgão onde o solicitante está lotado.

As opções de menus destinadas a Unidade Gestora (UG) são as seguintes:

      • Na opção de menu REQUISITAR PASSAGEM, a unidade gestora pode acessar todas as solicitações que foram criadas salvas e não tramitadas. Obs.: Somente poderão ser excluídas as solicitações que estão nesta atividade.

      • Na opção de menu CORRIGIR REQUISIÇÃO, a unidade gestora pode acessar todas as requisições

que foram devolvidas para correção de passageiros ou trechos.

  • Na opção de menu AGUARDANDO PARECER, a unidade gestora pode acessar todas as cotações, que estão aguardando um parecer do órgão.
  • Na opção de menu AUTORIZAÇÃO DEVOLVIDA a unidade gestora pode acessar todas as requisições que foram devolvidas pela Governadoria para correção e ou cancelamento.
  • Na opção de menu PASSAGEM CONCLUÍDA, a unidade gestora pode acessar todas as requisições que foram tramitadas e adquiridas pela Agência de Viagem.
  • Na opção de menu PASSAGEM CANCELADA, a unidade gestora pode acessar todas as requisições que foram canceladas.
  • Na opção de menu PASSAGEM REEMBOLSADA, a unidade gestora pode acessar todas as requisições que foram solicitadas como reembolso e o mesmo foi inserido.
  • Na opção de menu VIAGEM NÃO REALIZADA, a unidade gestora pode acessar todas as requisições que foram informadas como viagem não realizada.

UNIDADE GESTORA RODOVIÁRIO

Unidade Gestora: é o Órgão onde o solicitante está lotado.

As opções de menus destinadas a Unidade Gestora (UG) são as seguintes:

      • Na opção de menu REQUISITAR PASSAGEM, a unidade gestora pode acessar todas as solicitações que foram criadas salvas e não tramitadas. Obs.: Somente poderão ser excluídas as solicitações que estão nesta atividade.

      • Na opção de menu CORRIGIR REQUISIÇÃO, a unidade gestora pode acessar todas as requisições que foram devolvidas para correção de passageiros ou trechos.
  • Na opção de menu PASSAGEM CONCLUÍDA, a unidade gestora pode acessar todas as requisições que foram tramitadas e adquiridas pela Agência de Viagem e estão aguardando efetivação do bilhete.
  • Na opção de menu EFETIVAR BILHETE, a unidade gestora pode acessar todas as requisições que foram acionadas para efetivação de bilhete mas não foram concluídos.
  • Na opção de menu BILHETE EFETIVADO, a unidade gestora pode acessar todas as requisições que os bilhetes foram efetivadas.
  • Na opção de menu PASSAGEM CANCELADA, a unidade gestora pode acessar todas as requisições que foram canceladas.

REALIZANDO UMA SOLICITAÇÃO

Tela de consulta de requisições criadas e não tramitadas.

Nova Solicitação – Para criar uma solicitação o usuário deverá estar cadastrado no sistema como solicitante. A elaboração de novas solicitações é cabível somente aos órgãos.

A criação de uma solicitação pode ser realizada através do item de menu, ‘REQUISITAR PASSAGEM’. Clicar em NOVO

PREENCHENDO UMA SOLICITAÇÃO AÉREA / RODOVIÁRIA

Dados do Passageiro

  • Tipo Beneficiário:

Servidor Público: O beneficiário deve possuir uma matrícula.

Não Servidor: O beneficiário não servidor deve estar cadastrado no sistema.

TFD: Passageiros do tipo TFD (Tratamento Fora do Domicílio) é destinado somente a Secretaria de Saúde para processo do tipo TFD(Tratamento fora de domicílio). Portanto ele não será visível a outros órgãos.

Servidor Público: O beneficiário servidor público deve ser buscado pelo campo matrícula. Informe a matrícula e em seguida acione o botão ‘Buscar’ para que o sistema preencha os campos nome, CPF, RG e Faixa etária automaticamente.

Nome: Este campo será preenchido somente se o beneficiário não for servidor. Para preenchê-lo o usuário deverá digitar o nome do beneficiário e acionar o botão ‘Buscar’. Caso o mesmo não esteja na lista de cadastro, basta acionar o botão ‘Cadastrar Passageiro’ e cadastrá-lo. Após selecionar o nome do beneficiário o sistema irá preencher os campos nome, CPF, RG automaticamente, cabendo ao usuário selecionar a Faixa etária.

Obs.: Após preencher os campos destinados ao passageiro o usuário deverá acionar o botão INCLUIR.

Caso deseja inserir novos passageiros basta repetir o procedimento

ITINERÁRIO AÉREO

Passagem Pretendida:

Itinerário: Este campo deve ser selecionado de acordo com a necessidade do passageiro.

– Ida e Volta, Somente Ida, Múltiplas Escolhas.

O campo Múltiplas Escolhas, é destinado aos passageiros que tenham um trecho com mais de uma cidade para translado.

Exemplo: Campo Grande / São Paulo – São Paulo / Brasília – Brasília / Campo Grande.

Pelo menos um trecho da viagem deverá ser informado para cotação. Os campos Cidade de Origem e Destino devem ser informados conforme cadastro no Sistema. Os campos Data/hora Ida e Data/hora Volta, devem ser informados como parâmetro para cotação do trecho.

Observação: Este campo deve conter informações caso haja alguma necessidade para o passageiro. Exemplo: Horário impreterivelmente sem atraso, Cadeirante etc.

Número do Ofício: Este campo deve ser informado pelo solicitante para conhecimento da Governadoria na aprovação da solicitação.

Obs.:

  • Após informado todos os campos do itinerário basta acionar botão ‘INCLUIR’, caso seja um itinerário do tipo múltiplo, basta repetir o procedimento.
  • O cadastro de cidades e aeroportos é pertinente a agência de viagem.

ITINERÁRIO RODOVIÁRIO

Passagem Pretendida:

Itinerário: Este campo deve ser selecionado de acordo com a necessidade do passageiro.

Ida e Volta, Somente Ida, Múltiplas Escolhas.

O campo Múltiplas Escolhas, é destinado aos passageiros que tenham um trecho com mais de uma cidade para translado.

Exemplo: Campo Grande / São Paulo – São Paulo / Brasília – Brasília / Campo Grande.

Tipo de Ônibus: Convencional, Executivo, Leito e Semi-Leito.

Tipo de Bilhete: Aberto ou Marcado (Quando o mesmo possui data definida para saída da viagem utiliza-se o bilhete marcado, caso contrário utiliza-se o bilhete aberto).

Disponível: Sim ou Não (Quando o bilhete precisa ser liberado em endereço/local específico utiliza-se a opção Sim, caso contrário Não)

Pelo menos um trecho da viagem deverá ser informado para cotação. Os campos Cidade de Origem e Destino devem ser informados conforme cadastro no Sistema. Os campos Data/hora Ida e Data/hora Volta, devem ser informados como parâmetro para cotação do trecho.

Observação: Este campo deve conter informações caso haja alguma necessidade para o passageiro. Exemplo: Horário impreterivelmente sem atraso, Cadeirante etc. Número do Ofício: Este campo deve ser informado pelo solicitante para conhecimento da Governadoria na aprovação da solicitação.

Obs.:

  • Após informado todos os campos do itinerário basta acionar botão ‘INCLUIR’, caso seja um itinerário do tipo múltiplo, basta repetir o procedimento.

– O cadastro de cidades e aeroportos é pertinente a agência de viagem.

ENVIANDO REQUISIÇÃO AÉREA / RODOVIÁRIA

Os campos marcados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.

Depois de preenchida a requisição aérea/rodoviária, ‘SALVAR REQUISIÇÃO’. Em seguida, acionar o botão ‘REALIZAR COTAÇÃO’.

REQUISIÇÕES AÉREAS NÃO AUTORIZADAS PELA GOVERNADORIA

As solicitações não autorizadas são listadas através da opção de menu AUTORIZAÇÃO DEVOLVIDA. Todas as solicitações não autorizadas pela Governadoria trazem o campo de motivo da devolução para que o solicitante possa corrigir na solicitação e encaminhar novamente para aprovação e ou cancelar a requisição.

COTAÇÕES AÉREAS AGUARDANDO PARECER

As cotações que foram escolhidas pela Central de Passagem e enviadas para o Órgão Solicitante, são listadas através da opção de menu AGUARDANDO PARECER. O órgão analisa a cotação selecionada e emite um parecer sobre aquele trecho.

O Sistema traz cinco opções de parecer que devem ser selecionadas pelo órgão, sendo elas:

  • PROSSEGUIR: Caso a opção do órgão seja prosseguir o usuário deverá informar o número do processo a nota de empenho e adicionar processo ‘SALVAR COTAÇÃO’, e ‘ENVIAR PARA GOVERNADORIA’.
  • PROSSEGUIR SEM NE: Esta opção deve ser selecionada somente após uma confirmação de aquisição da passagem pela agência sem o respectivo empenho.
  • PROSSEGUIR COM EMPENHO FEDERAL: Esta opção deve ser habilitada somente para os convênios de cunho federal e composto, exemplo: 90% empenho federal, 10% empenho estadual, este item permite somente a inserção de dois processos.
  • CORRIGIR: Esta opção deve ser habilitada caso o usuário queira ver outra opção de horário ou corrigir a requisição inserindo novos passageiros ou alterando o trecho da viagem. Deve-se ainda preencher o campo observação para justificar o motivo da correção.
  • CANCELAR: Nesta opção o usuário cancela a cotação e a solicitação de passagem. Após selecionar o cancelamento o usuário deve preencher no campo observação o motivo do cancelamento, para que a central de passagem possa arquivar o cancelamento.

As solicitações e cotações canceladas são listadas através da opção de menu PASSAGEM CANCELADA.

Obs.: O preenchimento do campo Empenho, e Número do processo, são obrigatórios caso a escolha da manifestação seja prosseguir.

VIAGEM NÃO REALIZADA

As requisições/cotações que foram concluídas e adquiridas pela agência ficam listadas na opção de menu “PASSAGEM CONCLUÍDA”,

A Unidade gestora irá escolher, dentre as passagens concluídas, aquela cuja viagem não será ou não foi realizada. Em seguida, clicar em ‘INFORMAR VIAGEM NÃO REALIZADA’.

Após acionar o botão ‘INFORMAR VIAGEM NÃO REALIZADA’, a unidade gestora deverá editar o trecho da cotação conforme mostra a figura seguinte:

Tela do Trecho:

O(s) passageiro(s) que não viajaram ou que vão remarcar o trecho, devem ser adicionado no campo a direita como mostra a figura.

Após adicionar o(s) passageiro(s), a unidade gestora deverá salvar o trecho e salvar a cotação. As requisições de viagens não realizadas serão listadas na opção de menu VIAGEM NÃO REALIZADA, basta acionar o botão Editar e clicar em ‘CREDITAR SALDO’, a agência de turismo será notificada que houve um cancelamento e solicitara o reembolso da passagem. Ou acionar o botão ‘REMARCAR PASSAGEM’, para criar uma remarcação. Como mostra a figura abaixo.

Obs.: Este botão serve tanto para Requisições quanto para Remarcações.

PASSAGENS REEMBOLSADAS

Após o tramite de solicitação de reembolso as CIAs aéreas e a Agência de viagem irá selecionar a requisição a ser reembolsada, em seguida informar o valor a ser creditado e o comando ‘CONCLUIR CRÉDITO’ para que o saldo do processo seja creditado e a passagem exibida na opção de menu ‘PASSAGENS REEMBOLSADAS’

CENTRAL DE PASSAGEM

GERENCIANDO UMA SOLICITAÇÃO

A Central de Passagens é responsável por gerenciar as solicitações e cotações Aéreas realizadas entre o Órgão solicitante e a Agência de Turismo. As opções de menu destinadas a Central de Passagens são as seguintes:

MENU REQUISIÇÃO AÉREA

        • Na opção de menu ESCOLHER COTAÇÃO, o usuário pode acessar todas as solicitações e cotações que

foram realizadas pela Agência de Turismo e estão pendentes para escolha da melhor opção.

  • Na opção VISUALIZAR PARECER, o usuário pode acessar todas as solicitações e cotações com o parecer do órgão solicitante, este parecer irá direcionar a passagem para Reserva, Cancelamento, ou Correção.
  • Na opção de menu ADQUIRIR RESERVAR BILHETE, são listadas todas as requisições que estão aguardando reserva ou aquisição.

ESCOLHER COTAÇÃO

Na opção de escolha de cotação o usuário da central de passagens, escolhe uma cotação para encaminhar ao órgão solicitante para que o mesmo manifeste um parecer. Conforme mostra a figura abaixo:

MENU REQUISIÇÃO RODOVIÁRIA

  • Na opção de menu REQUISIÇÕES SEM NE, o usuário pode acessar todas

as solicitações e cotações que foram solicitadas sem NE e aguardam uma autorização da Central de Passagens.

AGÊNCIA DE VIAGEM

A Agência de Viagem é responsável por realizar as cotações, remarcações e reembolso das requisições de passagens aéreas e ou rodoviárias enviadas pela unidade gestora e pela Central de Passagens.

MENUS

AGÊNCIA DE VIAGEM AÉREA

        • Na opção de menu REQUISITAR PASSAGEM RETROATIVA, o usuário da Agência de Viagem pode acessar todas as requisições retroativas que estão sendo elaboradas.

        • Na opção de menu REALIZAR COTAÇÃO, o usuário da Agência de Viagem pode acessar todas as

solicitações enviadas pela Unidade Gestora, que estão aguardando uma cotação.

  • Na opção de menu CORRIGIR COTAÇÃO, o usuário da Agência de Viagem pode acessar todas as cotações que foram devolvidas para correção de valores, Passageiros e ou trecho.
  • Na opção de menu ADQUIRIR BILHETE, o usuário da Agência de Viagem pode acessar todas as requisições, que estão aguardando aquisição.
  • Na opção de menu RESERVAR BILHETE, o usuário da Agência de Viagem pode acessar todas as passagens que estão aguardando Reserva.
  • Na opção de menu INSERIR NE, o usuário da Agência de Viagem pode acessar todas as requisições que foram adquiridas sem NE, e estão aguardando a inserção da mesma.
  • Na opção de menu EMITIR REEMBOLSO, o usuário da Agência de Viagem pode acessar todas as requisições que foram canceladas e estão aguardando reembolso.

AGÊNCIA DE TURISMO RODOVIÁRIA

        • Na opção de menu REQUISITAR PASSAGEM RETROATIVA, o usuário da Agência de Viagem pode acessar todas as requisições retroativas que estão sendo elaboradas.

  • Na opção de menu ADQUIRIR PASSAGEM, o usuário da Agência de Viagem pode acessar todas as requisições, que estão aguardando aquisição.
  • Na opção de menu RESERVAR PASSAGEM, o usuário da Agência de Viagem pode acessar todas as solicitações enviadas pela CENTRAL DE PASSAGENS, que estão aguardando aquisição.
  • Na opção de menu INSERIR NE, o usuário da Agência de Viagem pode acessar todas as requisições que foram adquiridas sem NE, e estão aguardando a inserção da mesma.
  • Na opção de menu SOLICITAR REEMBOLSO, o usuário da Agência de Viagem pode acessar todas as requisições que foram canceladas e estão aguardando reembolso.

PASSAGEM RETROATIVA

A opção de menu PASSAGEM RETROATIVA, lista todas as passagens retroativas que estão em rascunho. As Passagens retroativas são destinadas a eventuais ocasiões que o acesso ao sistema de passagens seja obstruído. As passagens retroativas devem ser criadas somente pela Agência de Turismo tanto para passagens aéreas ou rodoviárias.

COTAÇÃO

ADICIONAR COTAÇÃO AÉREA

A opção de menu aéreo ‘REALIZAR COTAÇÃO’, lista todas as requisições pendentes de cotação. Ao editar uma requisição o sistema apresenta um resumo dos dados do solicitante, os passageiros da requisição, o trecho pretendido, e as observações que devem ser levadas em conta durante a cotação.

  • Para realizar uma cotação o usuário da Agência de Viagem deve editar a requisição e acionar o botão que se localiza no rodapé esquerdo da tela de cotação ‘ADICIONAR TRECHO’.

Após acionar o botão Adicionar Trecho, o sistema solicita que seja informado os dados referente a cotação na seguinte tela:

Após o preenchimento dos campos referentes a tela de cotação, o usuário da Agência de Viagem deve copiar para o campo “Passageiros da Cotação” os passageiros referentes a aquela cotação. E para concluir basta acionar o botão ’SALVAR’, caso o usuário queira inserir outra cotação basta repetir o procedimento.

Para enviar a cotação o usuário da Agência deve inserir os trechos cotados, salvar a cotação e acionar o botão ‘ENVIAR CENTRAL’.

ADICIONAR COTAÇÃO RODOVIÁRIA

A opção de menu rodoviário ‘ADQUIRIR PASSAGEM’, lista todas as requisições pendentes de cotação/aquisição. Ao editar uma requisição o sistema apresenta um resumo dos dados do solicitante, os passageiros da requisição, o trecho pretendido, e as observações que devem ser levadas em conta durante a cotação/aquisição.

  • Para realizar uma aquisição de passagem o usuário da Agência de Viagem deve editar a requisição e acionar o botão que se localiza no rodapé esquerdo da tela de cotação ‘ADICIONAR TRECHO’.

Após acionar o botão Adicionar Trecho, o sistema solicita que seja informado os dados referente a cotação/aquisição na seguinte tela:

Após o preenchimento dos campos referentes a tela de cotação, o usuário da Agência de Viagem deve copiar para o campo “Passageiros da Cotação” os passageiros referentes a aquela cotação. E para concluir basta acionar o botão ’SALVAR’, caso o usuário queira inserir outra cotação basta repetir o procedimento.

Para concluir a cotação/aquisição o usuário da Agência deve inserir os trechos cotados, informar o número do bilhete conforme mostra a figura abaixo:

Após a inserção do número do bilhete o usuário salva a cotação e aciona o botão ‘CONCLUIR’.

4.3 ADQUIRIR BILHETE AÉREO

Na opção de menu ‘ADQUIRIR BILHETE’, o usuário da Agência de Viagem pode concluir todas as requisições/cotações que estão pendentes.

Para a aquisição da cotação o usuário da central de passagens, insere o LOCALIZADOR e a DATA DE AQUISIÇÃO da passagem, como mostra a figura abaixo:

Após a inserção dos dados acima, o usuário da central de passagens deve acionar o botão ‘SALVAR COTAÇÃO’ e em seguida ‘CONCLUIR’.

REMARCAÇÃO SOMENTE AÉREO

MENU DA REMARCAÇÃO

      • Na opção de menu REMARCAR PASSAGEM, o sistema exibe todas as remarcações que foram salvas e NÃO tramitadas. Esta opção é visível ao usuário da Unidade Gestora.

      • Na opção de menu COTAR REMARCAÇÃO, o sistema exibe todas as remarcações que estão pendentes de cotação. Esta opção é visível ao usuário da Agência de Viagem.
  • Na opção de menu APROVAR REMARCAÇÃO, o sistema lista todas as remarcações cotadas e enviadas pela Agência de Viagem, para que o Órgão tome conhecimento do custo da remarcação e autorize e ou reprove a remarcação. Esta opção é visível ao usuário da Unidade Gestora.
  • Na opção de menu CORRIGIR AUTORIZAÇÃO, o sistema lista todas as remarcações cotadas e não autorizadas pela Governadoria, para que o Órgão tome conhecimento e faça as devidas correções. Esta opção é visível ao usuário da Unidade Gestora.
  • Na opção de menu VISUALIZAR REMARCAÇÃO, o sistema lista todas as remarcações cotadas e autorizadas pela governadoria, para que a Central de Passagem possa encaminhar a Agência de Viagem. Esta opção é visível ao usuário da Central de Passagens.
  • Na opção de menu ADQUIRIR BILHETE, o sistema lista todas as remarcações cotadas e autorizadas para que a Agência de Viagem possa realizar a aquisição do bilhete de remarcação. Esta opção é visível ao usuário da Agência de Viagem.
  • Na opção de menu JUSTIFICAR REMARCAÇÃO, o sistema lista todas as remarcações que tiveram custo e estão aguardando uma justificativa para a Secretária de administração. Esta opção é visível ao usuário da Unidade Gestora.
  • Na opção de menu APROVAR JUSTIFICATIVA, o sistema lista todas as remarcações cotadas e adquiridas que estão aguardando aprovação pela Central de Passagens. Esta opção é visível ao usuário da Central de Passagem.
  • Na opção de menu REMARCAÇÃO CONCLUÍDA, o sistema lista todas as remarcações que foram concluídas pela agência de turismo.
  • Na opção de menu REMARCAÇÃO CANCELADA, o sistema lista todas as remarcações que foram canceladas em qualquer momento do tramite da solicitação da remarcação.

5.1.1 REMARCAR UMA PASSAGEM

As remarcações de passagens estão disponíveis somente para os Órgãos. Para remarcar uma passagem o solicitante deve acessar a opção de menu VIAGEM NÃO REALIZADA, e acionar o botão REMARCAR como descrito no item INFORMAR VIAGEM NÃO REALIZADA.

A unidade gestora acessa a opção de menu, REMARCAR PASSAGEM, escolhe a passagem e edita o trecho da cotação.

O sistema irá exibir o formulário para remarcação onde a unidade gestora adiciona as novas datas e horários para a passagem. Em seguida aciona o botão ‘SALVAR TRECHOS’.

OBS.:

Após concluir, o sistema irá exibir ao lado o botão ‘SALVAR REMARCAÇÃO’, e em seguida ‘COTAR REMARCAÇÃO’

COTAR UMA REMARCAÇÃO

Para cotar uma remarcação o usuário da Agência de Viagem pode acessar as remarcações através do menu ‘COTAR REMARCAÇÃO’, e em seguida editar o trecho da remarcação, inserindo os novos valores conforme mostra a figura abaixo:

Após inserir as novas datas e novos valores o usuário da Agência de Viagem aciona o botão ‘SALVAR TRECHOS’, e em seguida salva a cotação e aciona o botão ‘APROVAR REMARCAÇÃO’.

ADQUIRIR BILHETE REMARCAÇÃO

As remarcações que estão aguardando aquisição podem ser listadas através da opção de menu ‘ADQUIRIR BILHETE’. O usuário da Agência de Turismo edita a requisição e caso o localizador tenha sido alterado o usuário pode editá-lo informando o novo localizador e a nova Data de Aquisição, conforme mostra a figura abaixo:

APROVAR REMARCAÇÃO

As remarcações que estão aguardando uma aprovação podem ser listadas através da opção de menu APROVAR REMARCAÇÃO:

  • Caso a unidade gestora concorde com valor, basta acionar a opção de menu ‘ENVIAR GOVERNADORIA’ para que a remarcação seja aprovada.
  • Caso a unidade gestora não concorde com a remarcação basta acionar a opção de menu ‘CANCELAR’.

JUSTIFICAR REMARCAÇÃO

A opção de menu JUSTIFICAR REMARCAÇÃO, lista todas as remarcações que tiveram custo e estão aguardando uma justificativa, estas solicitações são editáveis somente para a unidade gestora.

A unidade gestora edita o documento e insere no campo ‘JUSTIFICAVA’ o real motivo da remarcação como mostra a figura abaixo.

Após a inserção da justificativa a unidade gestora aciona o botão ‘SALVA’ e em seguida ‘APROVAR JUSTIFICATIVA’. Para que a central de passagens possa tomar conhecimento da remarcação.

REMARCAÇÃO CONCLUÍDA

Esta opção de menu lista todas as remarcações que foram justificadas pela unidade gestora e aprovadas pela central de passagens.

Através desta opção podemos informar uma nova viagem não realizada, e por conseqüência solicitar uma nova remarcação ou reembolso.

EFETIVAR BILHETE RODOVIÁRIO

EFETIVAR BILHETE RODOVIÁRIO

Para acesso a opção de efetivação de bilhete a unidade gestora deve acessar a opção de menu PASSAGEM CONCLUÍDA, e acionar o botão ‘EFETIVAR BILHETE’, como mostra a figura abaixo.

Ao acionar a opção de menu ‘EFETIVAR BILHETE’, a requisição é direcionada para a opção de menu ‘EFETIVAR BILHETE’.

MENU EFETIVAR BILHETE

Ao acionar a opção de menu ‘EFETIVAR BILHETE’, o sistema lista todas as requisições que estão pendentes de efetivação de bilhete.

Para efetivar o bilhete a unidade gestora aciona na requisição o botão ‘EFETIVAR BILHETE’, e edita o Trecho da cotação, como mostra a figura abaixo.

A efetivação segue o seguinte procedimento:

        1. – Edita-se a data e hora que realmente aconteceu na viagem.

        1. – Edita-se o passageiro que realmente viajou com aquele bilhete.

Obs.: Caso o bilhete esteja correto, basta salvar a cotação e finalizar sem alterações.

Após efetivar o bilhete, basta acionar a opção de menu ‘SALVAR COTAÇÃO’, e em seguida ‘FINALIZE’. O bilhete está efetivado.

MENU GERENCIAL

      • Na opção de menu CADASTRAR AEROPORTO, o usuário da Agência de Viagem pode cadastrar os aeroportos destinados as passagens.

  • Na opção de menu CADASTRAR AGÊNCIA DE VIAGEM, o usuário da Central de Passagens pode adicionar a agência que estará ativa.
  • Na opção de menu CADASTRAR EMPRESA DE TRANSPORTE, o

usuário da Agencia de Viagem, pode adicionar a empresa Rodoviária e ou CIA aérea.

  • Na opção de menu CADASTRAR PASSAGEIRO, o usuário da unidade gestora e da Agência de Viagem, podem cadastrar passageiros beneficiários de passagem. OBS.: é obrigatório o preenchimento dos campos:

Nome, CPF(Para passageiros maiores de 12 anos), Certidão de Nascimento(Para passageiros menores de 12 anos).

  • Na opção de menu, CADASTRAR TARIFA DE DESCONTO, o usuário da Central de Passagens pode cadastrar os descontos referentes as tarifas licitadas.
  • Na opção de menu, CADASTRAR CIDADE, o usuário da Agência de Viagem pode cadastrar todas as cidades necessárias para as viagens.
  • Na opção de menu, CADASTRAR PAÍS, o usuário da Agência de Viagem pode cadastrar todos os países necessários para as viagens.
  • Na opção de menu, CADASTRAR UNIDADE FEDERATIVA, o usuário da Agência de Viagem pode cadastrar todos os Estados necessários para as viagens.
  • Na opção de menu, VISUALIZAR PROCESSO, o usuário da Unidade Gestora poderá visualizar o histórico de todos os empenhos e cancelamentos, e o consumo do processo por passagem adquirida.

WORKFLOW SGPAR

PASSAGENS AÉREAS

PASSAGENS AÉREAS RETROATIVAS

PASSAGENS RODOVIÁRIAS

PASSAGENS RODOVIÁRIAS RETROATIVAS

REMARCAÇÃO / REEMBOLSO

REQUISIÇÕES RETROATIVAS

As requisições do tipo retroativa, são destinadas a regularização de passagens emitidas em finais de semana, feriados ou períodos de inatividade do SGPAR.

Todas as requisições retroativas são criadas e tramitadas pela Agência de Viagem, aérea/rodoviária.