Com o intuito de tornar os processos administrativos tributários nato digitais e permitir a entrada de outros documentos digitais, seja a partir do Módulo do Contribuinte ou um documento físico (que deverá ser digitalizado para que seja feita a sua inserção aos autos do processo) surge o e-PAT (Sistema Contencioso), como alternativa à necessidade de recorrer à AGENFA (Agência Fazendária) ou OPE (Órgão Preparador), para entrega de documentos e tramitação em meio físico.
Além disso, o sistema oferece as seguintes funções:
- Tramitação de processos e documentos protocolados entre os setores (Unidades Gestoras, Instituições e Entidades vinculadas);
- Registro de histórico do andamento do processo;
- Visualização do andamento do processo (atividade, prazo e setor) mesmo que o processo não esteja em seu setor;
- Inserção de novos documentos tempestivos dependendo da atividade em que se encontra o processo;
- Inserção de documentos intempestivos – mediante análise e aprovação;
- Juntada de documentos aos autos em ordem cronológica;
- Permissão de alteração do documento ALIM
desde que/até que………………………………. - Visualização dos processos que se encontram fora do prazo estipulado e quem é o responsável;
- Visualização de métricas disponíveis;
- Roteamento, requisição, atribuição a alguém ou a si mesmo, repasse do processo;
- Geração de protocolo de recebimento de documentos;
- Assinatura digital dos documentos;
- Permissão de acesso restrita para as partes envolvidas no processo, seja eles: procurador, sujeito passivo (autuado), autuante, gestores e responsáveis de cada setor para leitura e/ou gravação das informações;
- etc
Acessando o Sistema
O acesso se dá através do portal do “ICMS Transparente”, disponível em:
<https://efazenda.servicos.ms.gov.br>.
As informações de acesso aos sistemas do portal são prestadas conforme solicitação para garantir segurança e privacidade.
Após o login será apresentada uma tela do sistema ao qual o usuário possui acesso, estando na parte superior, à esquerda, o seu login e, logo abaixo, o botão <e-PAT>.
Navegando no Sistema
A tela é apresentada como segue dependendo do papel e da permissão de acesso que o usuário possui.
Ao selecionar é apresentado um painel com as funcionalidades a serem executadas, como na
A disposição dos dados do processo é apresentado abaixo na Figura acima. Nela estão apresentados 03 (três) quadrantes, entre eles:
- À esquerda tem-se:
- Nº PROCESSO – Identificação do Processo gerado via sistema SPI.
- Visão Geral – como na Figura acima os quadrantes de informações;
- Histórico – contém o nome do usuário, data/hora e descrição da ação executada no sistema (Figura X);
- Resumo – contém as Informações Gerais do ALIM, Dados Gerais do Contribuinte (atualizados com o Sistema CCE), Dados do Contencioso Fiscal, Dados da 1ª e 2ª Instâncias, Documentos de Recursos, Demonstrativos e Outros Processos do Contribuinte (com links de acesso direto aos dados);
- Fichas de Controle – contém funcionalidade para a criação de Ficha utilizada pelo TAT.
- Métricas – contem gráficos como: Análise de tempo de permanência do processo por setor desde a criação até a conclusão do processo, entre outros a definir e a disponibilizar (Figura X).
- DOCUMENTOS DO PROCESSO – apresentação dos documentos que compõem os autos do processo.
- Exibir Contagem de Páginas – opção para visualizar os documentos juntado aos autos exibidos por <Nome do Documento> se desativada a opção, ou por <Página> caso contrário, como na Figura ao lado;
- Lista de Documentos – contém os documentos e anexos inseridos no sistema em ordem cronológica (conforme atividade e setor), podendo ser oriundos de atividades sistêmicas, via Módulo CONTRIBUINTE ou manualmente;
- Baixar Processo completo – opção para fazer o download do processo na íntegra em arquivo (PDF).
- Informações Gerais – referente ao ALIM;
- Crédito Tributário – referente à integração com o sistema CRD;
- Partes Envolvidas – referente ao Contribuinte, Sócio(s), Autuante(s) e Procurador(es) quando houver.
Ao acionar essa opção é apresentada as informações relevantes oriundas de integrações com outros sistemas, mantendo assim as informações sempre atualizadas.
- À direita tem-se:
- Atividade Atual – referente à atividade o qual o processo se encontra entre os quais: prazo final, responsável ou possíveis executores, setor conforme Figura X e Y, abaixo.
PRÓXIMAS AÇÕES:
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- Finalizar Atividade;
- Inserir Documento;
- Outras opções.
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DOCUMENTOS DISPONÍVEIS PARA INCLUSÃO NESTA ATIVIDADE
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- DECISÕES POSSÍVEIS E O(S) DOCUMENTO(S) OBRIGATÓRIO(S) PARA TRAMITAÇÃO
Ambos necessários a inclusão de documentos para a conclusão da atividade em questão, conforme Figura abaixo.
Além da barra de atalhos localizadas acima e à direita da tela, que serão descritas em item 3, como na Figura X, para acesso direto às funcionalidades.
Figura X: Barra de atalhos do sistema.
FUNCIONALIDADES PARA EXECUÇÃO DE UMA ATIVIDADE
A partir daqui, será apresentada as funcionalidades do sistema, tais como na Figura X.
Aa ações a seguir são apresentadas dependendo do acesso e papel do usuário para a execução das mesmas.
Tais ações também são adicionadas ao Histórico do Processo.
Roteando uma Atividade
Ao selecionar o <Fluxo Destino> é apresentada as opções das atividades de acordo com a seleção anterior informada e uma <Justificativa> para o qual deseja realizar o roteamento.
O sistema realiza as atualizações para que o processo continue em tramitação.
Repassando um Processo
Ao selecionar o <Usuário> desde que o mesmo pertença ao mesmo setor o qual a atividade se encontra e informada uma <Justificativa>, o sistema realiza a ação de repasse do processo ao mesmo.
Desmembrando um Processo
Em <desenvolvimento>
Requisitando um Processo
Ao inserir uma <Justificativa> e confirmar a ação, o processo passa a pertencer ao usuário que o requisitou.
Atribuindo a Mim uma Atividade
Ao acionar a opção a atividade é atribuída ao mesmo e iniciada automaticamente.
O sistema verifica qual(is) o(s) possível(is) executor(es), uma vez que o usuário seja um participante autorizado a executar a atividade em questão, a atividade deverá ser iniciada.
Atribuindo a Atividade
Ao selecionar o <Usuário> desde que o mesmo pertença ao mesmo setor o qual a atividade se encontra e informada uma <Justificativa>, o sistema realiza a ação de atribuição para que o usuário tome posse do processo.
Finalizando Atividade
Ao acionar esta opção, o sistema apresenta uma janela modal com as possíveis decisões a serem tomadas como na Figura X. O usuário informa uma opção e o sistema verifica se há documentos obrigatórios para a conclusão da atividade (como visto anteriormente na Figura X),
O sistema apresenta mensagem de alerta caso necessário a inclusão de documentos obrigatórios da atividade ou mensagem de confirmação para a conclusão da mesma e consequentemente dependendo da decisão tomada o sistema direciona para o setor e atividade correspondente.
Inserindo Documento
A inserção de documento se dá a partir da juntada de documentos aos autos do processo de acordo com a disponibilidade ou obrigatoriedade de documentos da atividade em que se encontra e em ordem cronológica, como apresentado na Figura X.
Ao acionar esta opção, o sistema apresenta uma sequência de passos (1 a 4) (wizard) a serem seguidos com as devidas validações, quando houver.
Os passos a serem seguidos do wizard são apresentados a seguir:
Para cada tipo de Documento é apresentado um formulário com informações a serem preenchidas referentes a ele, Figura X.
Preenchida as informações, aciona-se a opção <Continuar> e o sistema avança para o próximo passo do wizard.
No editor de texto acima, o usuário pode:
- Redigir seu texto e aplicar as formatações disponíveis na <Barra de Ferramentas> ou;
- Copiar o texto do documento criado e colá-lo no editor ou;
- Anexar o arquivo propriamente, como mostrado a seguir na Figura X.
Para inserir cada tipo de Documento é apresentado um formulário com informações a serem preenchidas referentes a ele, Figura X.
Para inserir um documento em anexo, o usuário aciona a opção <Selecionar arquivos>. A janela de seleção do Sistema Operacional do computador é apresentada como na Figura X, para a escolha do arquivo.
O usuário pode verificar como o documento foi gerado, e caso haja, algum detalhe ou informação errônea, o mesmo pode acionar a opção <Voltar> para que os passos do Wizard possam ser retomados e assim, inseridas ou excluídas as informações ou documentos necessários.
- Opções do visualizador:
Figura X: Inclusão de Documentos – Passo 4.
Assinando o documento
Para assinar o documento, o usuário deverá, após selecionar os arquivos a serem enviados e que não se encontram assinados, utilizar um serviço de certificação digital próprio, o qual garante a integridade e autenticidade das informações do arquivo.
Ao acionar a opção <Realizar Assinatura Digital>:
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- Caso não aconteça a conexão com o certificado instalado (do computador no qual está se realizando o processo de inclusão dos documentos), o sistema apresenta a mensagem de alerta abaixo, obrigando o usuário a reestabelecer conexão com o assinador digital ou determinando que o mesmo providencie o download do arquivo para a instalação do mesmo.
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- Uma vez estabelecida a conexão, o usuário seleciona o assinador desejado e o sistema apresenta as Figuras abaixo:
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Após esse procedimento, o usuário já pode visualizar o documento assinado digitalmente, como na Figura 18:
Gerando o documento
Após as ações realizadas como visto anteriormente em 3.8, o sistema publica o(s) documento(s) e apresenta-os ao autos do processo de acordo com a ordem cronológica.
Salvando como Rascunho
OUTRAS FUNCIONALIDADES APRESENTADAS NO DASHBOARD
Neste são apresentadas as funcionalidades de acordo com a permissão do usuário e o setor responsável que o mesmo está lotado. Tais informações são passíveis de configuração por usuário competente.
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Pesquisando um Processo
Os filtros de pesquisa podem ser feitos através:
- Documento do Autuado;
- Nº SPI;
- Nome do Autuado;
- Nº Documento.
O sistema retorna a listagem com as seguintes informações, como segue abaixo:
Pesquisando Processos Deste Setor
O sistema retorna a listagem com as informações abaixo, como segue na Figura X, no exemplo, tem-se os processos que se encontram no setor OPE.
Pesquisando Processos Atribuídos a Mim
O sistema retorna a listagem com as informações abaixo, como segue na Figura X.
Pesquisando Processos em Atraso
O sistema retorna a listagem com as informações abaixo, como segue na Figura X.
Pesquisando Todos os Processos
O sistema retorna a listagem com as informações abaixo, como segue na Figura X e a opção
<Visualizar>.
Consultando Processos na UCJ
O sistema retorna a listagem com as informações abaixo, como segue na Figura X e a opção
<Visualizar>.
Pesquisando Processos em Saneamento
O sistema retorna a listagem com as informações abaixo, como segue na Figura X e a opção
<Visualizar>.
Realizando a Análise de Entrega de Documentos
O sistema retorna a listagem com as informações abaixo, como segue na Figura X e a opção
<Visualizar>.
Ao acionar a opção <Aceitar> é apresentada uma janela modal para a confirmação da ação, como na Figura X.
Ao acionar a opção <Recusar> é apresentada uma janela modal para a confirmação, inserindo uma <Justificativa> para tal ação, como na Figura X.
Recebendo Documentos Externos
Os passos a seguir ocorrem conforme a inclusão de documentos (ver item 2.8), como já visto anteriormente.
Dentre os documentos que podem ser inseridos, destacam-se:
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Pesquisando os Fluxos
Os fluxos são apresentados no visualizador do sistema, podendo realizar download, imprimir, Rotacionar ou aplicara zoom.
Inserindo uma Procuração Eletrônica
A procuração pode ser inserida no sistema via usuário sujeito passivo (via Módulo do Contribuinte) ou através do usuário responsável do OPE.
A inclusão é feita a partir dos passos como segue abaixo.
A tela da Figura X é apresentada e o usuário aciona a opção <Adicionar Processo>. Após a na tela da Figura X, o usuário informa os dados para a busca do processo e aciona a opção <Pesquisar>.
O sistema retorna a tela da Figura acima, com as informações o qual deseja inserir a procuração e aciona <Adicionar>.
.
Após, os dados são apresentados na listagem como abaixo, podendo ser inserido um ou mais procuradores cada qual com seu tipo de ação (Consultar ou Manifestar) e com data de expiração pré- determinada para estar representando o sujeito passivo no processo.
Ao acionar <Continuar> o usuário deverá inserir obrigatoriamente como anexo o documento com os dados da procuração propriamente dita (ver item 2.8) os passos do wizard.
O documento é criado e gerado o protocolo de recebimento, com o segue na Figura X.
Inserindo Ficha de Controle
O sistema retorna a listagem com as informações abaixo, como segue na Figura X.
Com a ficha criada, o sistema apresenta a opção <Nova Tramitação> para que o usuário possa inserir as tramitações necessárias sempre quando houver.
Inserindo Voto
RECAPTURAR TELA DPS
Pesquisando ALIM’s Pendentes
O sistema retorna a listagem com as informações abaixo, como segue na Figura X e a opção
<Lavrar>.
Figura X: Apresentação da listagem dos documentos de ALIM’s pendentes de protocolo.
O sistema retorna as informações do documento ALIM (oriundos do sistema “Auditor Eletrônico”).
Os passos a serem seguidos do wizard são apresentados a seguir:
3
Preenchida as informações, aciona-se a opção <Continuar> e o sistema avança para o próximo passo.
Wizard – como já visto anteriormente. Traz o documento ALIM
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- Lavrando ALIM’s
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RECAPTURAR TELA DPS
Pesquisando ALIM’s Lavrados
O sistema retorna a listagem com as informações abaixo, como segue na Figura X e a opção
<Visualizar>.
Recebendo alteração de documento ALIM já publicado
Uma vez que o usuário já tenha enviado um documento em anexo e queira enviar outro, sendo ele, do mesmo tipo de documento ele poderá realizar a inserção de um novo, desde que, o prazo ainda esteja aberto. Sendo assim, o sistema realizará a substituição automaticamente invalidando o documento anterior em anexo e uma mensagem de confirmação é apresentada, como na Figura X.
Figura X: Inserção de Documentos – Mensagem para confirmação e substituição de documentos.
Ao acionar <Confirmar Inclusão e Substituição>, o sistema realiza a substituição e apresenta mensagem de confirmação e o novo protocolo, como já mostrado na Figura X acima.
Caso contrário, nenhuma alteração é realizada.
APRESENTAÇÃO DO DEMONSTRATIVO TRIBUTÁRIO
O demonstrativo tributário é apresentado através da opção <Editar Infração> dependendo da atividade em que se encontra, como na Figura X:
Figura X: Acesso ao demonstrativo tributário.
Detalhes da Infração: com a descrição, enquadramento e artigo da Infração e Penalidade, além da opção <Alterar Enquadramento> como segue abaixo.
Figura X: Demonstrativo – Detalhes da Infração.
- Tributos: com as informações conforme Figura X, e as opções <Remover Tributo> e <Adicionar Tributo> nas Atividades relacionadas à 1ª Instância e <Restaurar Débitos> às Atividades de 2ª Instância.
- Penalidades: com as informações conforme Figura X, e as opções <Remover Penalidades>,
<Adicionar Penalidade> e <Alterar Porcentagem> nas Atividades relacionadas à 1ª Instância e
<Restaurar Débitos> às Atividades de 2ª Instância.
- Penalidades em UFERMS: com as informações conforme Figura X, e a opção <Adicionar Penalidade UFERMS> nas Atividades relacionadas à 1ª Instância e <Restaurar Débitos> às Atividades de 2ª Instância.
- Discriminação do Crédito Tributário: com as informações calculadas e atualizadas de acordo com as ações realizadas em Tributos, Penalidades ou Penalidades em UFERMS, conforme Figura X.
Figura X: Demonstrativo – Tributos.
Figura X: Demonstrativo – Penalidades e Penalidade em UFERMS
Figura X: Demonstrativo – Discriminação do Crédito Tributário.
Alterando Enquadramento de Infrações e Penalidades
Ao acionar esta opção, o usuário informa os dados como na Figura X e aciona a opção <Salvar> para que sejam feitas as alterações necessárias.
Figura X: Demonstrativo – Alteração de Enquadramento de Infrações e Penalidades.
Inserindo Tributos
O sistema apresenta a Figura X abaixo e o usuário insere os dados do tributo.
Ao acionar esta opção, o usuário informa: Ocorrência, Vencimento, Base de Cálculo, Alíquota e Valor Unid. Fiscal;
O sistema calcula: Valor Histórico e Total Unidades Fiscais.
Figura X: Demonstrativo – Adicionando um Tributo.
Ao acionar <Salvar> o novo tributo é adicionado à listagem de Tributos, como na Figura X.
Figura X: Demonstrativo – Novo Tributo.
Excluindo Tributos
Ao acionar esta opção, o sistema apresenta uma janela modal com a mensagem conforme Figura X para a confirmação da exclusão do tributo.
Ao selecionar a opção <Confirmar> da Figura X, o sistema exclui o Fato Gerador (Ocorrência) referente ao Tributo informado e apresenta como
<REMOVIDO> na listagem como na Figura X.
Ao selecionar <Remover Penalidade Relacionada?> e <Confirmar> o sistema exclui o Fato Gerador (Ocorrência) referente ao Tributo informado, no caso (06/2017) como mostra a Figura X.
Figura X: Janela modal para a exclusão do Tributo.
Figura X: Apresentação na listagem do Tributo removido.
Figura X: Apresentação na listagem do Tributo e Penalidade relacionada removidos.
Alterando Tributos
Para alterar um tributo, o sistema apresenta uma janela modal com os campos a serem preenchidos, conforme Figura X.
Ao acionar esta opção, o usuário informa os campos a serem alterados e o sistema recalcula os dados pertinentes da Penalidade correspondente e ao acionar <Salvar> retorna a listagem como na Figura X.
Figura X: Demonstrativo – Alterando um Tributo.
Figura X: Apresentação na listagem do Tributo alterado.
Figura X: Apresentação na listagem da Penalidade correspondente alterada.
Inserindo Penalidade
O sistema apresenta a Figura X abaixo e o usuário insere os dados da Penalidade.
Ao acionar esta opção, o usuário informa: Ocorrência, Vencimento, Base de Cálculo, Alíquota e Valor Unid. Fiscal;
O sistema calcula: Valor Histórico e Total Unidades Fiscais.
Figura X: Demonstrativo – Adicionando uma Penalidade.
Ao acionar <Salvar> a nova penalidade é adicionada à listagem de penalidades, como na
Figura X.
Figura X: Demonstrativo – Novas Penalidade.
Excluindo Penalidades
Ao acionar esta opção, o sistema apresenta uma janela modal com a mensagem conforme
Figura X para a confirmação da exclusão da penalidade.
Ao selecionar a opção <Confirmar> da Figura X, o sistema exclui o Fato Gerador (Ocorrência) referente a Penalidade informada e apresenta como
<REMOVIDO> na listagem como na Figura X.
Ao selecionar <Remover Tributos Relacionados?> e <Confirmar> o sistema exclui o Fato Gerador (Ocorrência) referente a Penalidade informado, no caso (06/2017) como mostra a Figura X.
Figura X: Janela modal para a exclusão da Penalidade.
Figura X: Apresentação na listagem da Penalidade removida.
Alterando Penalidades
Para alterar uma penalidade, o sistema apresenta uma janela modal com os campos a serem preenchidos, conforme Figura X.
Ao acionar esta opção, o usuário informa os campos a serem alterados e o sistema recalcula os dados pertinentes do Tributo correspondente e ao acionar <Salvar> retorna a listagem como na Figura X.
Figura X: Demonstrativo – Alterando uma Penalidade.
Ao acionar esta opção, o sistema altera automaticamente o Tributo relacionado à Penalidade escolhida. Caso contrário apenas a Penalidade, como mostrado na Figura X acima.
Figura X: Apresentação na listagem da Penalidade alterada.
Figura X: Apresentação na listagem do Tributo correspondente alterado.
Alterando Porcentagens
Ao acionar esta opção, o sistema apresenta uma janela modal para que o usuário informe a porcentagem que deseja ser alterado o(s) fato(s) gerador(es), conforme Figura X.
Ao inserir o valor da porcentagem e acionar a opção <Confimar>, o sistema
apresenta a listagem das Penalidades com o valor aplicado linha a linha e atualizado os valores dos campos calculados.
Caso queira alterar uma ou mais linha específicas o mesmo deverá acionar
a opção
(edição) e preencher com o valor desejado.
Figura X: Janela modal para a alteração da Penalidade.
Inserindo Penalidade UFERMS
O sistema apresenta a Figura X abaixo e o usuário insere os dados da Penalidade UFERMS.
Ao acionar esta opção, o usuário informa: Ocorrência, Vencimento, Quantidade Unidades Fiscais e Valor Unid. Fiscal;
O sistema calcula: Total BRL.
Figura X: Demonstrativo – Adicionando uma Penalidade UFERMS.
Ao acionar <Salvar> a nova penalidade é adicionada à listagem de Penalidades UFERMS, como na
Figura X.
Figura X: Demonstrativo – Nova Penalidade UFERMS.
Excluindo Penalidades UFERMS
Ao acionar esta opção, o sistema apresenta uma janela modal com a mensagem conforme Figura X para a confirmação da exclusão da penalidade UFERMS.
Ao selecionar a opção <Confirmar> da Figura X, o sistema exclui o Fato Gerador (Ocorrência) referente a Penalidade UFERMS informada e apresenta como <REMOVIDO> na listagem como na Figura X.
Figura X: Janela modal para a exclusão da Penalidade UFERMS.
Figura X: Apresentação na listagem a Penalidade UFERMS removida.
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Restaurando Débitos
Ao selecionar esta opção, o sistema “resgata” os débitos originais do documento em questão.
O sistema apresenta a tela com os Débitos do Documento Originário, como na Figura X. Assim que o usuário aciona a opção <Confirmar>, os débitos são apresentados no demonstrativo.
Figura X: Apresentação para a restaurar os débitos originais do documento.
ATIVIDADES DE NOTIFICAÇÃO/INTIMAÇÃO
Dependendo da atividade ou do usuário envolvido, a seguir serão apresentadas as formas de envio para notificação ou intimação do sujeito passivo (contribuinte/autuado) ou autuante (fiscal).
5.1 Intimação Manual e Automática
Figura X: Mensagem informativa.
Figura X: Mensagem informativa.
CONTESTAÇÃO: Quando da aceitação do OPE da impugnação via ICMS Transparente, canal “Contencioso – Contribuinte” – o sistema “e-PAT” enviará automaticamente um e-mail para o autuante, notificando-o a elaborar a Contestação.
- A ciência será dada pelo autuante quando ele entrar no sistema.
- Passados 30 dias sem que o autuante tenha dado a ciência no sistema e, portanto, a atividade ainda constar “Intimar o fiscal Autuante sobre a impugnação”, o sistema enviará automaticamente um e-mail para o seu respectivo gestor.