O GSI é um sistema utilizado para consulta, controle e gerenciamento dos usuários do sistema do estado, também pode ser utilizado para realizar o cadastro de novos colaboradores (dependendo do órgão) e como um autenticador de registro de senhas.
É possível realizar diversas consultas sobre os usuários de sistema, como: permissões de acesso, domínio em que o usuário está vinculado, e-mail, telefone, órgão atual entre outros.
Veja abaixo uma ilustração das consultas que podem ser feitas no sistema.
O acesso ao sistema está disponível através do link: www.gsi.ms.gov.br
Esta é tela inicial do sistema (Perfil de um Analista de Suporte), veja que o menu ao lado esquerdo, permite realizar vários tipos de consultas, como permissões de acesso, relatórios, cadastros e sistemas.
Também é possível identificar quais são os sistemas em que o seu usuário possui permissão de acesso, e clicando no ícone é possível ser direcionado para o site ou sistema desejado.
No menu “Relatório” é possível consultar quais as permissões o usuário possui, assim como: domínio, login, nome completo e CPF.
A consulta pode ser realizada pelo nome, login ou CPF do usuário.
Ao buscar os dados do usuário, o sistema irá retornar as informações de cadastro. Ao clicar no ícone laranja no canto inferior direito, o sistema irá expandir as informações do usuário.
Veja que o sistema gerou um relatório com todas as informações do usuário, e os sistemas a qual ele possui permissão de acesso.
No menu “Cadastros” é possível incluir novos usuários, consultar e atualizar um cadastro atual e realizar o reset de senha para usuários que não possui domínio.
Obs: Lembrando que a opção “Inclusão” deve ser utilizada apenas por administradores locais, e para dúvidas ou mais informações, consulte o seu Team Leader.
Assim como as permissões de acesso, a consulta do cadastro também pode ser feita utilizando o nome do usuário, login, CPF entre outros disponíveis.
O ícone permite visualizar e atualizar as informações do cadastro.
Já o ícone permite fazer a exclusão do cadastro no sistema. LEMBRE-SE, esta opção NUNCA deve ser utilizada sem antes consultar o Team Leader.
Esta opção permite visualizar e alterar todas as informações sobre o cadastro. O usuário pode solicitar a alteração de e-mail ou de alguma informação que esteja atualizada, desde que seja aberto um incidente para isto.
O reset de senha no GSI é permitido apenas para usuários que não possui domínio , e o link para cadastro de uma nova senha, será encaminhado para o e-mail que consta no cadastro.
Veja como é feito o envio do link para alteração de senha no GSI.
Usuário recebe um e-mail de naoresponda@ms.gov.br, com as informações de usuário, domínio e uma senha provisória. Repare que na descrição do e-mail é informado que o usuário precisa acessar o link do GSI para alterar a senha.
Ao acessar o sistema com a senha provisória, o sistema irá apresentar uma mensagem de que a senha deve ser alterada.
Para finalizar, basta inserir uma nova senha e confirmar as alterações.
O GSI também possui uma opção para consulta de sistemas, através desta pesquisa podemos identificar a forma de acesso, qual a equipe de suporte, usuários cadastrados e diversas outras informações.
Clique no ícone para mais informações do sistema.
Esta consulta ajuda para obter mais informações a respeito do sistema, assim como dúvidas de como solicitar acesso e também para as tratativas de erros com a equipe correta.