Webmail
Consulta do e-mail: Atualmente possuímos duas plataformas para consulta administrativa dos e-mails institucionais. O Zimbra contém os domínios AGRAER/IAGRO/SEMAGRO/SEFAZ/SAD/AGEMS e o WebmailAdmin que contém o restante. Caso algum endereço de e-mail não seja localizado a consulta deve ser feita utilizando o CPF e nome do servidor (nome completo ou apenas primeiro nome). Se as consultas não retornarem registros deve ser feita a verificação com os Team Leaders.
Senha Padrão: Utilizando como exemplo o e-mail: bspereira@fazenda.ms.gov.br (Alteração da senha é realizada somente com o titular do cadastro, em caso de conta particular ou com o responsável pelo local indicado, em caso de e-mail de setor)
Reset de senha webmail (Modelo FAZENDA Reset de Senha de E-mail): O sistema não exige uma alteração da senha padrão, mas caso o contribuinte deseje realizar essa alteração por conta própria após o acesso de localizar a aba CONFIGURAÇÃO > ALTERAR SENHA > informar a senha atual e cadastrar a nova senha, salvando as configurações a seguir.
Reset de senha zimbra: A senha padrão cadastrada deve conter ao menos uma letra maiúscula e outra minúscula, e ao testar o acesso o sistema já exige o cadastro de uma senha atual que deve conter pelo menos oito caracteres, uma letra maiúscula e minúscula, dois números e um caractere especial (@, *,!, etc).
Para alterar e-mail no Zimbra acesse o site:
https://mboxs4.email.ms.gov.br:7071/zimbraAdmin/
Na aba consulta insira o e-mail que está solicitando o reset
Após o sistema retornar o e-mail informado, com um duplo click abra o cadastro do usuário
Insira a senha provisória e confirme a senha, em seguida clique em salvar
Em seguida informe ao usuário a senha provisória e solicite que ele faça o teste de login no site:
Após o usuário acessar o e-mail, solicite que ele realize a alteração de senha em: Preferencias > Alterar Senha
Aumento da capacidade de armazenamento do webmail: Ao realizar a consulta de um e-mail no webmail podemos verificar a porcentagem de armazenamento utilizada pelo servidor. Quando a porcentagem chega ultrapassa os 100% o sistema impede o envio e recebimento de novas mensagens e em alguns casos bloqueia a exclusão de e-mails. Neste caso podemos aumentar de forma provisória a capacidade de armazenamento no campo a seguir:
O campo indicado deve ser alterado de 1024 para 2048. O usuário deve excluir e-mails das pastas (caixa de entrada / caixa de saída / etc) e em seguida excluí-los da lixeira. É importante que o usuário entenda que o que mais utiliza o armazenamento não é a quantidade de e-mails e sim os anexos, desta forma todos os e-mails com anexos pesados devem ser orientados a serem excluídos. O aumento da capacidade de armazenamento temporário pode ser mantido por alguns minutos até a capacidade utilizada reduzir a 90% (quando o sistema não mais bloqueará a exclusão das mensagens. Caso o usuário solicite o aumento da capacidade de armazenamento de forma permanente um ofício deve ser enviado para a SGI.
Acesse o Webmail Admin através do site:
http://webmail.ms.gov.br/mail/index.php/admin/index/logout
Após o acesso, na aba pesquisa insira o e-mail informado no chamado.
Selecione o e-mail e clique em Edit User
Em Quota Usage, altere a capacidade de armazenamento de 1024 para 2048 (lembrando que está alteração deve ser feita apenas por alguns minutos)
A mesma opção pode ser utilizada para reset de senha para servidores da: SED, SAD, SEJUSP entre outros.