e-SGDE – APP – EducaMS

Instalação

Para instalar o aplicativo EducaMS, basta acessar a loja Play Store ou Apple Store e procurar por “educams”. A loja exibirá as seguintes telas:

  1. Clique no item que está marcado em amarelo na figura abaixo:

 

  1. Em seguida, instale o aplicativo clicando no botão “Instalar”, conforme figura abaixo:

 

 

 

Introdução

Antes de exibir a tela de login, o aplicativo inicia com as seguintes telas de introdução:

 

       

 

 

Acesso inicial ao APP

Ao acessar o APP, aparecerá a Imagem 1 deste manual:

Imagem 1: Tela de login

 

Para acessar o APP, digite o Usuário e a Senha do SGDE e selecione a Empresa (Sem Domínio). Na sequência, clique no botão <entrar>, conforme a Imagem 2 deste manual:

 

Imagem 2: Tela inicial

 

Observação: Caso não tenha o Usuário e a Senha para acesso, entre em contato com o diretor ou secretário da sua unidade escolar e peça para ele criar seu login e sua senha.

 

Ícones Iniciais do APP

Após fazer o login (na tela inicial), o APP exibirá as seguintes funcionalidades:

  • Selecionar turma
  • Ficha do aluno (em desenvolvimento)
  • Importar e-SGDE
  • Opções

Os ícones disponíveis na parte inferior do APP são:

  • Início
  • Chamada
  • Enviar

 

Selecionar Turma

Esta funcionalidade exibe uma ou mais turmas em que o docente esteja alocado, mas só é possível selecionar uma turma para visualizar a relação dos alunos pertencentes a esta turma, conforme a Imagem 3 deste manual:

Imagem 3: Selecionar turma

 

Observação: Para visualizar e/ou alterar os dados no APP, após inserir o usuário e a senha, é necessário IMPORTAR E-SGDE, na primeira vez em que for utilizar o APP.

 

Importar e-SGDE

Após selecionar uma turma, o APP importará os dados da turma selecionada. Este procedimento é OBRIGATÓRIO, sempre, após acessar o APP e/ou realizar a simulação. Se não efetuar este procedimento, os dados dos alunos não estarão disponíveis para acesso.

 

Turmas

Esta funcionalidade permite alterar a turma no menu inicial, conforme a Imagem 3 deste manual. Quando o APP for acessado novamente, a turma será disponibilizada para ser selecionada.

 

Ficha de um aluno

Esta funcionalidade permite o acesso à ficha dos alunos da turma selecionada, anteriormente, pelo menu inicial. Após o procedimento anterior, você poderá clicar em um dos nomes da relação para verificar a situação atual do aluno.

Observação: Esta funcionalidade está em desenvolvimento e, atualmente, indisponível.

 

Opções

Esta funcionalidade permite acesso às configurações disponíveis, conforme a Imagem 4 deste manual:

  • Simular acesso: Permite que outro usuário, que seja apenas DOCENTE, realize o acesso ao APP. Não é permitido o acesso às funcionalidades do APP aos usuários que tenham outras funções como, por exemplo, coordenador pedagógico;
  • Ajuda: Disponibiliza ajuda para entrar em contato com a equipe de suporte e da SED por e-mail e telefone;
  • Configurações: Possibilita selecionar o acesso ao APP por rede Wi-Fi, pela conexão de dados móveis ou pelas duas opções juntas.
  • Desconectar: Permite sair do aplicativo e retornar à tela de login;
  • Cancelar: Possibilita fazer o cancelamento da ação quando não desejar sair do aplicativo.

Observe, também, que a tela do APP é alterada para a cor laranja somente quando for realizada a simulação.

Imagem 4: Opções

 

Ícones disponíveis na parte inferior do APP

As funcionalidades disponíveis na parte inferior do APP são:

Início

Ao clicar neste ícone, o APP retornará à tela inicial.

Chamada

Neste ícone, o APP apresenta a tela, conforme a Imagem 5 deste manual, que permite selecionar um período com as datas disponíveis para lançamento de frequência:

Imagem 5: Selecionar período

 

Ao selecionar o período, o APP exibirá as datas disponíveis do período selecionado, conforme a Imagem 6 deste documento:

Imagem 6: Datas disponíveis do período

 A tela exibida na Imagem 6 deste manual também possui outras funcionalidades que podem ser selecionadas no ícone e possibilita a escolha de uma das opções abaixo:

  • Criar chamada: Permite adicionar um período de chamada, sendo que este só será SINCRONIZADO quando estiver disponível no e-SGDE;
  • Atualizar datas: Permite atualizar as datas no bimestre de acordo com o e-SGDE;
  • Ajuda: Permite obter ajuda no aplicativo.

 

Ao selecionar uma data, será exibida a relação dos alunos da turma, conforme a Imagem 7 deste manual:

Imagem 7: Lançar frequência

 

Essa tela permite fazer o lançamento da frequência de um ou mais alunos. Este procedimento poderá ser realizado clicando no número do aluno ou em “presença” e mudará conforme o clique.

O ícone permite executar as seguintes ações:

  • Alterar tempos: Permite realizar as alterações nos tempos das aulas ministradas;
  • Remover data: Exclui uma data do bimestre do diário selecionado;
  • Importar frequências: Carrega as frequências lançadas no e-SGDE;
  • Detalhes sincronização: Exibe o detalhamento das sincronizações realizadas com sucesso ou erro.

 

Observação: Por padrão, a frequência está registrada com “presença”.

 

Realizado o procedimento de alterações das frequências, é necessário clicar no botão <CONFIRMAR> para salvar as alterações ou <CANCELAR> para sair da tela atual e não salvar as alterações. Ambas as ações permitirão retornar à tela de chamadas com as datas disponíveis para seleção.

Se ocorrer qualquer alteração no lançamento da frequência, será exibido um dos status da legenda presentes na Imagem 8 deste manual:

Imagem 8: Legendas

 

Enviar

As alterações das frequências serão exibidas neste ícone para serem sincronizadas com o e-SGDE. O resultado da sincronização é representado pelas seguintes legendas:

  • Vazio: Não houve alterações na frequência dos alunos;
  • Pendente: Quando possui alguma alteração e ainda não houve sincronização;
  • Enviado sem pendência: As alterações das frequências foram sincronizadas com sucesso;
  • Enviado com pendência: As alterações das frequências foram sincronizadas, parcialmente, com sucesso;
  • Recusado: Houve erro na sincronização.

 

Observação: O motivo do erro pode ser visualizado no menu: clicar em chamada >> selecionar a data desejada e que possui o status da legenda >> clicar no ícone “lançar frequência” na parte superior da tela >> clicar em detalhe de sincronização.