Instalação
Para instalar o aplicativo EducaMS, basta acessar a loja Play Store ou Apple Store e procurar por “educams”. A loja exibirá as seguintes telas:
- Clique no item que está marcado em amarelo na figura abaixo:
- Em seguida, instale o aplicativo clicando no botão “Instalar”, conforme figura abaixo:
Introdução
Antes de exibir a tela de login, o aplicativo inicia com as seguintes telas de introdução:
Acesso inicial ao APP
Ao acessar o APP, aparecerá a Imagem 1 deste manual:

Para acessar o APP, digite o Usuário e a Senha do SGDE e selecione a Empresa (Sem Domínio). Na sequência, clique no botão <entrar>, conforme a Imagem 2 deste manual:

Observação: Caso não tenha o Usuário e a Senha para acesso, entre em contato com o diretor ou secretário da sua unidade escolar e peça para ele criar seu login e sua senha.
Ícones Iniciais do APP
Após fazer o login (na tela inicial), o APP exibirá as seguintes funcionalidades:
- Selecionar turma
- Ficha do aluno (em desenvolvimento)
- Importar e-SGDE
- Opções
Os ícones disponíveis na parte inferior do APP são:
- Início
- Chamada
- Enviar
Selecionar Turma
Esta funcionalidade exibe uma ou mais turmas em que o docente esteja alocado, mas só é possível selecionar uma turma para visualizar a relação dos alunos pertencentes a esta turma, conforme a Imagem 3 deste manual:

Observação: Para visualizar e/ou alterar os dados no APP, após inserir o usuário e a senha, é necessário IMPORTAR E-SGDE, na primeira vez em que for utilizar o APP.
Importar e-SGDE
Após selecionar uma turma, o APP importará os dados da turma selecionada. Este procedimento é OBRIGATÓRIO, sempre, após acessar o APP e/ou realizar a simulação. Se não efetuar este procedimento, os dados dos alunos não estarão disponíveis para acesso.
Turmas
Esta funcionalidade permite alterar a turma no menu inicial, conforme a Imagem 3 deste manual. Quando o APP for acessado novamente, a turma será disponibilizada para ser selecionada.
Ficha de um aluno
Esta funcionalidade permite o acesso à ficha dos alunos da turma selecionada, anteriormente, pelo menu inicial. Após o procedimento anterior, você poderá clicar em um dos nomes da relação para verificar a situação atual do aluno.
Observação: Esta funcionalidade está em desenvolvimento e, atualmente, indisponível.
Opções
Esta funcionalidade permite acesso às configurações disponíveis, conforme a Imagem 4 deste manual:
- Simular acesso: Permite que outro usuário, que seja apenas DOCENTE, realize o acesso ao APP. Não é permitido o acesso às funcionalidades do APP aos usuários que tenham outras funções como, por exemplo, coordenador pedagógico;
- Ajuda: Disponibiliza ajuda para entrar em contato com a equipe de suporte e da SED por e-mail e telefone;
- Configurações: Possibilita selecionar o acesso ao APP por rede Wi-Fi, pela conexão de dados móveis ou pelas duas opções juntas.
- Desconectar: Permite sair do aplicativo e retornar à tela de login;
- Cancelar: Possibilita fazer o cancelamento da ação quando não desejar sair do aplicativo.
Observe, também, que a tela do APP é alterada para a cor laranja somente quando for realizada a simulação.

Ícones disponíveis na parte inferior do APP
As funcionalidades disponíveis na parte inferior do APP são:
Início
Ao clicar neste ícone, o APP retornará à tela inicial.
Chamada
Neste ícone, o APP apresenta a tela, conforme a Imagem 5 deste manual, que permite selecionar um período com as datas disponíveis para lançamento de frequência:

Ao selecionar o período, o APP exibirá as datas disponíveis do período selecionado, conforme a Imagem 6 deste documento:

A tela exibida na Imagem 6 deste manual também possui outras funcionalidades que podem ser selecionadas no ícone e possibilita a escolha de uma das opções abaixo:
- Criar chamada: Permite adicionar um período de chamada, sendo que este só será SINCRONIZADO quando estiver disponível no e-SGDE;
- Atualizar datas: Permite atualizar as datas no bimestre de acordo com o e-SGDE;
- Ajuda: Permite obter ajuda no aplicativo.
Ao selecionar uma data, será exibida a relação dos alunos da turma, conforme a Imagem 7 deste manual:

Essa tela permite fazer o lançamento da frequência de um ou mais alunos. Este procedimento poderá ser realizado clicando no número do aluno ou em “presença” e mudará conforme o clique.
O ícone permite executar as seguintes ações:
- Alterar tempos: Permite realizar as alterações nos tempos das aulas ministradas;
- Remover data: Exclui uma data do bimestre do diário selecionado;
- Importar frequências: Carrega as frequências lançadas no e-SGDE;
- Detalhes sincronização: Exibe o detalhamento das sincronizações realizadas com sucesso ou erro.
Observação: Por padrão, a frequência está registrada com “presença”.
Realizado o procedimento de alterações das frequências, é necessário clicar no botão <CONFIRMAR> para salvar as alterações ou <CANCELAR> para sair da tela atual e não salvar as alterações. Ambas as ações permitirão retornar à tela de chamadas com as datas disponíveis para seleção.
Se ocorrer qualquer alteração no lançamento da frequência, será exibido um dos status da legenda presentes na Imagem 8 deste manual:

Enviar
As alterações das frequências serão exibidas neste ícone para serem sincronizadas com o e-SGDE. O resultado da sincronização é representado pelas seguintes legendas:
- Vazio: Não houve alterações na frequência dos alunos;
- Pendente: Quando possui alguma alteração e ainda não houve sincronização;
- Enviado sem pendência: As alterações das frequências foram sincronizadas com sucesso;
- Enviado com pendência: As alterações das frequências foram sincronizadas, parcialmente, com sucesso;
- Recusado: Houve erro na sincronização.
Observação: O motivo do erro pode ser visualizado no menu: clicar em chamada >> selecionar a data desejada e que possui o status da legenda >> clicar no ícone “lançar frequência” na parte superior da tela >> clicar em detalhe de sincronização.